2º Ano - Ensino Médio - Noturno - Filosofia - Verdade e Validade.

 

Ao longo de toda História da Filosofia, percebemos que os pensadores procuram entender a realidade e por fim, como este entendimento conduz a vida de cada indivíduo. As únicas certezas que existem que atravessam todo o edifício do conhecimento é a realidade que nascemos (Somos/Existimos) e a certeza que um dia morreremos. 
Os seres humanos, diferentes dos outros animais que vivem sob o determinismo natural, dá significado ao seu estar aí e na maioria dos pensamentos não aceita a finitude como resposta final. Por natureza, temos o instinto de auto sobrevivência, que inconscientemente zela pela preservação de nossas vidas a qualquer custo. 
Portanto, pensar na Morte é apreciar e preservar a vida a qualquer custo, é o auto investimento no alto bem–estar. É ter consciência de si e dos outros.
Heidegger, em sua obra, “O Ser e o tempo”, afirma que “a Morte não apenas pertence de forma não indiferente ao ser humano, como o reivindica em sua singularidade.” Portanto criamos o nosso “Céu e/ ou Inferno” no aqui e agora do existir. 
Ainda nos diz Heidegger: “A angústia com a morte é a angústia com o poder ser mais próprio, irrepreensível e insuperável”. É fazer uso da razão para o próprio benefício e dos outros. Sair das virtualidades do dia a dia e se perceber e se aceitar tal qual é, sendo autêntico, mirando na própria vida, focando nas capacidades e sendo artífice de sua realidade. 
Quando nos assumimos de fato, o outro não se torna meu tormento, meu inferno (Sartre, o Ser e o Nada) e sim espelho, no qual devo refletir e entender que as realidades não são iguais e cada indivíduo é único, logo, como os pensadores o meu papel é o de caminhar junto e buscar a realização de todos

ATIVIDADES

1 — Todo Edifício Filosófico busca o entendimento da realidade, o como a vida e a realidade tiveram a sua origem e por fim qual é o significado do nosso estar aí no mundo. Observando a história humana e a evolução do pensamento, podemos afirmar que: 
I - A primeira explicação que o homem encontra para explicar a realidade, está nos Mitos, que com a auto percepção e análise da realidade passa a ser o logos. 
II - O advento do Messias Cristão (Jesus Cristo) aproxima o homem da divindade e o faz refletir sobre o seu ser e agir aos olhos da fé. 
III - O Teocentrismo, possuiu uma grande preocupação com a vida humana, abominando instituições e poderes, fazendo com que o homem buscasse a sua plenitude. 
IV - O Racionalismo rompe com antigas tradições que inibiam a evolução das ciências, desmistificando a Natureza e centralizando o homem, como eixo principal da reflexão. 
V - O Existir é hoje a preocupação principal da humanidade, que busca uma resignificação em seu estar aí, vivendo a liberdade, de forma desordenada e claro egoísta. 

As frases que resumem, de forma objetiva, os paradigmas do pensamento filosófico ao longo da História são: 
a) I, II, III, IV e V. 
b) I, II e IV. 
c) II, III, V 
d) III e IV 

2 — Observe a ilustração do início desta semana. Ela ilustra as duas certezas presentes em todos os seres. No caso do gênero humano a trajetória do nascimento até a morte é uma construção (Físico/mental) de o nosso estar aí no mundo. Da mesma forma marcamos o nosso lugar no mundo e somos marcados (positiva e/ou negativamente) por todos aqueles que existem no meio social. Portanto, analisando os conceitos adquiridos desde a primeira aula do Programa de Estudos Tutorados de Filosofia até o presente, em seu caderno, redija um texto com o tema abaixo. 
Tema: O meu Testamento 
Pontos para produção de texto: 
a) Quem eu sou; 
b) Principais qualidades; 
c) Principais defeitos; 
d) Principais alegrias; 
e) Principais arrependimentos; 
f) Minhas vitórias na vida; 
g) Minhas derrotas;
h) Que herança moral a minha presença gerou para todos que convivem comigo; 
i) A quem deixo o que há de mais precioso em minha vida; 
j) O que concluo que foi minha vida até o momento.

3 — Todos nós somos presença no mundo, e mesmo que os outros não digam, somos necessários e preciosos uns para os outros. Ao redigir o seu testamento, qual foi o sentimento que lhe tomou? Por quê? 

4 — Qual análise que você faz de sua vida até então? Em que devo focar mais meu raciocínio para atingir os meus objetivos?

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

3º Ano - Ensino Médio - Noturno - Sociologia - Modos de produção, trabalho.

2º Ano - Ensino Médio - Noturno - Química - Materiais: Velocidade das TQ.

1º Ano - Ensino Médio - Noturno - Biologia - Biodiversidade.