2º Ano - Ensino Médio - Noturno - Geografia - Problemas e Perspectivas do Urbano.

TEMA: INDÚSTRIA E MEIO AMBIENTE DURAÇÃO: 

IMPACTOS AMBIENTAIS DA PRODUÇÃO INDUSTRIAL 
A indústria é um setor muito importante para o desenvolvimento da sociedade. É graças a ela que foi possível criar inúmeros bens de consumo considerados essenciais na vida moderna, trazendo conforto e saúde para a população, além de gerar diversos empregos em todo o mundo. 
Como qualquer atividade humana, porém, as indústrias são responsáveis por causar muitos danos ao meio ambiente e à saúde humana. Isso porque elas geram matérias biológicas, gases e líquidos que contaminam os rios, mares, lagos, ar e solo. Como consequência, a presença das indústrias contribui diretamente para a devastação das florestas e extinção de diversas espécies de animais. A poluição das indústrias também está associada ao aquecimento global, um fenômeno que está associado ao derretimento das calotas polares, elevação do nível dos oceanos e diversas alterações climáticas — tais como secas, furacões e enchentes — que ameaçam a vida de milhões de pessoas e levam fome e destruição à diversas cidades. Isso se deve ao elevado consumo dos produtos industrializados por parte da população mundial, por isso mesmo denominadas “sociedade de consumo”. 

CONTAMINAÇÃO DA ÁGUA E DO SOLO 
A atividade industrial é uma das principais causadoras da poluição dos nossos corpos hídricos e dos solos. Isso porque grandes indústrias despejam toneladas de resíduos tóxicos em rios em áreas de descarte, prejudicando o ecossistema e tornando a água imprópria para o consumo, contaminando o solo e o lençol freático. Como consequência, além do desequilíbrio ambiental, essa prática ainda traz sérios danos à saúde da população que vive próxima aos locais contaminados. As indústrias mineradoras, químicas, petroquímica e nucleares apresentam maior risco de poluição das águas e dos solos, tanto no seu processo de produção como nos chamados acidentes ambientais.

DEVASTAÇÃO DE FLORESTAS 
O crescimento urbano e industrial também foi responsável pela devastação das florestas, gerando desequilíbrio na fauna e flora. E com a redução da mata nativa, diversos animais e plantas foram extintos ao longo dos anos. Ainda existem espécies ameaçadas e que podem desaparecer do planeta muito brevemente. Isso porque, em regiões florestais encontram-se inúmeras fontes de matérias-primas e energéticas. 

POLUIÇÃO DO AR 
A poluição do ar também é pauta constante no embate entre indústria e meio ambiente, afinal, todos os dias são lançadas toneladas de gases tóxicos (óxido de enxofre, óxido de nitrogênio e monóxido de carbono) na atmosfera. Esses gases pioram a qualidade do ar que respiramos e são responsáveis por diversas doenças respiratórias, como bronquite, rinite e asma. 

AQUECIMENTO GLOBAL 
Importante ressaltar que existem dois tipos de efeito estufa: o natural e o artificial. Diferentemente do que muitas pessoas pensam, o efeito estufa natural é importante e é vital para algumas espécies, pois tem a função de manter a temperatura em níveis que permitam seu desenvolvimento. Já o artificial, é o efeito fruto da atividade humana, e que tem um impacto determinante no aquecimento da temperatura global. A principal causa desse problema é o lançamento de gases tóxicos na atmosfera devido à utilização de petróleo, gás e carvão, fontes de energias usadas nas indústrias e/ou nos bens produzidos bela mesma. A destruição das florestas tropicais também contribui para o quadro negativo. Todas essas transformações trazem impactos na forma de calor cada vez mais intenso, chuvas ácidas e mudanças climáticas. 
Prova disso é um relatório do IPCC, (sigla em inglês para Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas), que revelou que 8% das terras do Brasil já sofrem impactos de desertificação por conta do aquecimento global. 

A IMPORTÂNCIA DA GESTÃO AMBIENTAL 
Para muitos ambientalistas, a gestão ambiental é uma das áreas mais importantes para que seja alcançado um equilíbrio entre a produção industrial e a manutenção do meio ambiente. Esta é uma maneira de administração que prioriza métodos e práticas que favorecem o uso racional dos recursos naturais, minimizando os impactos ambientais das atividades econômicas e industriais. 
Para que as indústrias continuem sendo fonte de emprego e benefícios, portanto, elas precisarão se dedicar a melhor a usabilidade de suas matérias-primas, agindo de forma mais responsável com relação ao uso de água e energia, investindo em tecnologia para armazenar, tratar e descartar de forma segura e sendo cada vez mais sustentáveis.

PARA SABER MAIS


ATIVIDADES

1 — A poluição atmosférica causa preocupação em todo o mundo, uma vez que provoca danos ao homem e ao meio ambiente. Ela pode ser desencadeada por fontes fixas, como indústrias, ou fontes móveis, como os veículos automotores. Analise as alternativas a seguir e marque aquela que não indica um poluente atmosférico: 
a) óxido de nitrogênio. 
b) dióxido de enxofre. 
c) gás nitrogênio. 
d) monóxido de carbono. 

Analise a charge abaixo para responder às questões 2 e 3.

2 — Descreva a mensagem trazida pela charge nas falas do pai e do filho respectivamente. 

3 — Ao observar a charge, relacione as possíveis atividades humanas ligadas a indústria que estão causando impactos ao meio ambiente.

Leia os textos abaixo para responder as questões 4 e 5.


4 — Quais os problemas ambientais citados no texto 1? Esses problemas ambientais foram intensificados por qual motivo? 

5 — Segundo o texto 2, qual a solução encontrada pelos países europeus para amenizar a questão do desmatamento no continente?

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

3º Ano - Ensino Médio - Noturno - Sociologia - Modos de produção, trabalho.

2º Ano - Ensino Médio - Noturno - Química - Materiais: Velocidade das TQ.

1º Ano - Ensino Médio - Noturno - Biologia - Biodiversidade.