2º Ano - Ensino Médio - Noturno - História - A Expansão de Fronteiras e o Mundo do Trabalho.
TEMA: Políticas imigratórias e mundo do trabalho
FIQUE POR DENTRO DOS CONCEITOS ...
Imigração – consiste no movimento de entrada de estrangeiros em um país ou região. Esse movimento pode ser temporário ou permanente.
Emigração – consiste no movimento de saída de pessoas de um país ou região. Também pode ser
temporário ou permanente.
Migração – é o deslocamento populacional de um lugar para o outro e abarca os conceitos de
Imigração e Migração.
Racismo – é o preconceito ou discriminação baseada em diferenças biológicas entre os povos.
Xenofobia – consiste no medo ou aversão em relação aos estrangeiros.
Fluxo migratório – consiste no movimento de entrada (imigração) e saída de pessoas (migração) de
um determinado país.
ATIVIDADES
Leia o texto abaixo.O capitalismo financeiro fragiliza as relações de trabalho no mundo. Empresários lucram mais com o capital especulativo e investem cada vez menos no capital produtivo, a consequência é o aumento das desigualdades entre incluídos e excluídos.
A globalização nas últimas décadas promoveu forte interligações econômicas e culturais e trouxe consequências, como, o aumento das desigualdades e crises econômicas.
A riqueza está concentrada nas mãos de pequenos grupos, cada vez menores e mais ricos, e que multiplicam o capital na maior parte sem estabelecer relações de emprego no mundo do trabalho produtivo. Essa situação traz polarizações sociais, culturais, conflitos, perseguições políticas e religiosas, guerras, xenofobia, racismo e a intensificação de crises políticas, econômicas e sociais.
Nesse contexto observamos que os fluxos migratórios revelam a tensão que o mundo vive, pois a crise econômica afetou os Estados Unidos e a Europa nos últimos anos, e umas das reações dos países foi conter o fluxo migratório com legislações mais rígidas.
Os imigrantes internacionais buscam regiões menos afetadas da atual crise, em busca de melhores condições e encontram uma crise internacional que afeta, também os países desenvolvidos, e parte da população enxerga os estrangeiros com medo, intolerância e desconfiança, que muitas vezes se transformam em práticas racistas, violentas, de ódio, perseguição e manifestações que exigem legislações de imigração específicas, que afetam os direitos humanos.
O 11 de setembro de 2001 é um marco histórico que fundamentou o desrespeito aos direitos humanos básicos, o mundo convive com prisões de imigrantes, as instalações de escutas telefônicas, a espionagem via internet contra pessoas, instituições e governos.
A crise econômica Norte Americana mostrou a fragilidade que o mundo vive diante do capitalismo financeiro, além das propostas do neoliberalismo não conseguirem dar saída para a crise mundial que afetam países desenvolvidos e não desenvolvidos, e agrava questões estruturais em todo o mundo.
O mundo desenvolvido ergue muros, propõe isolamentos e leis severas de imigração. A fronteira do México com os Estados Unidos reflete muito dessa tensão internacional. Desde o momento da queda do muro de Berlim a uma política de integração, interligação e expansão do capital, com um agravamento das crises estruturais no mundo, os países passam atualmente por políticas de erguimentos de muros, pois o capitalismo financeiro quer explorar uma parte da sociedade, devido a sua expansão e menor dependência do sistema produtivo e do mundo do trabalho.
Após a leitura do texto responda.
1 — Quais as motivações da imigração?
2 — O que revelam os fluxos migratórios, no contexto atual?
3 — Qual a relação entre o capitalismo financeiro e o fluxo migratório?
4 — O que buscam os imigrantes internacionais?
Comentários
Postar um comentário