2º Ano Ensino Médio - Noturno - Português - Textualização do discurso poético.
ATIVIDADES
1 — Ao reler os versos abaixo é possível pensar que a nossa identidade brasileira ainda em formação
tem negado sua ascendência de matriz africana.
De que maneira a sociedade brasileira tem negado à parcela negra da população o reconhecimento de sua ancestralidade, conforme a afirmativa acima?
2 — Essa cantiga tem uma função social que é traduzida pelos versos espalhados em todo o poema
musicado de Jorge Aragão, você consegue perceber e descrever? Faça um esforço e explicite seu
entendimento desse texto.
3 — Jorge Aragão, Clementina de Jesus, Chico César, Dona Ivone Lara e vários outros artistas fizeram
de suas letras musicais verdadeiros poemas que são grandes reflexões-denúncias da negação de
nosso pertencimento étnico, cuja ancestralidade é africana. Escreva abaixo versos de alguma das
músicas-poema que apresentamos nessa proposta ou que você conhece ou já tenha escutado,
afinal os versos musicados são pura poesia.
4 — Para Jorge Aragão e para muitas pessoas negras desse país o elevador de serviço representa
uma grande mazela da sociedade brasileira que camufla ou explicita de forma violenta o racismo
brasileiro. Os versos abaixo sinalizam uma orientação. Baseada nessa música, escreva quais são
as melhores estratégias para que o racismo não ocorra no Brasil.
Comentários
Postar um comentário