2º Ano Ensino Médio - Noturno - Português - Textualização do discurso poético.

 ATIVIDADES



1 — Ao reler os versos abaixo é possível pensar que a nossa identidade brasileira ainda em formação tem negado sua ascendência de matriz africana. 

De que maneira a sociedade brasileira tem negado à parcela negra da população o reconhecimento de sua ancestralidade, conforme a afirmativa acima? 

2 — Essa cantiga tem uma função social que é traduzida pelos versos espalhados em todo o poema musicado de Jorge Aragão, você consegue perceber e descrever? Faça um esforço e explicite seu entendimento desse texto.

3 — Jorge Aragão, Clementina de Jesus, Chico César, Dona Ivone Lara e vários outros artistas fizeram de suas letras musicais verdadeiros poemas que são grandes reflexões-denúncias da negação de nosso pertencimento étnico, cuja ancestralidade é africana. Escreva abaixo versos de alguma das músicas-poema que apresentamos nessa proposta ou que você conhece ou já tenha escutado, afinal os versos musicados são pura poesia. 

4 — Para Jorge Aragão e para muitas pessoas negras desse país o elevador de serviço representa uma grande mazela da sociedade brasileira que camufla ou explicita de forma violenta o racismo brasileiro. Os versos abaixo sinalizam uma orientação. Baseada nessa música, escreva quais são as melhores estratégias para que o racismo não ocorra no Brasil.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

2º Ano - Ensino Médio - Noturno - Geografia - Os Cenários da Globalização e Fragmentação.

2º Ano Ensino Médio - Compreensão e produção de texto.

1º Ano Ensino Médio - Noturno - Espelho, espelho meu... como eu me vejo?