3º Ano Ensino Médio - Noturno - Biologia - Linguagens da Vida.

 TEMA: Técnica dos alimentos transgênicos 

Os alimentos transgênicos correspondem aos alimentos geneticamente modificados (AGM), ou seja, são aqueles em que o DNA é modificado. Esses alimentos são produzidos em laboratório por meio de técnicas artificiais de engenharia genética. Assim, os embriões são alterados na medida em que recebem um gene de outra espécie. 

Produção de Alimentos Transgênicos: as questões discutidas 
Muito se discute sobre a efetividade desses tipos de alimentos “artificiais”, visto que na natureza muitos deles não se reproduziram dessa maneira. Há controvérsias a respeito dos nutrientes que contém, bem como suas implicações éticas, econômicas, sociais e políticas. 
A engenharia genética e a comercialização de alimentos geneticamente modificados é considerada uma área promissora por oferecer perspectiva de inovação ao melhoramento convencional de plantas. Isso porque a manipulação de material genético das plantas e de outros seres vivos contribuem, sobretudo, na obtenção de alimentos menos perecíveis, mais saudáveis e mais seguros. Os testes de transgenia têm como objetivo desenvolver plantas e animais mais resistentes a doenças, pragas, agrotóxicos e mudanças climáticas, aumentando assim, a produtividade. Por outro lado, há controvérsias sobre a natureza de tais alimentos. Esse fator está relacionado com os efeitos a curto e longo prazo para a saúde dos seres humanos e dos animais. Em outras palavras, visar o lucro em detrimento da saúde, o que pode ser um grande problema no futuro. 

Legislação sobre Alimentos Transgênicos 

Conforme a legislação em vigor, é obrigatório o rótulo de identificação em alimentos transgênicos com o intuito de alertar o consumidor sobre o que ele está consumindo. No Brasil e na União Europeia são apresentados rótulos de produtos com até 1% de componentes transgênicos.

O Decreto nº 4.680 de 2003 exige que as empresas exibam informações sempre que o alimento tenha mais de 1% de ingredientes transgênicos, mesmo que não seja possível detectá-lo por meio de testes laboratoriais. Tal exigência também é válida para os alimentos originários de animais alimentados por rações transgênicas como leite, ovos e carnes. O símbolo padronizado é representado por um T no interior de um triângulo amarelo e, deve estar inserido na embalagem dos alimentos. 
Vantagens e Desvantagens dos alimentos transgênicos 
Os alimentos transgênicos possuem uma série de vantagens e desvantagens, das quais destacam-se: 

Vantagens dos alimentos transgênicos 
• Maior produtividade; 
• Redução de custos; 
• Aumento do potencial nutricional do alimento; 
• Plantas mais resistentes às pragas (insetos, fungos, vírus, bactérias) e aos agrotóxicos, inseticidas e herbicidas; 
• Aumento da tolerância das plantas as condições adversas de solo e clima; 
• Redução do uso de agrotóxicos. 

Desvantagens dos alimentos transgênicos 
• Desenvolvimento de doenças (reações alérgicas, câncer etc.); 
• Desequilíbrio ambiental (poluição do solo, da água e do ar, desaparecimento de espécies, perda da biodiversidade, contaminação de sementes etc.).

ATIVIDADES

1 — (PUCCamp – SP 2017) Leia atentamente a afirmação abaixo, sobre produtos transgênicos: 

“Alimentos transgênicos são alimentos geneticamente modificados com alteração do código genético”. 

A afirmação é: 
a) correta, e por isso só são criados em laboratórios especializados que possuem tecnologia para modificar o código genético. 
b) correta, pois a alteração do código genético faz com que os organismos sintetizem novas proteínas. 
c) incorreta, pois o código genético dos organismos transgênicos é alterado apenas em algumas partes do genoma. 
d) incorreta, pois tanto organismos transgênicos como não transgênicos possuem o mesmo código genético. 
e) correta, pois os organismos transgênicos possuem o código genético alterado para serem mais produtivos. 

2 — (Unespar 2016) “No Brasil, foram plantados 40,3 milhões hectares com sementes de soja, milho e algodão transgênicos em 2013, com um crescimento de 10% em relação ao ano anterior. Esse desempenho levou o Brasil a consolidar a posição conquistada em 2009, o de segundo lugar no ranking de área plantada com transgênicos no mundo, ficando atrás apenas dos Estados Unidos”.
Sobre o assunto, assinale o que for correto. 
a) A característica de interesse retirada de outro organismo de espécie diferente será manifestada em decorrência da transcrição do RNA transportador sintetizado a partir do DNA recombinante; 
b) As enzimas de restrição empregadas na tecnologia de DNA recombinante são fundamentais porque permitem modificar sequências de bases nitrogenadas do DNA; 
c) Diferentes variedades de milho podem ser obtidas com a utilização de outros genes, por meio da técnica denominada clonagem; 
d) As sementes de soja, milho e algodão transgênicos são produzidas pela técnica do melhoramento genético vegetal convencional; 
e) Através da tecnologia do DNA recombinante foi possível produzir plantas geneticamente modificadas com genes bacterianos que conferem resistência a pragas da lavoura. 

3 — (Enem 2012) O milho transgênico é produzido a partir da manipulação do milho original, com a transferência, para este, de um gene de interesse retirado de outro organismo de espécie diferente. A característica de interesse será manifestada em decorrência: 
a) do incremento do DNA a partir da duplicação do gene transferido. 
b) da transcrição do RNA transportador a partir do gene transferido. 
c) da expressão de proteínas sintetizadas a partir do DNA não hibridizado. 
d) da síntese de carboidratos a partir da ativação do DNA do milho original. 
e) da tradução do RNA mensageiro sintetizado a partir do DNA recombinante. 

4 — (Enem 2011) Um instituto de pesquisa norte-americano divulgou recentemente ter criado uma “célula sintética” , uma bactéria chamada de Mycoplasma mycoides. Os pesquisadores montaram uma sequência de nucleotídeos, que formam o único cromossomo dessa bactéria, o qual foi introduzido em outra espécie de bactéria, a Mycoplasma capricolum. Após a introdução, o cromossomo da M. capricolum foi neutralizado e o cromossomo artificial da M. mycoides começou a gerenciar a célula, produzindo suas proteínas. 

A importância dessa inovação tecnológica para a comunidade científica se deve à 
a) possibilidade de sequenciar os genomas de bactérias para serem usados como receptoras de cromossomos artificiais. 
b) capacidade de criação, pela ciência, de novas formas de vida, utilizando substâncias como carboidratos e lipídeos. 
c) possibilidade de produção em massa da bactéria Mycoplasma capricolum para sua distribuição em ambientes naturais. 
d) possibilidade de programar geneticamente microrganismos ou seres mais complexos para produzir medicamentos, vacinas ou combustíveis. 
e) capacidade da bactéria Mycoplasma capricolum de expressar suas proteínas na bactéria sintética e estas serem usadas na indústria. 

5 — (Enem 2013) A estratégia de obtenção de plantas transgênicas pela inserção de transgenes em cloroplastos, em substituição à metodologia clássica de inserção do transgene no núcleo da célula hospedeira, resultou no aumento quantitativo da produção de proteínas recombinantes com diversas finalidades biotecnológicas. O mesmo tipo de estratégia poderia ser utilizado para produzir proteínas recombinantes em células de organismos eucarióticos não fotossintetizantes, como as leveduras, que são usadas para produção comercial de várias proteínas recombinantes e que podem ser cultivadas em grandes fermentadores. Considerando a estratégia metodológica descrita, qual organela celular poderia ser utilizada para inserção de transgenes em leveduras? 
a) Lisossomo. 
b) Mitocôndria. 
c) Peroxissomo. 
d) Complexo golgiense. 
e) Retículo endoplasmático

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

2º Ano - Ensino Médio - Noturno - Geografia - Os Cenários da Globalização e Fragmentação.

2º Ano Ensino Médio - Compreensão e produção de texto.

1º Ano Ensino Médio - Noturno - Espelho, espelho meu... como eu me vejo?