3º Ano - Ensino Médio - Noturno - Geografia - Produção e organização do espaço geográfico e mudanças nas relações de trabalho, inovações técnicas e tecnológicas e as novas geografias, a dinâmica econômica mundial e as redes de comunicação e informações e transportes.
TEMA: REDE DE TRANSPORTES
REDE DE TRANSPORTES
A expressão rede de transportes ou modais de transportes, designa o conjunto de todas as vias de transporte de pessoas e de mercadorias que se interligam com uma determinada densidade numa
determinada região, e inclui as estradas, as linhas de caminho de
ferro, as ligações aéreas, as vias fluviais navegáveis, os oleodutos,
os gasodutos, entre outros. A alguns tipos de vias de transporte
são dadas designações próprias: por exemplo rede rodoviária para
as estradas ou rede ferroviária para as linhas de caminho de ferro.
Cada rede de transportes está organizada com interfaces onde vias
do mesmo tipo ou de tipo diferente se interligam.
Para avaliar a densidade e a qualidade das redes de transportes, analisa-se a qualidade das linhas, que são as próprias vias
de transportes (férrea, rodoviária e etc), as interfaces, (onde as
vias se encontram) e a qualidade dos nós, (que são os pontos fixos existentes em cada via como: aeroportos, portos marítimos,
estações ferroviárias,…). Esse indicador também é muitas vezes utilizado como indicador do grau de
desenvolvimento econômico da região em que se localizam. De fato, uma boa rede de transportes cilita o comércio e as atividades produtivas, são responsáveis pela crescente mobilidade das pessoas,
ajudam a organizar o espaço, permitem a especialização do trabalho, etc., promovendo assim o desenvolvimento econômico e social dos países e regiões.
Ao dizermos que um país possui elevado crescimento econômico equivale dizer que há uma grande
presença de indústrias, atividades agrárias e comerciais, exercendo maior demanda e pressão sobre os
meios de transporte. Nesse caso, se esses meios não tiverem uma estrutura adequada para suportar
essa carga, inevitavelmente o desenvolvimento desse país encontrará sérias barreiras e dificilmente se
concretizará. Por esse motivo, dizemos que os transportes, ao lado da comunicação, são um elemento
estratégico para qualquer país ou governo.
O processo de globalização consolidou-se no final do século XX. Para isto precisou da transformação e aprimoramento do setor de transportes e de comunicação. E isso só foi possível graças às inovações técnicas dos diferentes tempos, a exemplo da Revolução Industrial e da implementação do trem a
vapor e dos grandes navios, bem como da invenção do carro e do avião, que veio a dar nova dimensão à
forma como as pessoas, matérias-primas e mercadorias deslocam-se.
A Revolução Técnico-Científica-Informacional deu novos contornos à dinâmica dos transportes,
permitindo a modernização dos meios já existentes e a criação de novas formas de deslocamento ao
longo do espaço geográfico. Se, nos primeiros tempos, viagens em curtas distâncias levavam dias,
atualmente os voos mais longos do mundo levam algumas horas (sem considerarmos as escalas e conexões) para efetuarem-se.
Portanto, entender o funcionamento e as características dos meios de transporte é entender também o próprio processo de evolução das sociedades, pois todo país precisa de um sistema de transporte eficiente e adequado às condições de seu território para desenvolver-se. Assim, quando vemos
notícias de que o governo anuncia a construção, por exemplo, de uma grande rodovia, ferrovia ou hidrovia, entendemos que essa ação é fruto de uma necessidade latente de crescimento para gerar mais
riquezas, empregos e investimentos.
PARA SABER MAIS
ATIVIDADES
ATIVIDADE 1
O que são as redes de transportes? Como elas se consolidam?
ATIVIDADE 2
Explique o porquê da necessidade dos modais de transportes estarem atualmente interligados
nesse mundo globalizado?
ATIVIDADE 3
O desenvolvimento dos países depende da estruturação dos territórios para a difusão e distribuição
de cargas, mercadorias e pessoas. O próprio sistema capitalista, em sua conjuntura embrionária,
só conheceu o seu inicial desenvolvimento e expansão a partir da estruturação técnica de um
importante sistema de transporte, que foi:
a) os trens de ferro a vapor, no século XVIII.
b) as aeronaves modernas, no século XX.
c) as caravelas de longo alcance, no século XVI.
d) os grandes navios de carga, no século XIX.
ATIVIDADE 4
Em geral, países com dimensões continentais encontram mais dificuldade em desenvolver uma logística eficiente, pois, além de enfrentar as distâncias, há o desafio de se superar as diversidades
climáticas e os obstáculos naturais. Nesse sentido, esses países precisam desenvolver políticas que
visem à diversificação de seus modais e ampliação da tecnologia adequada.
Qual é o meio de transporte mais recomendado para a integração terrestre em territórios com as
características acima?
ATIVIDADE 5
Sobre os diferentes tipos e usos dos transportes no Brasil e no mundo, considere as afirmações
a seguir:
I. Recomendado para distâncias menores, porém com custos mais elevados. A vantagem está
em transportar o produto do início ao fim, ou seja, retira-o de seu local de produção e entrega-o ao seu destino final sem a necessidade de outros meios de transporte.
II. Utilizado para grandes distâncias, envolvendo principalmente o deslocamento de pessoas e
mercadorias de custo (e lucro) mais elevado. Apresenta um elevado custo, porém uma velocidade maior.
I
II. Recomendado para países de grande extensão territorial, apresentando altos custos em sua
estruturação e baixos custos em sua manutenção. Transporta pessoas e mercadorias, consumindo uma quantidade de energia relativamente pequena.
As proposições acima representam, respectivamente, as descrições de quais tipos de transportes?
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