3º Ano Ensino Médio - Noturno - Português - Estilos de época na literatura brasileira e em outras manifestações culturais.
Vamos conversar sobre a Semana de 22 e o Modernismo Brasileiro
O início do Modernismo brasileiro traz como marco a Semana de Arte Moderna, que ocorreu entre os dias 13 e 18 de fevereiro de 1922 no Teatro Municipal de São Paulo, cujo objetivo era renovar o ambiente artístico-cultural e mostrar o que havia DE NOVIDADE na escultura, dança, arquitetura, música e literatura brasileira do momento. Foi um grande movimento de renovação geral no panorama da arte ocidental no qual escritores, pintores, escultores, intelectuais e músicos uniram seus esforços para apresentar suas produções ao grande público. Reunião das tendências estéticas que tomavam forma em São Paulo e no Rio de Janeiro desde o início do século, a Semana de Arte Moderna também revelou novos grupos, novos artistas, novas publicações, tornando a arte moderna uma realidade cultural no Brasil.
Atividade 1
Pensando um pouco no contexto — lembre-se de suas aulas de história e de suas leituras em jornais e livros didáticos — ou seja, o pano de fundo da existência da Semana de 22. Como você consegue perceber, por seus conhecimentos adquiridos ao longo do Ensino Médio, havia um grande alvoroço no entorno dessa ação modernista, tanto em nosso país quanto no mundo. Cite e descreva quais seriam os movimentos históricos mais evidentes nesse período na Europa, nos EUA e no Brasil.
Os principais artistas envolvidos na Semana de Arte Moderna foram Anita Malfatti, Villa Lobos, Manuel Bandeira, Ronald de Carvalho, Menotti del Picchia, Oswald de Andrade, Victor Brecheret, Di Cavalcanti, Guiomar Novais e Mário de Andrade, dentre outros.
A literatura teve uma robusta contribuição nessa semana e seus textos foram lidos, declamados e replicados por anos, provocando uma onda literária revolucionária que alcança quase os dias atuais.
Comentários
Postar um comentário