3º Ano - Ensino Médio - Noturno - Recepção e Produção de Textos Orais e Escritos de Gêneros Textuais variados em Língua Estrangeira.

Se você gostou da história de Malala, esta corajosa moça, que desafiou um grupo político tão violento, para defender seu direito de estudar e de outras milhares de meninas,procure ler alguns livros que contam sua história. 

1 — Leia e faça a questão do ENEM 2015, sobre uma autora que escreveu algo parecido com a história de Malala. 
Questão 94, 2º dia | Caderno 5 — Amarelo — Página 4, ENEM 2015, disponível em: http://download.inep.gov.br/ educacao_basica/enem/provas/2015/CAD_ENEM%202015_DIA%202_05_AMARELO.pdf. Acesso em: 18 jul. 2020. 

Why am I compelled to write? Because the writing saves me from this complacency I fear. Because I have no choice. Because I must keep the spirit of my revolt and myself alive. Because the world I create in the writing compensates for what the real world does not give me. By writing I put order in the world, give it a handle so I can grasp it. 
ANZALDÚA, G. E. Speaking in tongues: a letter to third world women writers. In: HERNANDEZ, J. B. (Ed.). Women writing resistance: essays on Latin America and the Caribbean. Boston: South End, 2003. 

Gloria Evangelina Anzaldúa, falecida em 2004, foi uma escritora americana de origem mexicana que escreveu sobre questões culturais e raciais. Na citação, o intuito da autora é evidenciar as: 
a) razões pelas quais ela escreve. 
b) compensações advindas da escrita. 
c) possibilidades de mudar o mundo real. 
d) maneiras de ela lidar com seus medos. 
e) escolhas que ela faz para ordenar o mundo.

2 — Depois do tiro que quase matou Malala, ela diz que tinha duas opções: viver uma vida tranquila em outro país ou fazer o máximo na nova vida que a ela foi dada para lutar por direitos. 
No início desse material, foi-lhe perguntado se você percebe a educação como um direito ou um dever. Sua opinião, mudou, ainda que seja um pouco, após conhecer a história de Malala e de tantas outras milhões de pessoas que nunca terão a oportunidade de ir à escola, ou sua opinião inicial foi reforçada? 

3 — Leia e faça a questão do ENEM 2014, sobre diferentes caminhos que uma pessoa pode seguir na vida. 
Questão 95, 2º dia | Caderno 5 — Amarelo — Página 4, ENEM 2014, disponível em: http://download.inep.gov.br/educacao_basica/enem/provas/ 2014/CAD_ENEM_2014_DIA_2_05_AMARELO.pdf. Acesso em: 18 jul. 2020. 

The Road Not Taken (by Robert Frost) 
Two roads diverged in a wood, and I — 
I took the one less traveled by, 
And that has made all the difference. 
Disponível em: www.poetryfoundation.org. Acesso em: 29 nov. 2011 (fragmento). 

Estes são os versos finais do famoso poema The Road Not Taken, do poeta americano Robert Frost. Levando-se em consideração que a vida é comumente metaforizada como uma viagem, esses versos indicam que o autor: 
a) festeja o fato de ter sido ousado na escolha que fez em sua vida. 
b) lamenta por ter sido um viajante que encontrou muitas bifurcações. 
c) viaja muito pouco e que essa escolha fez toda a diferença em sua vida. 
d) Reconhece que as dificuldades em sua vida foram todas superadas. 
e) percorre várias estradas durante as diferentes fases de sua vida. 

4 — A quem Malala dedica o Prêmio recebido? 

Accepting the award, Malala reaffirmed that “This award is not just for me. It is for those forgotten children who want education. It is for those frightened children who want peace. It is for those voiceless children who want change.” Disponível em: https://www.nobelprize.org/prizes/ peace/2014/yousafzai/biographical/. Acesso em: 18 jul. 2020. 

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