1º, 2º e 3º Ano - Ensino Médio - Noturno - Educação Física - Esporte.
A mídia tornou-se um veículo de comunicação que tem como objetivo divulgar inúmeros produtos
em larga escala e atingir um público numeroso e indistinto sem levar em consideração sua individualidade. Podemos citar como mídia: a televisão, rádio, jornal, outdoors e etc. Segundo Featherstone
citado por Pires (2002) não está equivocado relacionar o termo mídia aos veículos de comunicação,
mas não abrange a totalidade que ela se envolve em nossa sociedade atualmente. Para o autor ela está
ainda mergulhada na cultura de consumo e é comandada pelo mercado.
O esporte da Mídia
No texto de Betti (2001), ele salienta que o esporte atualmente é o esporte da mídia e isto está acontecendo porque a mídia e neste caso a televisão, como sendo o maior meio de comunicação de massa,
tem que defender seus interesses econômicos, políticos, sociais e ideológicos perante o povo. As características que o autor mostra e que fazem com que o esporte seja da mídia em especial da televisão
começam com a ênfase dada a falação esportiva, que tem como característica informar e atualizar as
pessoas dos bastidores do mundo esportivo, contar histórias dos atletas e clubes, criarem expectativas
para conquistar adeptos e aumentar a audiência. Outra característica é a monocultura esportiva. Podemos observar claramente que em nosso país o futebol é destaque, principalmente na televisão aberta.
Por assinatura os esportes radicais estão em primeiro seguido do futebol e tênis. O futebol se explica
por seu custo benefício que atende ao interesse econômico. Outro fator é a prevalência dos interesses
econômicos. A mídia privilegia o que fornece audiência e em consequência o lucro. A ideologia que a
mídia passa aos seus consumidores produz uma alienação ao tradicional. Isto caracteriza a pobreza da
televisão brasileira e suas mesmices da programação. As pessoas acabam escolhendo o que as mídias
querem. O telespectador acaba sofrendo da terrível doença da alienação e da heteronomia, os outros
definem por mim e sabem o que eu quero e gosto. As pessoas perderam o poder da reflexão crítica e de
perceber o que é bom ou ruim para si próprio. Podemos observar que estas características possuem
fatores que mostram o grande poder que as mídias detêm sobre as pessoas. As informações transmitidas para nós têm um caráter alienante e um interesse particular seja ele econômico, político, social
e outros que nos fazem pensar e agir de forma que eles querem. Logo,a reflexão crítica que devemos
possuir deve nos proporcionar uma atitude também crítica, que nos possibilite não aceitar de forma
simples e rápida as imposições consumistas e ideológicas que as mídias nos impõem diariamente.
Percebemos hoje que as mídias dão destaque exatamente a algumas modalidades que se projetam
para o mundo, com intenção de medalhas e que possuem um bom patrocinador. É fato que as pessoas
têm que entender, conhecer e vivenciar outras formas de atividades esportivas e isto pode ser conquistado com uma mídia diferente, a favor do esporte. Temos que dar asas à subjetividade humana de
perceber este lado do esporte. Para isto o esporte deve ser divulgado e difundido de forma diferente e
mais abrangente, ou seja, de forma crítica e na mídia.
https://www.efdeportes.com/efd130/algumas-discussoes-sobre-o-esporte-da-midia.htm
(texto adaptado) ACESSO: 28/07/2020
ARIVIDADES
Atividade 1
Realize uma pesquisa com algumas pessoas de seu convívio social sobre qual o seu esporte favorito.
Depois faça um gráfico para representar o resultado de sua pesquisa.
Analise o seu gráfico e responda:
1 – Qual o esporte que foi mais escolhido?
2 – Por que você acha que esse esporte foi o mais escolhido?
Obs: Como estamos em isolamento social, você não precisa sair de casa para fazer esta pesquisa.
Pergunte aos seus familiares, amigos através mensagens por telefone, e-mails ou redes sociais.
ATIVIDADE 2
Em sua opinião por que o futebol é o esporte mais evidenciado pelas grandes emissoras de TV em
relação aos outros esportes? Comente em um parágrafo.
Comentários
Postar um comentário