1º, 2º e 3º Ano - Ensino Médio - Noturno - Projeto de Vida - Valores.

Caro estudante, 
Na aula passada você refletiu sobre o desenvolvimento de ações solidárias a partir da sua própria realidade e contexto social, para buscar formas de ser solidário no momento da pandemia de Covid-19. 
Nesta aula você continuará pensando sobre como atuar de maneira solidária, mas aprofundando muito mais o seu olhar sobre: como contribuir para tornar o mundo um lugar melhor e mais agradável, por meio do seu Protagonismo. 

Bons estudos!

ATIVIDADES

A solidariedade é uma ação que expressa o respeito pela dignidade humana. É um valor que pode ser definido como a tomada de consciência sobre o que o outro precisa e o desejo de contribuir e colaborar para o seu bem-estar. Partindo disso, responda: 

1 – Para você, o que mudaria no mundo se todas as pessoas incorporassem esse valor em suas vidas? 

A prática da solidariedade permite criar ações que incentivam o cuidado coletivo dos indivíduos e a construção de um mundo mais justo. Por este motivo, procure maneiras de demonstrar o cuidado, o respeito e a compaixão com o outro. 


2 – Quais as causas sociais e ações de solidariedade que você conhece? Comente sobre o que você sabe em relação a organização de cada uma delas: 

3 – Pensando no bem que cada indivíduo pode fazer às pessoas ao ser solidário, e no cenário atual que todos estão passando, pense: 
a) Numa ação solidária que possa ser realizada por você, que venha a impactar positivamente a vida de muitas pessoas. Escreva sobre isso no seu caderno. 
b) Estruture uma campanha solidária conforme a ação que você pensou na questão anterior, seguindo o exemplo a seguir: 

- Problemática de atuação da campanha: minimizar os efeitos da Covid-19 na vida de moradores de rua que estão passando fome e precisam se proteger do coronavírus. 
- Público beneficiário da campanha: moradores de rua. 
- Lema da Campanha: por uma quarentena sem fome! 
- Mensagem de solidariedade: vamos ajudar quem não tem o que comer e se encontra em maior vulnerabilidade em meio à pandemia. 
- Ações: mutirão para preparo de alimentos doados; arrecadação de roupas, água e kits de higiene para moradores de rua; criação e divulgação de site para arrecadação de doações em dinheiro, para melhorar a qualidade de vida dos necessitados. 
- Formas de divulgação da campanha: um vídeo que mostre preparativos para as doações, o movimento de arrecadação de alimentos e relatos das pessoas que receberam ajuda.

Seguem na sequência algumas sugestões de campanhas: 
1) Que denunciem a desigualdade de gênero. 
2) Que sensibilizem no cuidado aos idosos. 
3) Que conscientize as pessoas sobre a mudança climática e a reciclagem do lixo doméstico. 
4) Que conscientize sobre o maltrato ou violência infantil. 
5) Que aborde a situação de desemprego e ajude a criar debates para solucionar esse problema. 
6) Que proporcione atenção sócio-sanitária gratuita às famílias de pessoas que possuem alguém doente acamado em casa. 
7) Que estimule a doação de sangue. 

Sugestões para criar uma campanha: 
1) Apele sempre para as emoções: utilize diferentes elementos para criar a mensagem da sua campanha, como vídeos, imagens interativas, storytelling, música e ou realidade virtual. 
2) Se puder, procure atuar em colaboração com alguém de influência, para dar visibilidade a sua campanha. E, busque pessoas que podem movimentar, junto com você, a campanha. 
3) Busque empatizar com questões relacionadas à cidadania para conseguir que as pessoas se envolvam com a causa da campanha. 
4) Inclua outros canais de comunicação com as pessoas de maneira complementar o principal meio de divulgação da campanha. 
5) Sempre utilize um foco positivo e construtivo para a campanha. 

4 – Agora é hora de colocar em prática o que você aprendeu até aqui para movimentar a sua campanha! Assim, defina: 
a) Data para início da sua campanha; 
b) Busque uma forma de registrar suas ações, experiências e aprendizados durante o desenvolvimento da campanha, para que possa compartilhar em momento oportuno com os colegas.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

2º Ano - Ensino Médio - Noturno - Geografia - Os Cenários da Globalização e Fragmentação.

2º Ano Ensino Médio - Compreensão e produção de texto.

1º Ano Ensino Médio - Noturno - Espelho, espelho meu... como eu me vejo?