1º Ano - Ensino Médio - Noturno - Gestão de Estudos
Olá estudante!
Na aula anterior, você aprendeu identificar quais as melhores formas de estudar cada conteúdo e
conheceu diferentes formas de aprender. Isso porque cada pessoa difere uma da outra nesse quesito.
Você se lembra?
A leitura, a escrita, a resolução de exercícios, assistência de filmes, escuta de músicas e a realização de atividades práticas são meios para você melhorar a sua aprendizagem e desenvolvimento.
Contudo, para estudar, além de saber qual a melhor forma que você aprende, é importante conhecer
e saber quais as melhores técnicas de estudo, que podem facilitar a sua aprendizagem! As técnicas
de estudo são ferramentas que você pode utilizar para “encurtar” os caminhos da sua aprendizagem.
Essas técnicas podem trazer grandes benefícios, para os seus estudos e para a sua vida, como ajudar
na reorganização do seu conhecimento e melhorar o seu foco no que deseja aprender ou fazer. E, principalmente, ajudar na organização do seu cérebro. Assim, considerando o que você aprendeu em aulas
anteriores, nesta aula serão apresentadas mais quatro técnicas de leitura e análise de textos, para que
você possa usá-las conforme necessitar e achar conveniente. Afinal, não basta conhecer as técnicas,
elas precisam ser úteis para você!
ATIVIDADES
Primeiramente, é importante saber que as técnicas apresentadas nesta aula são formas de mostrar
a você como tirar melhor proveito da maneira como o cérebro registra as informações para melhorar o
seu desempenho nos estudos. Para isso, acompanhe as explicações que se seguem:
Quando você lê um texto, consegue entender com facilidade o que está lendo? E depois de um tempo,
ainda se lembra do que leu? Para ajudar na compreensão e retenção do que você lê, existem técnicas para a leitura e entendimento de textos, assim como exercícios para serem aplicados em qualquer tipo
de leitura que fizer. Essas técnicas são chamadas de “Técnicas de leitura e análise”. A análise é o estudo
de cada parte de uma leitura, para entender o texto por completo. Essa técnica possibilita, quando
aplicada, a compreensão de um texto. Após ler um texto, a primeira reflexão que você deve fazer é se
realmente compreendeu o que leu. Às vezes pode-se ler algo e não entender nada, não é mesmo? Por
isso, essa é uma das técnicas mais utilizadas pelas pessoas. Veja a seguir mais explicações sobre isso:
Compreender o que se lê é um fator
imprescindível e determinante no seu rendimento. Quando a leitura é compreendida,
é possível entender os conceitos principais
e secundários do texto. Ao mesmo tempo,
você se torna capaz de distinguir as ideias
explícitas e implícitas contidas nele. Você
já percebeu que as vezes nem todas as
informações estão claras em um texto?
Isso ocorre porque são informações que
têm que ser interpretadas, ou seja, você
precisa pensar sobre a mensagem que elas
querem dizer. Essas informações recebem
o nome de “ideias implícitas”. Por outro
lado, existem informações que são bem claras e expressam exatamente o seu significado. Por exemplo,
na frase: João jogou a bola. Nessa frase, a informação é clara: um garoto, chamado João, jogou uma
bola. Essas informações recebem o nome de “ideias explícitas”. Veja a definição:
Ideias explícitas: são aquelas que estão descritas claramente no texto, ou seja, você lê e já
entende a informação presente, que está escrita de forma direta. As ideias explícitas só têm uma
interpretação possível. Exemplo: Minha filha comprou um carro de corrida.
Ideias implícitas: são aquelas que estão subentendidas, ou seja, não estão descritas claramente
no texto e, para você entender, precisa ir além do que está escrito e fazer uma interpretação. As
ideias implícitas podem ter várias interpretações. Exemplo: Minha filha comprou um Jaguar. (O que
está implícito? Jaguar seria um carro comum? Ou um carro de corrida? É necessário realizar uma
interpretação).
A leitura pode ser feita quantas vezes você achar necessário. Para verificar se conseguiu compreender efetivamente o texto, você pode responder perguntas em relação a ele ou tentar redigir a ideia
central com suas próprias palavras. Agora, leia o texto abaixo e tente perceber qual é a ideia central:
Aves mudam comportamento durante quarentena na Nova Zelândia
Pássaros têm demonstrado mais ousadia, aparecendo mais nas ruas e nas casas dos habitantes
do país.
Para compreender o texto, você pode fazer algumas perguntas, tais como: Por que os pássaros
mudaram seu comportamento na Nova Zelândia? Por que cinco pássaros foram levados para a capital
do país? Ao responder essas perguntas, você aumenta sua compreensão do texto. Definir a ideia central
presente no texto também é uma excelente forma para seu entendimento. Qual a ideia central desse
texto? A mudança de comportamento das aves na Nova Zelândia devido ao período de quarentena.
Agora, sobre se você consegue lembrar do que lê, talvez você não saiba, mas é mais comum do que
se pensa acabar esquecendo as informações de uma leitura. Tratar sobre isso, portanto, é importante
para que você possa ir além da compreensão sobre o que lê e possa ter maior domínio sobre o seu
cérebro, para guardar na memória as informações que quiser. Vale ressaltar que ter na memória as informações de uma leitura possibilita novas maneiras de fazer associações com outros assuntos e de
utilizar o conhecimento quando for preciso.
Ao guardar um conhecimento, você põe em prática a técnica da retenção. Ao reter uma informação,
você a mantém e preserva em seu arquivo de memória.
O processo de retenção envolve tudo que se consegue absorver e armazenar através da leitura. É o
que você consegue guardar, lembrar em situações relacionadas aquilo que leu, associar a outro conteúdo já existente em sua memória. O ato de reter está estritamente interconectado ao aprender: Só se
retém o que se aprende.
Sobre isso, agora você irá praticar as técnicas de compreensão e retenção para aprendê-las e poder
fazer uso delas na sua rotina de estudo, sempre que quiser.
1 – Leia o texto abaixo e responda o que se pede na sequência:
Retrato
Eu não tinha este rosto de hoje,
assim calmo, assim triste, assim magro,
nem estes olhos tão vazios,
nem o lábio amargo.
Eu não tinha estas mãos sem força,
tão paradas e frias e mortas;
eu não tinha este coração
que nem se mostra.
Eu não dei por esta mudança,
tão simples, tão certa, tão fácil:
- Em que espelho ficou perdida
a minha face?
Meireles, Cecília. Antologia Poética. Ed. Nova Fronteira. Rio de Janeiro, 2001.
Disponível em: < https://www.pensador.com/frase/MjUwODA/>. Acesso em 25 de junho de 2020.2
a) Qual a ideia central do texto?
b) Você identificou alguma ideia implícita no texto? Qual?
c) Conte, com suas palavras, as informações que o texto apresenta:
Conseguir contar o que você leu, seguindo as orientações dessa aula, é um bom começo para você
conseguir aplicar as técnicas aprendidas na sua vida, sempre que quiser. Contudo, para compreender
um texto, você pode também fazer anotações sobre ele. A técnica de anotar à margem dos textos possibilita voltar a atenção para aquilo que você julga relevante. Uma outra maneira de fazer isso, é escrever
palavras chaves, comentários, figuras, desenhos, sinais (exclamação, interrogação) e tudo o que a sua
criatividade permitir é válido para assinalar suas considerações. Então, deixe sua criatividade dar sentido dessa forma, a tudo o que você lê. O importante é que as anotações sejam feitas do seu jeito, na sua
linguagem, para não deixar dúvidas sobre o que você acredita ser relevante destacar.
Além de anotações, você também pode sublinhar o que acha importante no texto. Nas aulas 8 a 11,
você conheceu um pouco as técnicas de marcações, destaques e grifos. Lembra delas? Pois bem, o
sublinhado é bem parecido, pois é também uma técnica de análise de texto, que consiste em grifar as
ideias importantes de maneira que volte a atenção à parte destacada numa posterior releitura. Isso
ajuda na leitura, pois para usar a técnica, você aprende a dividir as partes do texto em graus de importância diferentes, pois não se devem sublinhar frases ou linhas inteiras, apenas os dados importantes
e as palavras-chave.
FIQUE LIGADO!
Uma palavra-chave é uma palavra que resume os temas principais de um texto ou de um parágrafo. Ela identifica as ideias e os temas mais importantes.
2 – Pensando na técnica de ANOTAÇÕES, leia o texto disponibilizado na sequência e faça uma anotação, no
seu caderno, sobre o entendimento de cada parágrafo, com suas palavras:
A influência da Internet na vida das pessoas.
Será que ficar online por muito tempo não traz consequência que atrapalhe na relação social?
A tecnologia tem evoluído de forma impressionante ao longo da história da humanidade com objetivo
de proporcionar praticidade para levar e trazer informações que possam contribuir para com a sociedade.
Atualmente, com a velocidade das informações, as pessoas conseguem se manter informadas em
minutos e até mesmo segundos após as notícias e fatos que acontecem em qualquer lugar do planeta.
É cada vez mais comum ver pessoas conectadas em seus aparelhos telefônicos se informando através de redes sociais e sites de notícias.
Como se pode observar, a internet vem cada vez mais se tornando uma ferramenta fundamental para
os que querem estar atualizados de tudo que acontece perto e/ou longe de seu local, sem sair do lugar.
O uso inadequado da internet e suas consequências
Apesar de tantos benefícios que a tecnologia proporciona, há também os malefícios que provoca
quando não é usada de forma prudente, como por exemplo, a falta de privacidade dos internautas.
Ferramentas que possibilitam fazer montagem de fotos e invadir a privacidade das pessoas em seus
computadores têm sido um dos problemas que tem afetado vida de muitas pessoas. Já foram relatados
muitos casos de vítimas da exposição de suas fotos pessoais mostrando suas intimidades, algumas
chegaram ao ponto de tirar a própria vida por causa da vergonha e temor à opinião de seus pais e da
sociedade.
Outro problema que vem afetando a sociedade é o uso excessivo das redes sociais em momentos
inadequados. Atualmente, com a evolução dos aparelhos de telefones celulares e também com criações
de contas em redes sociais os grupos têm-se mantido cada vez mais conectados durante o dia-a-dia.
Mas será que ficar online por muito tempo não traz consequência que atrapalhe na relação social? As
pessoas se reúnem em uma mesa em família e não há um diálogo, porque estão online em seus aparelhos celulares, trocando SMS com outras pessoas que não estão presentes naquele local.
É necessário que a tecnologia venha ser utilizada de forma consciente e benéfica. O uso excessivo
implica falta de contato físico que acaba distanciando as pessoas cada vez mais.
dos Santos, Wilma Santana. A influência da internet na vida das pessoas. Blasting News Brasil. Publicado em 8 de julho de 2015.
Disponível em: . Acesso em junho de 2020.3
Comentários
Postar um comentário