1º Ano - Ensino Médio - Noturno - Gestão de Estudos.
Olá estudante!
Na aula anterior você aprendeu sobre as técnicas de estudo de leitura, análise de textos e informações. Você se lembra o que aprendeu sobre formas de compreensão de um texto, como reter informações, fazer anotações e sublinhar textos? Será que essas técnicas lhe auxiliaram no entendimento e
interpretação das suas leituras até aqui? Espera-se que sim, pois quanto mais elas forem úteis aos seus
estudos, mais você terá domínio sobre a sua aprendizagem. Sendo assim, nesta aula você vai conhecer
mais técnicas de estudos relacionadas à leitura e interpretação de textos. Afinal, quanto mais você
aprende sobre elas, mais chances têm de usá-las quando necessitar.
Dessa forma, nessa aula você vai aprender sobre as técnicas de síntese mais usadas, pois existem
várias. Essas técnicas facilitam a compreensão de um texto e suas ideias principais. Talvez você não
tenha tanta certeza e pode até pensar que perde tempo resumindo textos, mas ao resumir o que lê,
você otimiza o seu entendimento sobre o que está lendo para um nível elevado. Além disso, esse é um
ótimo exercício para estimular a memória.
Para ter uma ideia geral da utilidade das técnicas de síntese, resumir o que foi visto ajuda a juntar
as principais características e ideias desenvolvidas ao longo de um texto. Isso lhe torna capaz de ser
objetivo, claro e preciso sobre um assunto. Nesse mundo de tantas informações, isso é muito valioso,
não é mesmo? Então, espera-se que você descubra a utilidade dessa técnica na sua vida.
Bons estudos!
ATIVIDADES
Já que a objetividade é a “chave” das técnicas de síntese, você já estudou por meio da utilização de
esquemas e resumos? Caso não tenha experimentado, não tem problema, pois uma coisa é certa: você
já conheceu algum esquema nos livros dos componentes curriculares que você estuda! Em biologia,
por exemplo, eles são bem frequentes. Bom, os esquemas e resumos proporcionam uma outra visão sobre o conteúdo, de forma a auxiliar seu processo de entendimento. Ele é uma representação gráfica
e ordenada daquilo que você sublinhou. No esquema, as ideias vão sendo organizadas de acordo com os
temas. Isto é, são estabelecidas quais são as ideias principais e as secundárias de um texto, de acordo
com as relações que elas possuem entre si.
Veja o exemplo:
Os esquemas permitem que por meio de um olhar rápido, que se obtenha uma ideia clara do conteúdo e da estrutura da informação. Por meio de um esquema é possível estudar um conteúdo com
profundidade. É por isso que os esquemas são de grande valia para organizar os tempos de estudo, bem
como, para saber se o conteúdo estudado necessita maior aprofundamento. Para elaborar um esquema
é necessário:
1. Fazer uma leitura de compreensão e elaborar o sublinhado.
2. Procurar as palavras e conceitos e colocá-los em frases curtas.
3. Ordenar o conteúdo definindo o tema central, as ideias principais e as secundárias, de forma que
se possa ir decompondo a informação.
Sobre a técnica de resumo, como você sabe, é uma forma breve e concisa de apresentar determinado conteúdo. Um bom resumo permite que você encontre rapidamente as ideias, as informações e
os conceitos desenvolvidos pelo autor ao longo do texto. Existem três tipos usuais de resumo, que são:
• Resumo Indicativo - Indica apenas os pontos principais do texto, não apresentando dados qualitativos e quantitativos.
• Resumo Informativo - Informa o leitor o suficiente, de maneira que ele possa decidir sobre a
conveniência da leitura do texto inteiro. Esse tipo de resumo expõe finalidades, metodologia,
resultados e conclusões.
• Resumo crítico (resenha) - Resumo redigido com intuito de fazer uma análise interpretativa do
documento.
O resumo deve ser:
• Breve e conciso: Elimina-se qualquer tipo de exemplos e detalhes secundários dados pelo
autor.
• Pessoal: Deve ser redigido com as suas palavras, pois quando você reescreve um texto, internaliza melhor os assuntos.
• Logicamente estruturado: Deve seguir uma sequência lógica, nada de frases soltas. O texto
deve apresentar coerência, contendo relação entre tudo que for abordado
Sabendo sobre as técnicas de síntese apresentadas nesta aula, agora é hora de testar o que você
aprendeu por meio dos exercícios que seguem.
1 – Leia o texto a seguir, que explica os objetos de estudo do componente curricular de Biologia e
responda o que pede na sequência.
O que é Biologia?
O nome dessa ciência vem da junção de dois termos gregos: bio, que significa vida, e logos, que significa estudo. Assim sendo, dizemos que a Biologia é a ciência responsável por estudar a vida em todos
os seus aspectos.
Ao estudar essa ciência, analisamos as características físicas e químicas de um ser, as estruturas
de suas células, seus genes, como os órgãos funcionam, como ocorre o desenvolvimento e evolução de
um ser vivo, como esse organismo relaciona-se com outros e com o meio, entre vários outros aspectos
fundamentais para se entender como um ser estabelece-se ou se estabeleceu no planeta.
Diante de tantas perguntas a serem respondidas sobre um ser vivo, foi necessário dividir a Biologia
em várias áreas para que o estudo ocorresse de maneira satisfatória. A Botânica, por exemplo, é uma
área da Biologia que estuda as plantas. Entretanto, não existe um profissional que estuda todos os
aspectos das plantas, pois há botânicos especializados na anatomia do vegetal, na fisiologia, na taxonomia, na genética e em vários outros aspectos.
Percebe-se, portanto, que a Biologia, mesmo sendo uma área extremamente ampla, complexa e
cheia de perguntas a serem respondidas, é também uma área cheia de belezas e aspectos fascinantes
que nos fazem compreender a importância de cada ser, desde os macros até os microscópicos.
dos Santos, Vanessa. O que é Biologia? Brasil Escola. Disponível em: Acesso em: 25
de junho de 2020.6
A técnica funciona assim:
Agora, que tal um contraponto com a técnica de pomodoro e conhecer a técnica de fluxo de tempo?
Veja como ela é bem útil também:
Técnica de fluxo de tempo
A técnica pomodoro visa fazer uma pausa de 5 minutos a cada 25 minutos de estudo. Mas, e se bem
na hora que você tiver que fazer a pausa, a sua concentração e produtividade estiverem no auge? Bem,
aí você pode continuar estudando e aproveitar esse maravilhoso momento! Fazer isso também é utilizar
uma técnica, que se chama Flow Time 1010, uma expressão em inglês que significa fluxo de tempo. Nessa
técnica, você deve continuar produzindo e estudando enquanto a sua concentração estiver alta, sem a
necessidade de fazer um intervalo. Agora, se perceber que seu foco está baixo, então você poderá fazer
uma pausa proporcional ao tempo que estudou. Por exemplo: se você estudou com foco e atenção total
durante 50 minutos, você poderá fazer uma pausa de 5 a 20 minutos e quem irá estabelecer esse tempo
é você, de acordo com sua produtividade e seu nível de energia. Bacana não é mesmo? Você determina
o seu tempo disponível de acordo com sua produção! Isso é autonomia em escala mil!
Contudo, independente da técnica que você escolher para estudar melhor, é importante que você
a consolide como um hábito em sua vida, para que se torne uma rotina e o seu aproveitamento nos
estudos seja cada vez maior.
PARA SABER MAIS!
Um hábito é uma forma natural de realizar algo, você lembra disso? Veja o exemplo: é comum ter o
hábito de escovar os dentes de manhã ou tomar café antes de iniciar o dia, esses são hábitos que
não necessitam de planejamento, estão incorporados ao dia dia. Mas, nem sempre é tão fácil assim
para incorporar um hábito! Se você quiser, por exemplo, manter o hábito de estudar diariamente,
deve planejar e executar isso diariamente e se esforçar para concluir. James Clear 11, um escritor
americano, estudou bastante os hábitos e mudança de comportamento, ele explica o mito dos 21
dias para estabelecer um hábito. Aparentemente, é necessário no mínimo 21 dias para estabelecer
um hábito, mas esse prazo pode variar de pessoa para pessoa e de acordo com o hábito que você
deseja incorporar. O importante e necessário é que você faça um planejamento do próximo dia e
da sua semana de estudos, para que tenha um foco a seguir.
4 – Agora que você conheceu a técnica de fluxo de tempo, que tal experimentá-la também? Como mencionado desde o início das aulas de técnica, fique à vontade para testá-la conforme a sua vontade
e necessidade, pois é dessa forma que você desenvolve a sua autonomia nos estudos. Contudo, ao
aplicá-la na sua rotina de estudos, lembre-se de anotar os resultados provenientes do seu uso.
5 – Como existem muitas técnicas de estudo criadas e estudadas por milhares de pessoas, faça um
levantamento de outras técnicas que podem lhe ser útil e passe a testá-las também. Ah, fique à
vontade para adaptar o que for melhor para a sua aprendizagem!
Mãos à obra e bons estudos!


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