1º Ano - Ensino Médio - Noturno - Gestão de Estudos.

Olá estudante! 

Na aula anterior você aprendeu sobre as técnicas de estudo de leitura, análise de textos e informações. Você se lembra o que aprendeu sobre formas de compreensão de um texto, como reter informações, fazer anotações e sublinhar textos? Será que essas técnicas lhe auxiliaram no entendimento e interpretação das suas leituras até aqui? Espera-se que sim, pois quanto mais elas forem úteis aos seus estudos, mais você terá domínio sobre a sua aprendizagem. Sendo assim, nesta aula você vai conhecer mais técnicas de estudos relacionadas à leitura e interpretação de textos. Afinal, quanto mais você aprende sobre elas, mais chances têm de usá-las quando necessitar. 
Dessa forma, nessa aula você vai aprender sobre as técnicas de síntese mais usadas, pois existem várias. Essas técnicas facilitam a compreensão de um texto e suas ideias principais. Talvez você não tenha tanta certeza e pode até pensar que perde tempo resumindo textos, mas ao resumir o que lê, você otimiza o seu entendimento sobre o que está lendo para um nível elevado. Além disso, esse é um ótimo exercício para estimular a memória.
 Para ter uma ideia geral da utilidade das técnicas de síntese, resumir o que foi visto ajuda a juntar as principais características e ideias desenvolvidas ao longo de um texto. Isso lhe torna capaz de ser objetivo, claro e preciso sobre um assunto. Nesse mundo de tantas informações, isso é muito valioso, não é mesmo? Então, espera-se que você descubra a utilidade dessa técnica na sua vida. 
Bons estudos!

ATIVIDADES

Já que a objetividade é a “chave” das técnicas de síntese, você já estudou por meio da utilização de esquemas e resumos? Caso não tenha experimentado, não tem problema, pois uma coisa é certa: você já conheceu algum esquema nos livros dos componentes curriculares que você estuda! Em biologia, por exemplo, eles são bem frequentes. Bom, os esquemas e resumos proporcionam uma outra visão  sobre o conteúdo, de forma a auxiliar seu processo de entendimento. Ele é uma representação gráfica e ordenada daquilo que você sublinhou. No esquema, as ideias vão sendo organizadas de acordo com os temas. Isto é, são estabelecidas quais são as ideias principais e as secundárias de um texto, de acordo com as relações que elas possuem entre si. 
Veja o exemplo:


Os esquemas permitem que por meio de um olhar rápido, que se obtenha uma ideia clara do conteúdo e da estrutura da informação. Por meio de um esquema é possível estudar um conteúdo com profundidade. É por isso que os esquemas são de grande valia para organizar os tempos de estudo, bem como, para saber se o conteúdo estudado necessita maior aprofundamento. Para elaborar um esquema é necessário: 
1. Fazer uma leitura de compreensão e elaborar o sublinhado. 
2. Procurar as palavras e conceitos e colocá-los em frases curtas. 
3. Ordenar o conteúdo definindo o tema central, as ideias principais e as secundárias, de forma que se possa ir decompondo a informação.


Sobre a técnica de resumo, como você sabe, é uma forma breve e concisa de apresentar determinado conteúdo. Um bom resumo permite que você encontre rapidamente as ideias, as informações e os conceitos desenvolvidos pelo autor ao longo do texto. Existem três tipos usuais de resumo, que são: 

Resumo Indicativo - Indica apenas os pontos principais do texto, não apresentando dados qualitativos e quantitativos. 
Resumo Informativo - Informa o leitor o suficiente, de maneira que ele possa decidir sobre a conveniência da leitura do texto inteiro. Esse tipo de resumo expõe finalidades, metodologia, resultados e conclusões. 
Resumo crítico (resenha) - Resumo redigido com intuito de fazer uma análise interpretativa do documento. 

O resumo deve ser: 

• Breve e conciso: Elimina-se qualquer tipo de exemplos e detalhes secundários dados pelo autor. 
• Pessoal: Deve ser redigido com as suas palavras, pois quando você reescreve um texto, internaliza melhor os assuntos. 
• Logicamente estruturado: Deve seguir uma sequência lógica, nada de frases soltas. O texto deve apresentar coerência, contendo relação entre tudo que for abordado 

Sabendo sobre as técnicas de síntese apresentadas nesta aula, agora é hora de testar o que você aprendeu por meio dos exercícios que seguem. 

1 – Leia o texto a seguir, que explica os objetos de estudo do componente curricular de Biologia e responda o que pede na sequência. 

O que é Biologia? 
O nome dessa ciência vem da junção de dois termos gregos: bio, que significa vida, e logos, que significa estudo. Assim sendo, dizemos que a Biologia é a ciência responsável por estudar a vida em todos os seus aspectos. 
Ao estudar essa ciência, analisamos as características físicas e químicas de um ser, as estruturas de suas células, seus genes, como os órgãos funcionam, como ocorre o desenvolvimento e evolução de um ser vivo, como esse organismo relaciona-se com outros e com o meio, entre vários outros aspectos fundamentais para se entender como um ser estabelece-se ou se estabeleceu no planeta. 
Diante de tantas perguntas a serem respondidas sobre um ser vivo, foi necessário dividir a Biologia em várias áreas para que o estudo ocorresse de maneira satisfatória. A Botânica, por exemplo, é uma área da Biologia que estuda as plantas. Entretanto, não existe um profissional que estuda todos os aspectos das plantas, pois há botânicos especializados na anatomia do vegetal, na fisiologia, na taxonomia, na genética e em vários outros aspectos. 
Percebe-se, portanto, que a Biologia, mesmo sendo uma área extremamente ampla, complexa e cheia de perguntas a serem respondidas, é também uma área cheia de belezas e aspectos fascinantes que nos fazem compreender a importância de cada ser, desde os macros até os microscópicos. 
dos Santos, Vanessa. O que é Biologia? Brasil Escola. Disponível em: Acesso em: 25 de junho de 2020.6 

a) Elabore, no seu caderno, um esquema gráfico sobre o conteúdo do texto. 

b) Faça um resumo que indique apenas os pontos principais do texto. 

Como você deve ter experimentado anteriormente, fazer esquemas e resumos auxiliam no seu entendimento do texto, possibilitando, através de informações resumidas, que você tenha um panorama geral do assunto que foi lido. E você pode ir além disso! Sabe quando você está estudando algum assunto e sente a necessidade de buscar mais informações sobre ele? Para aprofundamento ou complementação de seu conhecimento, você pode buscar mais informações sobre seu estudo. A essas técnicas dá-se o nome de manejo de informações, pois você busca e elabora mais informações sobre um determinado conteúdo. 

As técnicas de manejo de informações têm como objetivo organizar as informações necessárias para o estudo, de forma a lhe auxiliar na compreensão dos conteúdos. Veja algumas delas: 
BUSCA DE INFORMAÇÕES - As técnicas usadas na busca de informação ou documentação servem para facilitar o acesso à informação desconhecida ou conhecida e arquivada. Meios para a busca de informação podem ser as pessoas, os dicionários, as enciclopédias, a internet, as livrarias, as bibliotecas e os diversos meios de comunicação. Veja o exemplo de Murilo: 

Murilo estava estudando o componente curricular Geografia e o assunto da aula era a densidade demográfica do estado de Minas Gerais. Ele entendeu que densidade demográfica é o número de habitantes que existe em um estado, cidade ou região por quilômetro quadrado. Ele viu que o estado de Minas Gerais possui aproximadamente 19 milhões de habitantes e é o segundo estado mais populoso do país. Além disso, a densidade demográfica do estado é de 33,41 habitantes por quilômetro quadrado. Murilo achou demais esses dados e correu para pesquisar na internet, a população total e a densidade demográfica dos outros estados do Brasil! 
Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE. Disponível em: . Acesso em: 25 de junho de 20207 

ELABORAÇÃO DA INFORMAÇÃO - Essa técnica serve para que você organize a informação que possui ou que foi adquirida, bem como aprenda a trabalhar com ela. Ela consiste na elaboração e manipulação de fichas de leitura, de apontamentos, e arquivo pessoal, bibliografias etc. Quando você elabora a informação, reúne várias fontes de conteúdo referentes ao que está estudando para complementar e aprofundar seu conhecimento. Lembra do Murilo? Veja o que ele fez para elaborar a informação sobre a aula de Geografia: 

Ao pesquisar sobre a densidade demográfica de todos os estados do Brasil, Murilo criou um arquivo pessoal com todos esses dados: fez uma ficha com o nome de cada estado, a população total, a densidade demográfica e outras informações e curiosidades que achou bacana de anotar. Nas suas pesquisas, descobriu que o estado de Minas Gerais é o 4º colocado no país no quesito área territorial, perdendo em tamanho apenas para Amazonas, Pará e Mato Grosso! Sua ficha de leitura e apontamentos estava ficando cada vez mais cheia! 
Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE. Disponível em: . Acesso em: 25 de junho de 2020.8 

2 – Agora é a sua vez de colocar as técnicas de estudo que viu nesta aula em prática! Faça um resumo da aula que estiver estudando essa semana e busque informações adicionais para complementar seu aprendizado. Mãos à obra! 

Para estudar, além das técnicas já apresentadas anteriormente, existem técnicas que podem lhe ajudar bastante a melhorar a sua concentração, pois nem sempre o estudo rende tanto quanto poderia, ou seja, você acaba não compreendendo e retendo as informações estudadas porque não conseguiu se concentrar no estudo, não é verdade? 

A concentração é imprescindível para que você consiga absorver as informações que está estudando. O legal é que existem técnicas que possibilitam treinar a manutenção da concentração. Uma delas é a chamada Técnica Pomodoro, que você vai conhecer lendo o texto abaixo:

Aumente sua produtividade nos estudos com a Técnica Pomodoro 

Saiba como a técnica funciona 
Você já ouviu falar da Técnica Pomodoro? Provavelmente sim, porque ela é bem conhecida. Mas se não, fique tranquilo, será explicado na sequência. “Pomodoro”, em italiano, significa “tomate”. Mas, não, você não vai precisar de um tomate de verdade para colocar em prática essa técnica de estudo. Esse nome foi escolhido depois que o criador, o italiano Francesco Cirillo, usou um daqueles cronômetros de cozinha com o formato de um tomate para gerenciar o seu tempo. Elaborada no fim da década de 1980, a técnica se baseia na ideia de que fluxos de trabalho divididos em blocos podem melhorar a agilidade do cérebro e estimular o foco. Depois de muita pesquisa, Cirillo chegou ao período de 25 minutos como sendo o tempo ideal para esses blocos, também conhecidos como “pomodoros”. Em linhas gerais, o pomodoro é um período de 25 minutos focados, com intervalos de 3 a 5 minutos. A cada 4 pomodoros, é feito um intervalo maior de 15 a 30 minutos. 

A técnica funciona assim: 
1) Faça uma lista com as tarefas que estão pendentes; 
2) Programe um cronômetro para 25 minutos (vale usar o despertador do celular, não precisa ser esse timer em formato de tomate); 
3) Escolha uma das tarefas e trabalhe nela sem interrupções (por exemplo, não vale entrar no Facebook e nem no WhatsApp); 
4) Quando o despertador tocar, faça uma pausa de 5 minutos (você escolhe como vai utilizar esse tempo, se vai incluir algum exercício, como caminhada ou alongamento, por exemplo). O importante é fazer qualquer outra coisa que lhe ajude a relaxar; 
5) Risque a tarefa da sua lista depois que terminá-la; 
6) Retome o trabalho depois da pausa por mais um “pomodoro” (25 minutos); 
7) A cada quatro “pomodoros”, faça uma pausa mais longa: de 15 a 30 minutos até voltar ao estudo (você escolhe); 
8) Durante o pomodoro, caso você lembre que precisa fazer algo não relacionado à tarefa atual, anote isso e continue a tarefa. 

Repita os passos acima todos os dias, sempre que achar conveniente. Comece fazendo a lista diária (isso ajuda a estabelecer o seu foco) e anote quantos “pomodoros” usou, ao lado de cada tarefa da sua lista. A ideia é que, com o passar do tempo, você descubra quantos “pomodoros” usa para fazer suas atividades. Isso vai ajudar a estimar prazos! É importante saber que o pomodoro é indicado quando se tem pouco foco e a procrastinação é forte e constante. 
Texto adaptado. Vellei, Carolina. Aumente sua produtividade nos estudos com a técnica Pomodoro. Guia do Estudante, 2019. Disponível em:. Acesso em: 25 de junho de 2020.99 

É importante saber que a sua produtividade pode ser medida na quantidade de pomodoros que são realizados por dia. Desse modo, você poderá se motivar com sua produtividade. Além disso, é importante ter foco durante cada pomodoro. Interrupções internas e externas sempre existirão, então tente ao máximo evitá-las. Não leia e-mails, não abra redes sociais e não olhe o celular, exceto quando isso fizer parte da tarefa. Para isso, espere um pouco até a chegada do intervalo entre pomodoros. Você pode esperar também a pausa entre pomodoros para ir buscar água ou um lanche. 
Vale destacar que, para desenvolver essa técnica de concentração, a sua agenda de estudo organizada faz toda a diferença, pois ela possibilita o foco nas tarefas dos seus estudos! Imagine que não dá para realizar uma tarefa pensando em outra, certo? Então, se você tiver alguma dúvida sobre a ração de sua agenda, acesse a aula 16 – Minha agenda de prioridades, pois lá explica como construir a agenda baseado em suas prioridades. E aí, gostou dessa técnica de concentração? Caso ache importante, que tal aplicá-la aos seus estudos? É certo que ao utilizá-la você melhore o foco no que estuda e faz. Assim como, deixe de procrastinar muitas tarefas importantes. O interessante é que o primeiro pomodoro já quebra a procrastinação e dá uma sensação de progresso, que vai fazer você ter mais motivação para seguir nos próximos meses estudando. Abaixo seguem alguns passos, caso você queira experimentar isso: 

3 – Siga as orientações: 
a) Faça uma lista com os conteúdos que você tem que estudar essa semana. 

b) Escolha um dos conteúdos e cronometre 25 minutos para estudá-lo. Ao final dos 25 minutos, faça uma pausa de 5 minutos. Lembre-se: O primeiro pomodoro é equivalente a 25 minutos! Escreva aqui qual conteúdo você escolheu: 

c) Quantos pomodoros você gastou para utilizar esse conteúdo que escolheu?

Agora, que tal um contraponto com a técnica de pomodoro e conhecer a técnica de fluxo de tempo? Veja como ela é bem útil também: 

Técnica de fluxo de tempo 

A técnica pomodoro visa fazer uma pausa de 5 minutos a cada 25 minutos de estudo. Mas, e se bem na hora que você tiver que fazer a pausa, a sua concentração e produtividade estiverem no auge? Bem, aí você pode continuar estudando e aproveitar esse maravilhoso momento! Fazer isso também é utilizar uma técnica, que se chama Flow Time 1010, uma expressão em inglês que significa fluxo de tempo. Nessa técnica, você deve continuar produzindo e estudando enquanto a sua concentração estiver alta, sem a necessidade de fazer um intervalo. Agora, se perceber que seu foco está baixo, então você poderá fazer uma pausa proporcional ao tempo que estudou. Por exemplo: se você estudou com foco e atenção total durante 50 minutos, você poderá fazer uma pausa de 5 a 20 minutos e quem irá estabelecer esse tempo é você, de acordo com sua produtividade e seu nível de energia. Bacana não é mesmo? Você determina o seu tempo disponível de acordo com sua produção! Isso é autonomia em escala mil! 
Contudo, independente da técnica que você escolher para estudar melhor, é importante que você a consolide como um hábito em sua vida, para que se torne uma rotina e o seu aproveitamento nos estudos seja cada vez maior. 

PARA SABER MAIS! 

Um hábito é uma forma natural de realizar algo, você lembra disso? Veja o exemplo: é comum ter o hábito de escovar os dentes de manhã ou tomar café antes de iniciar o dia, esses são hábitos que não necessitam de planejamento, estão incorporados ao dia dia. Mas, nem sempre é tão fácil assim para incorporar um hábito! Se você quiser, por exemplo, manter o hábito de estudar diariamente, deve planejar e executar isso diariamente e se esforçar para concluir. James Clear 11, um escritor americano, estudou bastante os hábitos e mudança de comportamento, ele explica o mito dos 21 dias para estabelecer um hábito. Aparentemente, é necessário no mínimo 21 dias para estabelecer um hábito, mas esse prazo pode variar de pessoa para pessoa e de acordo com o hábito que você deseja incorporar. O importante e necessário é que você faça um planejamento do próximo dia e da sua semana de estudos, para que tenha um foco a seguir. 

4 – Agora que você conheceu a técnica de fluxo de tempo, que tal experimentá-la também? Como mencionado desde o início das aulas de técnica, fique à vontade para testá-la conforme a sua vontade e necessidade, pois é dessa forma que você desenvolve a sua autonomia nos estudos. Contudo, ao aplicá-la na sua rotina de estudos, lembre-se de anotar os resultados provenientes do seu uso. 

5 – Como existem muitas técnicas de estudo criadas e estudadas por milhares de pessoas, faça um levantamento de outras técnicas que podem lhe ser útil e passe a testá-las também. Ah, fique à vontade para adaptar o que for melhor para a sua aprendizagem! 

Mãos à obra e bons estudos!

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