1º Ano - Ensino Médio - Noturno - Português - Linguagem e Língua.
2 – Responda às seguintes questões em seu caderno:
a) No filme, na maioria das vezes, a Alegria está no comando dos pensamentos de Riley. Que emoção
você sente com mais frequência?
b) Riley e sua família passam por muitas mudanças quando se mudam de Minnesota para São
Francisco. Você já passou por uma grande mudança? Como foi?
c) No filme, a Tristeza toca uma das memórias felizes de Riley e a memória fica azul. O que você
acha que aconteceu? É possível que o nosso humor possa colorir nossas memórias passadas?
Ou como definimos nossa personalidade?
d) Quando a mãe de Riley diz a ela que está ajudando seus pais sendo sua “garota feliz”, Riley se
sente pressionada a apenas mostrar a eles sua alegria. O que você acha disso?
e) Você acha que nossa sociedade valoriza certas emoções em detrimento de outras? Quais?
f) No final do filme, a Alegria aprende que outras emoções, especialmente a tristeza, também são
importantes. Por quê?
g) Você acha que é mais fácil para homens ou mulheres, ou para pessoas mais jovens ou mais
velhas, expressar emoções diferentes? Quais? Por quê?
3 – Entendendo o Gênero Resenha:
a) A resenha apresenta um texto verbal sobre o filme “Divertida Mente”. Neste texto foi utilizada a
linguagem formal ou informal? Exemplifique com trechos do texto e justifique o uso.
b) Com quais características a autora se refere ao filme?
c) Os comentários são positivos ou negativos? A autora gostou do filme? Comprove sua resposta.
d) Com qual objetivo a autora escreveu a resenha?
e) Você se interessou pelo filme após ler a resenha?
4 – Dicas para escrever uma boa resenha:
Comentários
Postar um comentário