1º Ano - Ensino Médio - Noturno - Português - Linguagem e Língua.

1 – Leia a resenha abaixo sobre o filme da Disney Pixar “Divertida Mente”

2 – Responda às seguintes questões em seu caderno: 
a) No filme, na maioria das vezes, a Alegria está no comando dos pensamentos de Riley. Que emoção você sente com mais frequência? 
b) Riley e sua família passam por muitas mudanças quando se mudam de Minnesota para São Francisco. Você já passou por uma grande mudança? Como foi? 
c) No filme, a Tristeza toca uma das memórias felizes de Riley e a memória fica azul. O que você acha que aconteceu? É possível que o nosso humor possa colorir nossas memórias passadas? Ou como definimos nossa personalidade? 
d) Quando a mãe de Riley diz a ela que está ajudando seus pais sendo sua “garota feliz”, Riley se sente pressionada a apenas mostrar a eles sua alegria. O que você acha disso? 
e) Você acha que nossa sociedade valoriza certas emoções em detrimento de outras? Quais? 
f) No final do filme, a Alegria aprende que outras emoções, especialmente a tristeza, também são importantes. Por quê? 
g) Você acha que é mais fácil para homens ou mulheres, ou para pessoas mais jovens ou mais velhas, expressar emoções diferentes? Quais? Por quê?

3 – Entendendo o Gênero Resenha: 
a) A resenha apresenta um texto verbal sobre o filme “Divertida Mente”. Neste texto foi utilizada a linguagem formal ou informal? Exemplifique com trechos do texto e justifique o uso. 
b) Com quais características a autora se refere ao filme? 
c) Os comentários são positivos ou negativos? A autora gostou do filme? Comprove sua resposta. 
d) Com qual objetivo a autora escreveu a resenha? 
e) Você se interessou pelo filme após ler a resenha? 

4 – Dicas para escrever uma boa resenha:

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

3º Ano - Ensino Médio - Noturno - Sociologia - Modos de produção, trabalho.

1º Ano - Ensino Médio - Noturno - Biologia - Biodiversidade.

2º Ano - Ensino Médio - Noturno - Química - Materiais: Velocidade das TQ.