2º Ano - Ensino Médio - Noturno - Biologia - História da Vida na Terra.

 TEMA: Características das Briófitas

As briófitas são pequenas plantas avasculares que vivem geralmente em ambientes úmidos, formando “tapetes verdes” sobre pedras e troncos de árvores ou nos barrancos. Os musgos hepáticas são as mais conhecidas desse grupo de plantas.


CARACTERÍSTICAS IMPORTANTES 

São plantas avasculares porque não possuem tecidos condutores de seiva (xilema e floema), sendo as substâncias distribuídas pelo corpo de célula a célula; 
A ausência de tecidos condutores limita o crescimento destas plantas, por este motivo as mesmas não alcançam grande porte; 
O eixo principal do corpo é chamado caulóide, com estruturas finas como lâminas, os filoides, que se assemelham às folhas. Há também estruturas que servem de fixação ao solo, os rizoides que contribuíram para a conquista do ambiente terrestre pelas briófitas. 
Nas briófitas ocorre alternância de gerações: há uma fase gametofítica (forma gametas) que é haplóide, mais desenvolvida e duradoura, e uma esporofítica (forma esporos) que é diploide e mais curta. A esporofítica cresce sobre a gametofítica e é dependente dela; 
A reprodução das briófitas ocorre em duas etapas: uma fase assexuada e outra fase assexuada. A maioria das briófitas é dióica, ou seja, há plantas femininas e masculinas, mas pode haver espécies monoicas, isto é, hermafroditas. 
É preciso que haja água para que aconteça a reprodução, o que acontece durante uma chuva ou quando caem respingos de água sobre uma pedra; 
Habitam preferencialmente ambientes terrestres úmidos, mas há espécies que suportam condições extremas de temperatura: tanto elevadas em plantas expostas ao sol, como baixas temperaturas em regiões do Ártico, formando a tundra; 
Geralmente são de pequeno porte com cerca de 5 cm de altura, mas algumas espécies podem chegar a 40 cm. 

CICLO DE VIDA 

A fase sexuada, a estrutura reprodutora masculina é chamada anterídio (tem forma de bolsa com células que originam os gametas anterozóides) e a feminina é arquegônio (tem forma de um vaso comprido, com um canal preenchido de líquido, e no fundo está o gameta oosfera).
Nas condições em que haja água, os anterídios se abrem e liberam os anterozoides, que são levados até as extremidades dos musgos femininos e nadam até o interior dos arquegônios, onde se encontram com as oosferas. Acontece a fecundação e forma-se um zigoto diploide, que passa por diversas mitoses para multiplicar suas células e originar o embrião. Continua o desenvolvimento do embrião (diploide), é formado o esporófito na extremidade das plantas. 
A fase assexuada inicia-se no esporófito maduro. Os esporos são formados dentro de estruturas denominadas esporângios, cobertas por uma espécie de tampa, caliptra. Nos esporângios ocorre a meiose. Quando completamente maduro, os esporângios rompem-se, liberando os esporos, que podem germinar e originar novos gametófitos, reiniciando o ciclo.





ATIVIDADES

1 – As briófitas são plantas que geralmente não atingem grandes alturas. Essa característica é determinada principalmente pelo fato de que: 
a) as briófitas não apresentam vasos condutores. 
b) as briófitas reproduzem-se por alternância de gerações. 
c) as briófitas dependem da água para a reprodução. 
d) as briófitas não apresentam sementes nem frutos. 

2 – (UFSM-RS) Na passagem evolutiva de plantas aquáticas (algas verdes) para o ambiente terrestre, alguns cientistas consideram as briófitas as primeiras a apresentarem características que permitiram que as plantas invadissem esse tipo de ambiente. No referido grupo (briófitas), uma dessas características é o(a):
a) aparecimento da clorofila dando início ao processo de fotossíntese. 
b) surgimento de tecidos de condução. 
c) formação de sementes como o modo mais eficiente de propagação. 
d) surgimento de rizóides, que assumiram as funções de absorção e fixação. 
e) eliminação da dependência da água para a fecundação. 

3 – As briófitas apresentam ciclo de vida com alternância de gerações e dependente de água. A figura abaixo representa uma das etapas do ciclo de vida de um musgo, que se caracteriza por ser transitória e diplóide. Marque a alternativa que indica corretamente o nome dessa etapa do ciclo. 
a) Esporófito. 
b) Gametófito. 
c) Prótalo. 
d) Oosfera. 
e) Arquegônio.

4 – (PUC-MG) São características das briófitas: 
a) fase gametofítica dominante, esporófito dependente do gametófito, fecundação dependente da água. 
b) fase esporofítica dominante, gametófito dependente do esporófito, fecundação dependente da água. 
c) fase gametofítica dominante, esporófito independente do gametófito, fecundação independente da água. 
d) fase esporofítica dominante, gametófito independente do esporófito, fecundação independente da água. 
e) fase gametofítica dominante, esporófito reduzido a uma célula gamética, fecundação independente da água. 

5 – As briófitas são plantas que dependem da água para sua reprodução e apresentam ciclo de vida com alternância de geração. A respeito da reprodução das briófitas, marque a alternativa incorreta: 
a) O anterozóide nada até a oosfera, que se localiza no interior do arquegônio. 
b) Os anterozóides são biflagelados. 
c) Os esporófitos são completamente independentes dos gametófitos. 
d) Na cápsula do esporófitos são produzidos esporos. 
e) As briófitas também se reproduzem de maneira assexuada.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

2º Ano - Ensino Médio - Noturno - Geografia - Os Cenários da Globalização e Fragmentação.

2º Ano Ensino Médio - Compreensão e produção de texto.

1º Ano Ensino Médio - Noturno - Espelho, espelho meu... como eu me vejo?