2º Ano - Ensino Médio - Noturno - História - A Expansão de Fronteiras: a Guerra como possibilidade permanente.

TEMA: A Segunda Guerra Mundial

 FIQUE POR DENTRO DOS CONCEITOS ... 

Segunda Guerra Mundial – Teve início em 1º de setembro de 1939 com a invasão da Polônia pelo exército alemão. Durou seis anos e terminou em 8 de maio de 1945, com o lançamento das bombas nucleares em Hiroshima e Nagasaki, o que forçou o governo japonês a se render incondicionalmente.


|A|TIVIDADES

Atividade – Leia o texto abaixo 

A Segunda Guerra Mundial 

As causas que levaram à Segunda Guerra Mundial foram o imperialismo, a crise econômica, os regimes totalitários revanchistas com economias direcionadas para a guerra e a expansão territorial, a Primeira guerra Mundial, o Tratado de Versalhes, o fracasso da liga das nações e a política de apaziguamento. 
O Tratado de Versalhes puniu os países que saíram derrotados da Primeira Grande Guerra com pesadas indenizações. Esses países consideraram o Tratado como injusto, humilhante e vingativo, o que gerou fortes ressentimentos de revanche nacionalista, o que contribuiu para a escalada dos regimes autoritários. 
A crise econômica e social derivada da Primeira Guerra Mundial e das políticas econômicas liberais, levou ao desemprego, baixa produção industrial, altas taxas de inflação, fome, salários baixos e os banqueiros acumularam fortunas especulando, os regimes totalitários aproveitaram da situação para apresentarem soluções rápidas e “mágicas”. 
As elites passaram a apoiar a instalação de regimes totalitários por acreditarem que eles seriam capazes de controlar a sociedade e impedir mudanças, agitações e deter o socialismo. 
Esses governos autoritários, antidemocráticos, defensores da violência, anti- liberais, acreditavam na expansão externa por meio da violência armada, utilizando o nacionalismo extremado, além de exigir a submissão total do indivíduo à autoridade do Estado, sendo essas características presentes nas ditaduras fascistas e nazistas. 
Os nazistas defendiam a superioridade ariana sobre todos os povos e a necessidade de garantir o “espaço vital”, o expansionismo imperialista, conquistando outros países, além do antissemitismo. 
Neste contexto a Liga das Nações criada, após a Primeira Grande Guerra, para garantir a paz, fracassa por não impedir o Japão de invadir a Manchúria no norte da China e em seguida a China novamente. A Itália por invadir a Etiópia e depois anexou a Albânia. A Alemanha anexou a Áustria e invadiu a Tchecoslováquia, além dos nazifascistas testarem suas estratégias e seus aviões e armas de fogo na guerra civil espanhola. 
Nesse mesmo momento a França e a Inglaterra investiram em uma política de apaziguamento, que consistia em ceder terras para a Alemanha, para evitar um confronto direto, referendada na Conferência de Munique com a entrega do Sudetos a Alemanha, pois enxergavam em Hitler o mal necessário para combater o perigo comunista da União Soviética. 
Hitler livre para agir invade a Polônia e assina o pacto de não agressão com a União Soviética, a Inglaterra e a França declaram guerra à Alemanha. 
A guerra relâmpago alemã, que consistia no ataque utilizando tanques, aviação e depois com a chegada da infantaria, conquistou rapidamente a Dinamarca, Holanda, Bélgica e França, além de derrotar o exército inglês no território francês. 
Os ingleses desenvolveram o radar e resistiram aos ataques aéreos e os constantes bombardeios, obrigando os nazistas a adiar a invasão. Os alemães voltaram-se para o leste e invadiram a região dos Balcãs. 
 A Alemanha para manter o avanço precisava de petróleo, minerais e cereais soviéticos, para garantir essas necessidades o exército nazista inicia uma invasão a União soviética. 
Os soviéticos utilizam a tática de guerra da “terra arrasada”, conseguindo resistir e atrasar o exército alemão, impondo a primeira derrota e acabando com o mito da invencibilidade nazista. A União Soviética passa da defesa ao ataque e em alguns meses os alemães foram derrotados. 
No Pacífico aumentaram as disputas entre Japão e EUA, o ataque japonês a base militar norte-americana, faz com que esse país entre na guerra e a definir os blocos oponentes, o eixo Alemanha, Itália e Japão e os aliados Inglaterra, EUA, União Soviética e França. 
Os aliados fazem uma contra ofensiva com os Estados Unidos derrotando o Japão, as tropas nazistas são derrotadas no norte da África, eles retomam o Mediterrâneo, a Itália é derrotada. Os aliados desembarcam na Normandia e a Alemanha passa a ser bombardeada pelas duas frentes, o exército Anglo-americano na parte ocidental e o exército russo na parte oriental, Hitler suicida e o exército alemão assina a rendição incondicional. Os japoneses aceitaram se render, mas não era incondicional. Os Estados Unidos lançaram as bombas nucleares e forçaram os japoneses a assinar a rendição incondicional, colocando fim à Segunda Guerra Mundial. 

Responda as questões: 

1 – Descreva as causas que levaram à Segunda Grande Guerra. 

2 – Quais são as características dos regimes totalitários? 

3 – O que as elites passaram a apoiar e o por quê? 

4 – O que decretou o fim da Segunda Guerra Mundial?

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

2º Ano - Ensino Médio - Noturno - Geografia - Os Cenários da Globalização e Fragmentação.

2º Ano Ensino Médio - Compreensão e produção de texto.

1º Ano Ensino Médio - Noturno - Espelho, espelho meu... como eu me vejo?