2º Ano - Ensino Médio - Noturno - Português - Literatura Brasileira e outras Manifestações Culturais.

Geralmente, a sinopse começa com o título, traz também o nome do autor, o tipo de texto e a ideia principal do texto. A sinopse é diferente de uma resenha, por exemplo, pois ela não contém a interpretação e nem opinião da pessoa que escreveu, é formada apenas com a opinião do verdadeiro escritor, muitas vezes parafraseadas. No contexto cinematográfico, uma sinopse é um resumo do argumento do filme em que se reúnem os aspectos essenciais do enredo, sem qualquer referência técnica.

ATIVIDADES

Para continuarmos nossa viagem pelo mundo da leitura e da escrita, vamos aprender conceitos que nos ajudam a entender partes desse todo tão interessante. Sinopse, Resumo, Paráfrase e Spoiler. 
A sinopse é uma espécie de resumo, é mesmo uma síntese de uma obra literária, científica e outras. A sinopse é também chamada de sumário, pois pode ser uma versão mais curta de um texto original, não necessariamente um resumo. O objetivo da sinopse é fazer com que o leitor entenda os pontos principais do texto original, lendo a sinopse de um livro, filme ou evento, e ele é essencial para fazer com que os indivíduos se interessem ou não pelo resto da obra, é uma espécie de chamariz. Uma das principais diferenças entre sinopse e resumo é que a sinopse normalmente é escrita pelo próprio autor do texto ou obra em questão, o que não se verifica na maior parte das vezes no caso do resumo. 

ATIVIDADE 1 - Leia e reflita, depois responda: o trecho abaixo de “Um Apólogo de Machado de Assis” é um resumo, uma sinopse ou uma resenha? Explique sua resposta. 


ATIVIDADE 2 

Para refletir, responder, guardar e apresentar posteriormente na escola suas respostas. 

1 – Qual o título do texto? Por que ele recebeu esse título? Explique com sua palavras. 

2 – O que a agulha falou para o novelo de linha, no texto em destaque, inicialmente? 

3 – Por que houve discussão entre a linha e a agulha, no texto em destaque? 

4 – No texto, qual seria o papel desempenhado pela agulha no Apólogo de Machado? 

5 – No texto em destaque, “A Agulha e a Linha”, qual o papel exercido pela linha? 

6 – O que aconteceu, no texto em destaque, quando a agulha ficou nervosa? 

7 – O que o novelo falou para a agulha no final da história que estamos analisando? 

8 – Qual a grande temática abordada nessa história que é um clássico da literatura brasileira, escrita por um romancista negro que foi além de seu tempo? 

9 – Pesquise no dicionário, ou com pessoas a seu redor, o significado da palavra coso/coser que aparece no texto a “Agulha e a Linha”. 

10 – O que você achou da história? Explore um tema que lhe parece importante a partir da história lida “A Agulha e a Linha”. Se possível, dê exemplos do seu dia a dia.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

2º Ano - Ensino Médio - Noturno - Geografia - Os Cenários da Globalização e Fragmentação.

2º Ano Ensino Médio - Compreensão e produção de texto.

1º Ano Ensino Médio - Noturno - Espelho, espelho meu... como eu me vejo?