2º Ano - Ensino Médio - Noturno - Química - Materiais: Velocidade das TQ.

TEMA: Equilíbrio Químico – Reconhecimento dos fatores que influenciam o equilíbrio químico. 

Conceitos Básicos 

Há dois tipos de equilíbrio: o equilíbrio estático e o equilíbrio dinâmico. Geralmente quando nos dizem que algum objeto ou algum fenômeno entrou em equilíbrio, imaginamos imediatamente que esse objeto ou fenômeno está cercado de forças que se anulam mutuamente e, portanto, ficará parado indefinidamente até sofrer alguma perturbação. Esse conceito primário de equilíbrio refere-se especificamente ao equilíbrio estático, que pode ser aplicado, por exemplo, quando medimos a massa de um objeto utilizando uma balança de dois pratos. Quando os dois pratos estiverem “equilibrados”, um em relação ao outro, saberemos a massa do béquer, pois o “equilíbrio” dos pratos só é atingido quando eles estão suportando massas iguais. 
No equilíbrio dinâmico, o objeto ou fenômeno em estudo está sempre em constante movimento. Existem duas ou mais ações que ocorrem contínua e ininterruptamente. Nesse caso, a situação de equilíbrio é atingida quando as taxas de desenvolvimento dessas ações se igualam. Para entender o que isso significa, podemos fazer a seguinte analogia: imagine o estacionamento de um grande centro de compras no fim de semana que antecede o Natal. As vagas do estacionamento estão todas ocupadas, porém há pessoas que já fizeram compras e estão indo embora, enquanto outras estão chegando e circulando com o carro à procura de uma vaga. À medida que uma pessoa desocupa uma vaga e vai embora, imediatamente outra pessoa estaciona o carro e ocupa a vaga. Essa situação se repete continuamente ao longo de todo o dia. Se for constatado que os dois fenômenos – pessoas indo embora e pessoas chegando – ocorrem com a mesma taxa de desenvolvimento, teremos um exemplo de equilíbrio dinâmico
Muitas reações químicas, em determinadas condições, são reversíveis, ou seja, ao mesmo tempo que os reagentes se transformam nos produtos (reação direta), os produtos se transformam nos reagentes (reação inversa).
Quando as taxas de desenvolvimento das reações direta e inversa se igualam, a reação entra em equilíbrio dinâmico.


Observe na tabela acima que, a partir do instante t4 , a reação entra em equilíbrio dinâmico, ou seja, sob temperatura constante, continua ocorrendo nos dois sentidos com a mesma taxa de desenvolvimento.




ATIVIDADES

Questão 1 - (CEFET-PR) Com relação ao equilíbrio químico, afirma-se: 

I. O equilíbrio químico só pode ser atingido em sistema fechado (onde não há troca de matéria com o meio ambiente). 
II. Num equilíbrio químico, as propriedades macroscópicas do sistema (concentração, densidade, massa e cor) permanecem constantes. 
III. Num equilíbrio químico, as propriedades microscópicas do sistema (colisões entre as moléculas, formação de complexos ativados e transformações de umas substâncias em outras) permanecem em evolução, pois o equilíbrio é dinâmico. 

É (São) correta(s) a(s) afirmação(ões): 
a) Somente I e II. 
b) Somente I e III. 
c) Somente II e III. 
d) Somente I. e) I, II e III.

Questão 3 - (UFRGS) Uma reação química atinge o equilíbrio químico quando: 
a) ocorre simultaneamente nos sentidos direto e inverso. 
b) as velocidades das reações direta e inversa são iguais. 
c) os reagentes são totalmente consumidos. 
d) a temperatura do sistema é igual à do ambiente. 
e) a razão entre as concentrações de reagentes e produtos é unitária. 

Questão 4 -(FATEC) Nas condições ambientes, é exemplo de sistema em estado de equilíbrio uma: 
a) xícara de café bem quente; 
b) garrafa de água mineral gasosa fechada; 
c) chama uniforme de bico de Bunsen; 
d) porção de água fervendo em temperatura constante; 
e) tigela contendo feijão cozido. 

Questão 5 - Em relação a uma reação em equilíbrio químico, assinale a alternativa incorreta: 
a) Não pode ocorrer troca de matéria com o ambiente. 
b) A energia não é introduzida ou removida do sistema. 
c) A soma das quantidades de matéria dos reagentes deve ser igual à soma das quantidades de matéria dos produtos da reação. 
d) As propriedades macroscópicas do sistema não variam com o tempo. 
e) A rapidez é a mesma nos dois sentidos da reação e as concentrações das espécies envolvidas permanecem inalteradas.

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