3º Ano - Ensino Médio - Noturno - Arte - Conhecimento e Expressão em Artes Visuais.

MOVIMENTOS ARTÍSTICOS NA CONTEMPORANEIDADE - FLUXUS 

O fluxus foi um movimento artístico que tinha como objetivo se opor à visão da arte como mercadoria, às galerias e ao individualismo. Além disso, os artistas pertencentes a ele trabalhavam com as várias linguagens artísticas, principalmente as artes visuais e audiovisuais- muitas vezes ao mesmo tempo-, o que tornou esse movimento um marco para o início da arte contemporânea. 
O nome fluxus, palavra originada do latim flux, significa “modificação, escoamento, transformação”. Esse termo foi utilizado inicialmente como título de uma revista criada em 1961, pelo artista lituano George Maciunas (1931-1978) e também para designar suas obras e performances. 
 Em 1963, esse grupo de artistas escreveu um manifesto com frases provocadoras, como “destruam os museus de arte” ou “destruam a cultura séria”, entre outras. Como forte inspiração dadaísta, os artistas desse movimento são considerados pioneiros da arte contemporânea. Eles se apresentavam nos grandes centros urbanos da década de 1960 e 1970 pregando a negação da obra de arte como um objeto raro e valioso, que deveria ficar exposto em um museu. Para eles, a arte tinha de estar nas ruas, nas ações e na interação com o público. 
Em 1978, Maciunas faleceu e os Fluxos chegou ao fim. Apesar de seguir caminhos diferentes, os artistas do Fluxus continuaram ativos. 
Fonte: todas as artes, ed, ática, POUGY, Eliana /VILELA, André, 1 edição, São Paulo.2006.p:120. 

Imagem: arte contemporânea


ATIVIDADES 

A partir da leitura do texto, responda as questões. 

01 – Defina o movimento “fluxus”. 

02 – Qual foi o movimento das vanguardas europeias que inspirou a criação do movimento fluxus? 

03 – De acordo com o texto qual era a mensagem que o grupo fluxus apresentava em seus trabalhos?

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

2º Ano - Ensino Médio - Noturno - Geografia - Os Cenários da Globalização e Fragmentação.

2º Ano Ensino Médio - Compreensão e produção de texto.

1º Ano Ensino Médio - Noturno - Espelho, espelho meu... como eu me vejo?