3º Ano - Ensino Médio - Noturno - Português - Compreensão e Produção de texto e o Contexto de produção, circulação e recepção de textos.

ATIVIDADES

1 – Leia a tirinha abaixo e responda às questões.


a – Para que precisamos lavar as mãos nesse período da vida que estamos levando?
 b – Por que a alimentação é fundamental para evitar a imunidade baixa? 

c – Por que o SUS é importante? Mas, antes, o que significa o SUS? 

d – Por que a pesquisa científica é fundamental nesse momento? 

2 – O gênios são figuras lendárias e existem sempre vinculados a desejos e lâmpadas.


a – O desejo ou anseio por tomar as vacinas, apresentado pela mulher na charge acima, pode ser traduzido por pura preocupação em função do momento que estamos vivendo. Explique com suas palavras o contexto que pode ser depreendido dessa imagem.


b – Diante do que já sabemos sobre as charges, de sua principal característica ser a ironia e utilizar o contexto em diálogo aos elementos visuais, qual poderia ser o título dessa charge? 

c – Por quê? 

Para Saber Mais: O que querem os chargistas? Em acordo aos pressupostos do conceito, charges não são para criticar o governo ou porque alguém é ateu ou bebe, porque não são críticas pessoais. Essa arte é feita com compromisso, responsabilidade, sensibilidade, com muita informação e percepção política. Nesse sentido, o profissional chargista tem que emitir uma opinião, tem que ser contundente e colocar o dedo na ferida e isso só é possível na democracia. Na época da ditadura, havia imagens de colunistas extremamente admiradas que foram censuradas para fazer com que o povo continuasse alienado, sem espaço para criticar e distante de atingir quem era o alvo dessa crítica. Os chargistas desempenham um grande papel na manutenção do ideário de liberdade de expressão.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

2º Ano - Ensino Médio - Noturno - Geografia - Os Cenários da Globalização e Fragmentação.

2º Ano Ensino Médio - Compreensão e produção de texto.

1º Ano Ensino Médio - Noturno - Espelho, espelho meu... como eu me vejo?