PRATICANDO E REFLETINDO SOBRE O TEXTO. 01 – Nesse texto, discorremos um pouco sobre os ideais de beleza sobre o corpo, porém ele ocorre também em arte, temos o hábito de falar que essa ou aquela obra não é bonita. Para você o que é o “belo”? 150 02 – O texto discorre da ideia de que os padrões de beleza impostos pela sociedade não colaboram para o respeito às diversidades. Você considera que a arte contemporânea tenta romper com esses padrões? 03 – Pesquise no texto acima, o que pode acontecer se houvesse um único conceito de beleza e escreva o que você encontrou como resposta. Arte - Conhecimento e Expressão em Artes Visuais.

 O CONCEITO DE BELEZA.  

O que é Padrão de beleza? 
Padrão de beleza é uma expressão usada para caracterizar um modelo de beleza que é considerado “ideal” em uma sociedade. 
O padrão de beleza na História 
Mesmo antes de ter esse nome, os padrões de beleza sempre existiram ao longo da história e se modificaram com o passar tempo. Podemos observar isso, por exemplo, ao reparar como eram roupas, penteados e maquiagens mais usados em uma determinada época. 
Os padrões de beleza também são diferentes em cada país ou região. Na cultura ocidental são diferentes da oriental, por exemplo. Entretanto, independentemente de qual seja o padrão de beleza de uma determinada sociedade, a existência de padrões estéticos considerados ideais faz parte de todas as culturas. 
O padrão de beleza e a mídia 
Fala-se muito sobre o papel da mídia em geral na difusão dos conceitos de padrão de beleza. 
A televisão e o cinema, por exemplo, ajudaram a construir a ideia de um determinado padrão ideal associado à beleza. Já hoje em dia, especialmente as redes sociais, têm muita influência na propagação dos padrões de beleza. 
O reforço de ideias padronizadas sobre o conceito de beleza também é utilizado para fazer a divulgação de produtos ou serviços que são comercializados pela indústria da beleza. 
Uma das principais críticas sobre estes modelos é que a definição de um padrão estético não incentiva o respeito às diferenças. Além disso, também pode dificultar a percepção de que a beleza é um conceito subjetivo, plural e diverso. 
A existência de um único padrão - socialmente aceito e preestabelecido - define que somente um determinado tipo deve considerado esteticamente bonito ou aceitável. 
Além disso, os padrões podem fortalecer a existência de estereótipos, ou seja, ideias estritas a respeito do que é socialmente aceito como bonito. 
As críticas aos padrões também envolvem o questionamento sobre a forma de definição do padrão, já que é uma visão restrita, que não engloba os diferentes tipos de pessoas, cada uma com sua própria beleza. 
Como consequência, é comum que pessoas que não se enquadrem no padrão predeterminado sintam- -se tristes e com baixa autoestima por estarem “fora dos padrões”. 
O conceito de beleza 
As percepções sobre o que é “belo ou feio” são subjetivas e variam de pessoa para pessoa, assim como mudam conforme as culturas, países ou momentos históricos. 
A adoção de um único conceito de beleza, além de ser restritiva, pode reforçar sentimentos de desprezo e preconceito em relação a todas as formas de apresentação estética que sejam diferentes do que foi escolhido e determinado como belo. 
Fonte texto:Padrão de Beleza. Disponível em: .Acesso em 21 de setembro de 2020. 

Imagem: arte contemporânea

ATIVIDADES

PRATICANDO E REFLETINDO SOBRE O TEXTO. 

01 – Nesse texto, discorremos um pouco sobre os ideais de beleza sobre o corpo, porém ele ocorre também em arte, temos o hábito de falar que essa ou aquela obra não é bonita. Para você o que é o “belo”? 

02 – O texto discorre da ideia de que os padrões de beleza impostos pela sociedade não colaboram para o respeito às diversidades. Você considera que a arte contemporânea tenta romper com esses padrões? 

03 – Pesquise no texto acima, o que pode acontecer se houvesse um único conceito de beleza e escreva o que você encontrou como resposta.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

3º Ano - Ensino Médio - Noturno - Sociologia - Modos de produção, trabalho.

2º Ano - Ensino Médio - Noturno - Química - Materiais: Velocidade das TQ.

1º Ano - Ensino Médio - Noturno - Biologia - Biodiversidade.