1º, 2º e 3º Ano - Ensino Médio - Noturno - Educação Física - Jogos e Brincadeiras.
UM LANCE DE SORTE
- Uma visão Filosófica e Sociológica sobre o Jogo de Xadrez.
As regras do xadrez evoluíram de acordo com as mudanças sociais das diversas épocas. “Por isso deve-se falar um pouco da história do jogo”, diz Marcelo. Você pode citar os torneios realizados entre os
grandes mestres capitalistas e socialistas, comuns na década de 70.
. Chaturanga - Acredita-se que o xadrez tenha origem hindu. Seu precursor seria um jogo surgido na
Índia, no século VI a.C., o Chaturanga (quatro armas em sânscrito). Ele era disputado por quatro pessoas, cada uma com oito peças: o rei, o barco, o elefante e quatro soldados. A ordem das jogadas era
definida por lances de dado. “Não havia rainha”, lembra Marcelo. “O que refletia a discriminação sexual
vigente na época”.
. Europa - Com as invasões árabes do século X, o Chaturanga chegou à Itália e ao sul da Espanha. Na
Europa, o jogo passou a ser disputado por somente duas pessoas. A moralista sociedade cristã, que
condenava os jogos de azar, inibiu o uso do dado. No lugar de um dos reis, criou-se uma peça para a rainha. “Tinha ainda pouco valor, andava apenas uma casa em qualquer direção”, conta Marcelo, referindo
ao pequeno destaque dado à figura da mulher nesse período. O Elefante do Chaturanga original era um
animal inexistente na Europa. Assim, deu lugar ao cavalo. O vizir transformou-se em bispo, por influência da igreja e o barco deu lugar à torre, símbolo dos castelos europeus. O roque, jogada em que o rei se
protege usando a torre como anteparo, representa o refúgio dele em seu castelo.
. O poder feminino - No século XIX, a ascensão das rainhas Isabel II (Espanha) e Vitória (Inglaterra) deram força à rainha no xadrez. Hoje a peça se movimenta em quantas casas quiser em qualquer direção,
e é a mais ofensiva do jogo. Mas não ameaça a supremacia do rei. “Ainda somos machistas”, diz Marcelo.
O xeque-mate continua sendo aplicado somente sobre ele.
. O povo no poder - Outra peça que ganhou poder foi o peão. Quando chega à última linha do lado adversário, pode ser trocado por qualquer peça, exceto o rei. A jogada reflete o pensamento liberal dos
séculos XVIII e XIX, segundo o qual qualquer pessoa podia subir na vida, embora jamais chegasse a rei.
. O preconceito - As cores pretas e brancas demonstram a importante influência da sociedade racista
e poderosa com relação à evolução e construção das regras do jogo. “No sorteio aquele que fica com as
peças brancas é quem começa o jogo”. “A rainha branca não começa na casa preta”.
Fonte: Revista Nova Escola - maio de 1998.
ATIVIDADES
01 – O xadrez teve seu início com regras diferentes das dos dias atuais, mas com uma complexidade tão
alta quanto à de agora. Quais as peças utilizadas na origem do xadrez?
02 – No texto, a última das regras se refere às cores preta e branca do xadrez, que correlaciona a uma situação
latente em nossa sociedade atual, o racismo. Mas como percebido, a sociedade influenciou diretamente
nas regras, realizando mudanças reais no jogo bem como na realidade social de sua era. Dê uma sugestão
de alteração da regra referente as cores no xadrez, mas atenção, a mudança deve ser funcional.
03 – Posicione no tabuleiro dois bispos e duas torres, indicando no tabuleiro suas possibilidades de
movimento com linhas e seta, não podendo elas estarem em situação de capturar de ambas as peças.
04 – O xadrez é um jogo dinâmico e conhecido pelos estudantes como um exercício teórico mas a
verdade é que seu conhecimento deve ser extremamente prático. Nesse PET temos 2 desafios
que elevarão suas habilidades no jogo.
Desafio das 7 rainhas
A rainha é uma peça de extrema importância no jogo e o manuseio perfeito dela te fará um jogador acima da média. Posicione no tabuleiro abaixo a partir de uma primeira já posicionada no tabuleiro mais 6
rainhas sem que uma tenha possibilidade de capturar a outra.
Desafio do cavalo
O cavalo é essencial em qualquer estratégia de um bom jogador de xadrez, nesse exercício elevaremos
nossa habilidade de conduzi-lo pelo tabuleiro ao máximo.
Você deve caminhar com o cavalo pelo tabuleiro seguindo as seguintes regras:
• Enumere de forma crescente cada casa que seu cavalo passar, dando sequência ao caminho já iniciado.
• Não poderá repetir uma casa já visitada pelo seu cavalo.
• Seu cavalo deve andar seguindo as regras de movimento da peça no xadrez.
• O desafio estará completo quando seu cavalo passar pelo máximo de casas que você conseguir respeitando as regras. Lembre-se que são 64 casas, então busque o seu limite. Bom jogo!
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