1º, 2º e 3º Ano - Ensino Médio - Noturno - Educação Física - Ginástica.

Explicar a diferença entre ginástica, atividade física e exercícios físicos. 

Os três termos ginástica, atividade física e exercícios físicos são popularmente utilizados quando a pessoa quer indicar que praticou algum esporte, modalidade ou algum exercício com o intuito de melhorar as suas capacidades físicas. Mas há uma distinção muito grande entre eles, a saber: 
GINÁSTICA: é uma forma de exercícios físicos que é classificada em duas modalidades, as competitivas onde existe competição, como nas olimpíadas e também as não competitivas, como as praticadas em academias. A ginástica muitas vezes é procurada para quem quer melhorar o corpo, emagrecer ou até mesmo fortalecer os músculos e também melhorar o aperfeiçoamento mental em forma de relaxar a mente. 
ATIVIDADE FÍSICA: é todo o tipo de movimento produzido pelos músculos, que nos causam um gasto energético acima do que teríamos em repouso. Ou seja, é tudo o que realizamos no dia a dia quando não estamos descansando. Atividades cotidianas como andar do quarto para a sala, limpar a casa, lavar a louça, passear com o cachorro, descer a escada do prédio, brincar com os filhos, levantar para atender o telefone ou cuidar do jardim, podem ser consideradas uma atividade física. 
EXERCÍCIO FÍSICO: é uma sequência sistematizada de movimentos, que são executados de maneira planejada e possuem um objetivo específico. Ela é repetitiva e deve ser feita com a ajuda de um profissional, porque somente ele pode determinar a intensidade ideal, a duração, as cargas e o objetivo de acordo com o perfil e o estado físico da pessoa. 
Conhecendo a diferença entre elas podemos observar no nosso dia a dia onde cada uma se insere e compreender que ao praticar alguma modalidade, na qual a ginástica se insere, estamos fazendo um exercício físico. Sendo assim o que nos move a realizar essa prática é sempre a obtenção de uma melhora de performance, seja ela para competição no caso de um atleta profissional ou na promoção da saúde no caso de um amador, mas em ambos os casos o que trabalhamos em nosso corpo para obter essa melhora são nossa capacidades físicas, que são elas: 
Capacidades motoras: dividida entre força e resistência, que são fundamentalmente determinadas pelos processos biológicos
Capacidades coordenativas: valências que envolvem condução, adaptação e aprendizagem de movimentos, determinadas pelos processos de regulação dos movimentos, fundamentais para atingirmos a máxima eficiência usando o mínimo de esforço na realização de alguma atividade. 
Capacidades mistas: divididas entre velocidade e flexibilidade, recebem essa classificação pois a duas capacidades citadas interagem nestas valências. Velocidade por exemplo é um conjunto de força e coordenação atuando, não sendo possível definir qual das duas seriam mais importantes para obter melhor resultado.

ATIVIDADES 

01 – Agora vamos trabalhar alguns conceitos: 
Na forma competitiva da ginástica temos as modalidades: ginástica acrobática, ginástica rítmica, ginástica artística e ginástica de trampolim. Você já teve a oportunidade de ver ou praticar? Conte sua experiência. (No caso de nunca ter visto ou praticado, conte-nos a que fator atribui o fato de não ter vivido essa experiência)

02 – Vamos fazer um pequeno teste de flexibilidade? 
Consiga uma caixa de papelão com 30 cm de altura; 
Vire a caixa com o fundo para cima (a parte aberta da caixa voltada para baixo); 
No fundo da caixa (parte superior) fixe uma régua de pelo menos 40 cm de modo que a marca dos 23 cm coincida com a linha vertical onde você apoiará os pés. 
Orientação: Você deve estar descalço. Sente-se de frente para a base da caixa, com as pernas estendidas e unidas. Coloque uma das mãos sobre a outra e eleve os braços à vertical. Incline o corpo para frente e alcance com as pontas dos dedos das mãos tão longe quanto possível sobre a régua graduada, sem flexionar os joelhos e sem utilizar movimentos de balanço (insistências).


Anotação: O resultado é medido a partir da posição mais longínqua que você pode alcançar na escala com as pontas dos dedos. Registra-se o melhor resultado entre duas execuções com anotação em uma casa decimal. Anote o resultado e compare na tabela se você se encaixa no nível de flexibilidade relativo a sua idade.


03 – Usain Bolt, recordista mundial dos 100 e 200 m rasos, é considerado um atleta com uma largada ruim. A vantagem que ele adquire sobre seus competidores se apresenta no final da prova onde ele mantém a velocidade enquanto todos começam a desacelerar. Considerando o que você aprendeu no texto sobre as capacidades físicas, a quais delas você atribui o sucesso dele? Justifique sua resposta. 

04 – Ao ler a definição de capacidades coordenativas, em quais tarefas do seu dia a dia você acredita que as mesmas atuam? Cite exemplos e tente associar onde as aulas práticas de educação física poderiam te ajudar. 

05 – Teste de força-resistência (abdominal) 
Material: colchonetes de ginástica e cronômetro. 
Orientação: posicione-se em decúbito dorsal com os joelhos flexionados a 90 graus e com os braços cruzados sobre o tórax. Peça a alguém para fixar os seus pés ao solo. Ao sinal de quem está marcando no cronômetro inicie os movimentos de flexão do tronco até tocar com os cotovelos nas coxas, retornando a posição inicial (não é necessário tocar com a cabeça no colchonete a cada execução). A pessoa que está te ajudando realiza a contagem em voz alta. Você deverá realizar o maior número de repetições completas em 1 minuto. Verifique na tabela se está condizente com sua faixa etária. Esse teste indica de modo geral o grau de sua resistência de força.

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