1º, 2º e 3º Ano - Ensino Médio - Noturno - Projeto de Vida - Valores

ATIVIDADES 

Além das ações voluntárias vistas na aula anterior, existem outras possibilidades de atuação. Dentro da escola, por exemplo, você pode ser um voluntário, sendo um estudante monitor de algum componente curricular que você tenha mais facilidade. Legal, não é? 
Para além da escola, na sua comunidade, bairro, cidade e até mesmo fora do país podem existir muitas Instituições que atuam voluntariamente. É importante que você pesquise e descubra quais são as possibilidades, de acordo com seu perfil e área de interesse. 
Neste momento de pandemia e distanciamento social, existem iniciativas de voluntariado online, você sabia? Tem muita gente se mobilizando para apoiar quem mais está precisando neste momento, seja através de arrecadação de alimentos, roupas, kits de higiene, campanhas de doação de sangue ou até mesmo com demonstrações de carinho e afeto. 
Se tornar um voluntário é um ato de amor, compaixão, justiça, respeito e sobretudo solidariedade. Assumir a responsabilidade de ser um voluntário, exige verdade e compromisso com o outro e esse compromisso deve ser cumprido e honrado

1 – Leia os três textos a seguir e descubra o que eles têm em comum. Escreva suas conclusões nas linhas abaixo do último texto. 

1 Uma gota d’água 
Um dia, um enorme incêndio alastrou-se pela floresta. Todos os animais, vendo as chamas cada vez mais próximas, decidiram salvar-se. Correram até o final da floresta e lá, impressionados e sentindo-se desamparados, ficaram observando o fogo devorar seu lar. Todos os animais, menos um: o beija-flor, que decidiu fazer alguma coisa. Voou até o riacho mais próximo, apanhou uma gota d’água com o bico e levou-a até as chamas. E o beija-flor ia e vinha sem parar, voando entre o riacho e o incêndio, incansável e concentrado em sua tarefa, sem perder a paciência nem a velocidade. Apanhava uma gota e deixava-a cair sobre as labaredas. Enquanto isso, o fogo continuava forte, e os outros animais observavam seus esforços, espantados e incrédulos. “Você é pequeno demais,” diziam eles ao beija-flor. “Você não vai conseguir apagar o fogo. O que é que você acha que está fazendo?” Enquanto se preparava para mais um mergulho, o beija-flor respondeu: “Estou fazendo o melhor que posso!” E isso é o que somos chamados a fazer. Não importa quem somos ou onde estamos, nem quais são nossos recursos. Somos chamados para fazer o melhor que pudermos! 

1 Conto narrado por Wangari Maathai, fundadora do Movimento Cinturão Verde e vencedora do Prêmio Nobel da Paz em 2004. 

2 Um floco de neve 

– Diga-me, quanto pesa um floco de neve? – perguntou um beija-flor a um pombo. 
– Nada – foi a resposta. 
– Então vou contar-lhe uma história – disse o beija-flor. Um dia pousei num galho de pinheiro, pertinho do tronco. Estava começando a nevar. Não era tempestade de neve, era como num sonho, sem nenhuma violência. Como não tinha mais nada para fazer, comecei a contar os flocos de neve enquanto caíam sobre o galho em que eu estava. O número exato foi 3.741.952. Quando o floco seguinte caiu, sem peso, segundo você..., o galho se quebrou. 
E, dizendo isso, o beija-flor partiu. 

(Talvez falte apenas a colaboração de só mais uma pessoa para que a solidariedade abra seu caminho no mundo.) 2 - KAUTER, Kurt apud. FAJARDO, José Carlos García. Manual del Voluntario. Universidad Complutense de Madrid, 2001. 3a edição. p. 107. 

3 Uma gota d’água, um floco de neve... 

Com caixas de papelão que antes eram restos de materiais de lojas e supermercados, uma ONG indiana melhorou a vida escolar de crianças carentes, inventando uma mochila-carteira (Help-Desk) – um objeto que serve de mochila para transportar material escolar e vira carteira para escrever. 
Carregar uma mochila, ter transporte e estudar numa sala de aula com carteiras é um sonho distante para muitas crianças de famílias que ganham menos de um dólar por mais de 10 horas de trabalho por dia. 
Depois de muitas experiências infrutíferas, surgiu a Help-Desk, com a qual as crianças não precisam mais passar horas encurvadas para escrever no chão. Foram beneficiados 10 mil estudantes de 600 escolas. 
Neste momento, o grupo de voluntários e profissionais da ONG, que se chama AARAMBH, está tentando descobrir um jeito de fazer a mochila-carteira coberta com algum material que a proteja da chuva. Enquanto isso, mesmo que a mochila-carteira não dure para sempre, é possível substituí-la a um custo de 20 centavos. 
Você pode ver a mochila-carteira e algumas crianças beneficiadas com essa iniciativa num filme de dois minutos. 

3 WORLDWIDE, DDB. Aarambh: Help Desk. Youtube, 2013. Disponível em: Acesso em: 30 jul. 2020.

a) O que esses três textos têm em comum? E o que eles têm a ver com o tema “Jovem voluntário”? Escreva aqui suas considerações: 

2 – Qualquer pessoa pode ser voluntária, independentemente de sua situação pessoal e de seus motivos. É bom conhecê-los para avaliar se eles são suficientemente fortes para que você assuma um compromisso firme e duradouro com o voluntariado. Partindo disso, qual é o peso de cada um dos itens abaixo em sua decisão de ser um jovem voluntário? Anote ao lado de cada um dos itens um número de 0 a 10 (sendo 0 o menor peso possível, que indica que você sequer considera esse item e 10 o maior peso possível, que indica que ele é de maior importância): 
(Lembre-se: não há respostas certas ou erradas! O objetivo é refletir sobre suas motivações.) 

Altruísmo, filantropia, solidariedade ( ) 
Compromisso político ( ) 
Participação cidadã ( ) 
Motivações religiosas ( ) 
Tempo livre ( ) 
Esquecimento dos problemas pessoais ( ) 
Conhecimento de outras realidades ( ) 
Busca por justiça social ( ) 
Sentimento de culpa ( ) 
Busca por relações humanas ( ) 
Busca por experiência profissional ( ) 
Busca por desafios pessoais ( ) 
Curiosidade ( ) 
Outros (indique abaixo) ( ) 

3 – Pensando em ações de voluntariado, como você acredita que pode atuar de maneira voluntária, durante o período de distanciamento social?

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

2º Ano - Ensino Médio - Noturno - Geografia - Os Cenários da Globalização e Fragmentação.

2º Ano Ensino Médio - Compreensão e produção de texto.

1º Ano Ensino Médio - Noturno - Espelho, espelho meu... como eu me vejo?