1º Ano - Ensino Médio - Noturno - Biologia - Biodiversidade.

TEMA: MEIOSE

MEIOSE 

A meiose é um processo em que uma célula diplóide (2n), após duplicar os cromossomos, sofre duas divisões sucessivas, produzindo quatro células-filhas haplóides (n). A mitose é um processo reducional (R!).


Sabemos que na maioria das espécies o número cromossômico é constante e diploide (2n). Para que isso aconteça, os gametas são haplóides (n) e, pela fecundação, originam zigotos 2n que, por meio de divisões mitóticas, formam organismos diplóides.


Se os gametas fossem diplóides (2n), a fecundação produziria um organismo tetraplóide (4n) e a cada geração sucessiva o número cromossômico duplicaria. 
A meiose envolve duas divisões celulares. A primeira divisão meiótica (Meiose I) é chamada reducional, pois reduz o número de cromossomos de um estado diplóide (2n) para o haploide (n). Nessa etapa ocorre a separação dos pares de cromossomos homólogos, formando duas células haplóides, que apresentam um cromossomo de cada tipo, cada qual com duas cromátides-irmãs. 
A segunda divisão (Meiose II) é chamada equacional e mantém o número haplóide. Nessa etapa as cromátides-irmãs separam-se e surgem quatro células-filhas, que permanecem haplóides, mas dotadas de cromossomos com apenas um filamento (cromátide). 

Meiose I - Separação de cromossomos homólogos 
A meiose I ocorre em fases, como na mitose: prófase I, metáfase I, anáfase I e telófase I. São eventos exclusivos da meiose o pareamento dos cromossomos homólogos e o crossing-over (ou permutação), na prófase I, e a separação dos cromossomos homólogos, na anáfase I.


Meiose II - Separação de cromátides-irmãs 
A meiose II é semelhante a mitose e ocorre em fases prófase II, metáfase II, anáfase II e telófase II. Entre o final da primeira e o início da segunda divisão meiótica, pode haver um intervalo - chamado de intercinese - sem replicação do DNA. os cromossomos das duas células resultantes da primeira divisão ainda estão duplicados, com duas cromátides-irmãs cada um. 


LEITURA COMPLEMENTAR: Recombinação gênica 

Durante a meiose, ocorre o crossing-over ou permutação, uma troca de partes entre cromossomos homólogos, contribuindo para que haja novas combinações gênicas e aumentando a variabilidade das espécies. Vejamos, a seguir, de que maneira o crossing-over origina novas combinações gênicas ou recombinações. Suponha a existência de um organismo que tenha dois genes A e B num cromossomo e dois genes a e b no homólogo. Se não houvesse crossing-over, os gametas, que recebem apenas um dos cromossomos, seriam responsáveis por ta do res de duas combinações gênicas: A e B ou a e b. Com a ocorrência de crossing-over, fenômeno que acontece com os cromossomos já duplicados, formam-se quatro combinações gênicas: AB, Ab, aB e ab,



PARA SABER MAIS... 

Meiose


ATIVIDADES 

01 - No sapo (Bufus vulgaris), o número cromossômico haplóide é igual a 11 (n = 11). Complete o quadro abaixo colocando o número de cromátides existentes nas fases da divisão celular indicadas.


02 - Um grupo de células de mesmo tecido está em processo de divisão. Algumas fases desse processo estão representadas a seguir.


A) Que tipo de divisão celular está ocorrendo? Justifique sua resposta. 

B) Qual a sequência de números indica a ordem em que acontecem as etapas sucessivas no processo de divisão? 

C) Em que etapa(s) está(ão) ocorrendo evento(s) que promovem variabilidade genética? Justifique sua resposta.

03 - Num organismo que apresenta o número haplóide de cromossomos igual a 7 (n = 7), quantas cromátides aparecem nas células que se encontram na metáfase I e na metáfase II da meiose? Por quê?

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

3º Ano - Ensino Médio - Noturno - Sociologia - Modos de produção, trabalho.

2º Ano - Ensino Médio - Noturno - Química - Materiais: Velocidade das TQ.