1º Ano - Ensino Médio - Noturno - Geografia - As geografias do cotidiano.

TEMA: ELEMENTOS E FATORES CLIMÁTICOS

PROJEÇÕES CARTOGRÁFICAS 
A maneira mais adequada de representar a Terra como um todo é por meio de um globo, mas existe uma necessidade de mapas planos para estudar a superfície do planeta. Transformar uma esfera em uma área plana do mapa seria impossível se os cartógrafos não utilizassem uma técnica matemática chamada projeção. 
No entanto, imagine como seria se abríssemos uma esfera e a achatássemos para a forma de um plano. Com isso, as partes da esfera original teriam que ser esticadas, principalmente nas áreas mais próximas aos os pólos, criando grandes deformações de área. Então, para chegar a uma representação mais fiel possível, os cartógrafos desenvolveram vários métodos de projeções cartográficas, ou seja, maneiras de representar um corpo esférico sobre uma superfície plana. 
Projeções cartográficas são sistemas de coordenadas geográficas, constituídos por meridianos (semicírculo imaginário traçado de um polo da Terra a outro) e paralelos (linhas imaginárias paralelas à Linha do Equador), sobre os quais pode ser representada a superfície esférica da Terra. 
Isso quer dizer que a superfície esférica do planeta é, portanto, planificada por meio de desenho, dando origem a um mapa. A construção desse sistema é feita mediante relações matemáticas e geométricas. 
As principais projeções cartográficas mais conhecidas são:

Projeção cilíndrica 
A projeção cilíndrica refere-se à representação da superfície esférica da Terra em um plano utilizando como base um cilindro que envolve todo o globo. Nessa projeção as coordenadas geográficas (paralelos e meridianos) são representadas por linhas retas que se encontram em ângulos retos, como na imagem abaixo.


Há nela conservação da forma, direções e ângulos, mas a proporção da superfície é distorcida. É comum escolher esse tipo de projeção para mapas-múndi. À medida que se aproxima dos polos, as deformações aumentam, sendo assim, as regiões polares são normalmente exageradas em sua apresentação. 

Projeção cônica 
A projeção cônica refere-se à representação da superfície esférica da Terra projetada sobre um cone. As coordenadas geográficas originam-se de um único ponto. Os meridianos convergem para as regiões polares e os paralelos formam arcos concêntricos. As áreas que se encontram mais afastadas do paralelo, em contato com o cone, apresentam maiores deformações. Normalmente esse tipo de projeção é utilizado para representar regiões de latitudes intermediárias. Veja o exemplo abaixo.



Projeção azimutal 
A projeção azimutal, também chamada de projeção plana, refere-se à representação da superfície esférica da Terra sobre uma superfície plana tocante ao globo. As coordenadas geográficas nesse tipo de projeção formam círculos concêntricos. É utilizada para representar qualquer ponto da Terra, sendo mais comum a representação das regiões polares, ou seja, áreas menores do globo. É classificada em três tipos: polar, equatorial e oblíqua. Veja o exemplo abaixo

PARA SABER MAIS – Aula Projeções cartográficas| Plana, Cônica e Cilíndrica


ATIVIDADES

01 – O que são projeções cartográficas e qual a sua importância? 

02 - Quais são as características das projeções cônicas? Para qual tipo de finalidade elas são geralmente usadas?

03 - Quais são as características das projeções cilíndricas? Para qual tipo de finalidade elas são geralmente usadas? 

04 - Quais são as características das projeções azimutais? Para qual tipo de finalidade elas são geralmente usadas? 

05 - Projeções cartográficas são o conjunto de operações que permitem representar, no plano, através de paralelos e meridianos, os fenômenos que estão dispostos na superfície da Terra. Observe as projeções abaixo. 

Assinale a alternativa que identifica, correta e respectivamente, as projeções.




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

2º Ano - Ensino Médio - Noturno - Geografia - Os Cenários da Globalização e Fragmentação.

2º Ano Ensino Médio - Compreensão e produção de texto.

1º Ano Ensino Médio - Noturno - Espelho, espelho meu... como eu me vejo?