1º Ano - Ensino Médio - Noturno - História - Mundo contemporâneo, República e modernidade, Cidadania e democracia: de 1930 aos dias atuais.
TEMA: A construção de direitos no Brasil
FIQUE POR DENTRO DOS CONCEITOS...
Racismo – é o preconceito ou discriminação baseada em diferenças biológicas entre os povos.
Xenofobia – consiste no medo ou aversão em relação aos estrangeiros.
Discriminação – Ato de segregar ou de não aceitar uma pessoa ou um grupo de pessoas por conta da
cor da pele, do sexo, da idade, credo religioso, trabalho, convicção política entre outros.
Preconceito – sentimento hostil, assumido em consequência da generalização apressada de uma experiência pessoal ou imposta pelo meio; intolerância.
ATIVIDADES
Leia o texto abaixo e responda as questões:
A DESIGUALDADE NA CONSTRUÇÃO DA HISTÓRIA BRASILEIRA
A população brasileira, durante a colonização, apresentava ausência de direitos pelo Estado, onde não
era garantido acesso à educação, devido à falta de escolas, o que dificultava a integração nacional, cultural e a formação da identidade do povo brasileiro.
É importante salientar, que os escravos libertos, ou alforriados, não conseguiam trabalho. Não eram
tratados como cidadãos no pós abolição. A pobreza, a violência, o desemprego e baixos salários, afetam mais os negros que os brancos no Brasil, devido a essas questões históricas.
Os brasileiros diante da falta de direitos, das desigualdades, do direito à vida, a liberdade, tinham dificuldade em se reconhecer como membros de uma sociedade unida por laços culturais. Com o desenvolvimento do país, aumentaram as complexidades sociais, e consequentemente, as desigualdades e
as dificuldades entre a população.
O desenvolvimento tecnológico ligado a tecnologia da informação, gerou drásticas mudanças no mundo do trabalho. A Robotização e a Inteligência Artificial além de acelerar a produção e dinamizar o terceiro setor (serviços), colocou o trabalho humano em uma posição secundária, pois esse tipo de mão de
obra é cada vez mais substituível.
A concentração de riquezas acentuada pelo capitalismo financeiro, intensifica e agrava os problemas
de desigualdades sociais no mundo, como a fome, o desemprego estrutural, a crise ambiental, econômica e política, a xenofobia e o racismo.
A globalização nas últimas décadas promoveu fortes interligações econômicas e culturais e trouxe consequências, como, o aumento das desigualdades e crises econômicas.
A riqueza está concentrada nas mãos de pequenos grupos, cada vez menores e mais ricos, e que multiplicam o capital na maior parte sem estabelecer relações de emprego no mundo do trabalho produtivo.
Essa situação traz polarizações sociais, culturais, conflitos, perseguições políticas e religiosas, guerras, xenofobia, racismo e a intensificação de crises políticas, econômicas e sociais.
Diante de tanta discrepância social no Brasil, se fez necessário a criação de políticas afirmativas, com
os objetivos de eliminar desigualdades historicamente acumuladas, garantir a igualdade de oportunidades e tratamento, compensar perdas provocadas pela discriminação e marginalização dos grupos
sociais excluídos como os índios, as mulheres, os negros, os homossexuais e os mais pobres.
Um bom exemplo de legislação é o Estatuto da Igualdade Racial, lei especial do Brasil, promulgada
em 2010, conjunto de regras e princípios jurídicos que visam a coibir a discriminação racial e a estabelecer políticas para diminuir a desigualdade social existente entre os diferentes grupos raciais.
01 – “A estimativa do Banco Mundial é que cerca de 5,4 milhões de brasileiros atinjam a extrema pobreza,
chegando ao total de 14,7 milhões de pessoas até o fim de 2020, ou 7% da população.”
(Brasil de Fato, São Paulo 23/06/2020)
Os momentos de crise como a pandemia causada pelo Coronavírus atingem de modo mais evidente aos
mais pobres. Um dos fatores indicativos para definir a pobreza extrema está relacionado com a segurança alimentar. O indicador de segurança alimentar é referente ao (à):
A) segurança nos transportes de insumos agrícolas.
B) acesso físico e econômico à alimentação saudável e adequada.
C) condições para a reabertura do comércio de alimentos.
D) limpeza de produtos comprados em mercados para a eliminação do coronavírus.
02 - De acordo com o texto, quais as causas da desigualdade social no Brasil?
03 - O que é e para que serve o Estatuto da Igualdade Racial?
04 - Analise o gráfico:
O gráfico demonstra um forte desequilíbrio entre os salários recebidos por homens e mulheres. O mesmo estudo ainda afirma que apesar das mulheres ganharem menos que os homens trabalham mais:
54,4 horas semanais, contra 51,4, dos homens.
Segundo o IBGE, essa diferença se deve a dois fatores principais:
1 - A responsabilização das mulheres sobre o trabalho doméstico que as obrigam a assumir empregos
com horários mais flexíveis para que possam conciliar as tarefas.
2 - O preconceito contra a mulher refletido nas contratações para cargos de chefia e gerência.
Esses estudos evidenciam que no Brasil ainda há uma forte desigualdade:
A) de gênero
B) religiosa
C) racial
D) jurídica
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