1º e 3º Ano - Ensino Médio - Noturno - Projeto de Vida - Valores.

Caro estudante, 
Nas aulas passadas você refletiu sobre como uma das características de um Jovem Protagonista, a solidariedade, é tão importante para todo ser humano e sobre como é possível contribuir na construção de um mundo mais solidário. 
Ainda sobre este assunto, tão necessário para o mundo no qual todos vivem, você vai continuar a pensar sobre como pode ajudar outras pessoas e como motivar mais gente a também fazer parte da transformação do mundo. Desejar a mudança do mundo não é suficiente, tampouco ficar de braços cruzados esperando que algo aconteça. É preciso muito mais do que a vontade de ver a transformação, é preciso fazer parte dela. A mudança precisa começar em cada uma das pessoas. É como o Mahatma Gandhi falou: “Seja a mudança que você quer ver no mundo”. Não dá para esperar que as outras pessoas mudem, comece a agir e a fazer a diferença dentro de você! 
Nesta aula você vai ver como a solidariedade pode se transformar em ações muito legais e que qualquer pessoa pode fazer parte delas a partir do Voluntariado. 
Bons estudos!

ATIVIDADES 

1 – Você sabe o que é um voluntário? Defina com suas palavras. 

2 – Você já foi voluntário ou viu alguma ação de voluntariado na sua escola ou comunidade? Cite como foi a ação. 

Ser voluntário é doar tempo em uma atividade que não é remunerada financeiramente, porém traz muitos benefícios, como o aprendizado e a sensação de fazer a diferença na vida de pessoas e no mundo, de modo geral. É também uma oportunidade de crescer e atuar como cidadão, sendo agente de transformação da sociedade. 
Quando uma pessoa atua de fato na sociedade, ganha voz, aprende com as outras pessoas e não vira um mero expectador do que acontece no mundo. 
É necessário fazer e se sentir parte das transformações
A cada ação que um voluntário executa, ele tem a chance de aprender muitas coisas novas, adquirir habilidades e competências que talvez nunca tenha pensado em aprender antes. O voluntariado pode ajudar as pessoas a descobrirem uma causa pela qual elas desejam lutar e trabalhar. Muitas pessoas passam a encontrar sentido e significado para suas vidas a partir de ações desenvolvidas voluntariamente. Muito legal, não é? 
Sabe aquela frase que muitas vezes as pessoas falam: “Fazer o bem sem olhar a quem!” Pois é, é bem por aí. Quando se é voluntário, nem sempre você sabe quais serão as pessoas que receberão a sua ação. São pessoas que talvez você nunca tenha visto na vida, mas que com certeza, serão gratas a você, pelo que você fizer. Ser voluntário é viver uma experiência única! O trabalho voluntário é uma forma de viver valores, compreender o entorno social e nele agir, passar da intenção à ação no âmbito da solidariedade, pôr em prática o que sabe e é capaz de fazer, conviver e dialogar como cidadão responsável.

3 – O voluntariado passou por muitas mudanças ao longo dos anos. Leia o quadro a seguir e reflita sobre as principais modificações:



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

3º Ano - Ensino Médio - Noturno - Sociologia - Modos de produção, trabalho.

2º Ano - Ensino Médio - Noturno - Química - Materiais: Velocidade das TQ.

1º Ano - Ensino Médio - Noturno - Biologia - Biodiversidade.