1º Ano - Ensino Médio - Noturno - Sociologia - A Sociologia e a relação entre o indivíduo e a sociedade.
O CONCEITO DE FATO SOCIAL E A EXPLICAÇÃO DA RELAÇÃO ENTRE INDIVÍDUO E SOCIEDADE
Helder Augusto Ferreira Rocha
A busca pelo agente principal dos fenômenos sociais (a sociedade ou o indivíduo) é, na verdade, o movimento da ciência sociológica na procura de seu objeto de estudo. Sendo assim, esse estudo foi estabelecido e sistematizado em um primeiro momento pelo sociólogo francês Émile Durkheim (1858 - 1917).
Para Durkheim, a principal preocupação da sociologia é o estudo dos fatos sociais, e estes deveriam ser
examinados. Ele acreditava que as sociedades têm uma realidade própria, ou seja, a sociedade é mais
do que simplesmente as ações e os interesses de seus membros individuais. Ainda segundo Durkheim,
os fatos sociais são meios de agir, pensar ou sentir que são externos aos indivíduos e têm sua própria
realidade fora das vidas e das percepções individuais.
Por fatos sociais compreende-se o conjunto de normas e regras coletivas que orientam e condicionam
a ação individual. São identificados por três características principais: são exteriores aos indivíduos
(existem independentemente de sua vontade ou reflexão), coercitivos (impõe penalidades àqueles que
não cumprem suas normas) e gerais (presentes no conjunto de determinada sociedade).
Os fatos sociais podem forçar a ação humana numa diversidade de formas, indo da punição absoluta
(em caso de crime), à rejeição social (quando se tem um comportamento não aceito) ou a simples incompreensão (quando se usa inapropriadamente a língua).
Para compreender melhor esse conceito, podemos pensar na lei, que são normas, que uma vez em
vigor passam a valer independentemente da vontade individual. Todos têm que cumprir, mesmo que
alguém não concorde (exterioridade), quem descumpre pode sofrer punição prevista (coercitividade), e
ao mesmo tempo serve de orientação a toda uma população (generalidade);
Dessa forma, pode-se notar diversos fatos sociais em nosso dia-a-dia. A maneira como agimos nos
diversos ambientes, o modo como falamos, a forma como nos vestimos, entre outros. Esses comportamentos, ainda que pareçam ou sejam tidos como escolhas individuais, são estabelecidos socialmente.
Sistema educacional – um exemplo de fato social
Ordem, função, coesão e anomia: o diagnóstico de Durkheim para os conflitos sociais
Você já pensou na sociedade como uma grande máquina ou organismo vivo? Já pensou que todos podem estar “ligados”, exercendo um papel que contribui para o funcionamento dessa grande máquina?
Pois bem, Durkheim também tratou desse tema, em uma perspectiva sociológica: a questão da ordem
e da função. Assim, a sociedade seguiria uma ordem que direciona as partes (pessoas), conforme funções específicas que trabalham para sua manutenção, andamento e aperfeiçoamento.
Então, haveria uma ordem na disposição das peças para que a máquina realizasse sua função, e esse
funcionamento só é ativado quando os elementos que constituem a sociedade estão unidos, coesos.
Dessa forma, a questão da ordem só é compreendida com base no conceito de coesão social, onde
cada elemento atua de modo que os demais também cumpram seu papel, e todos juntos formem um
organismo maior, então dizemos que são solidários uns aos outros e ao todo. Pensemos na seguinte situação. Essa máquina seria a sociedade, e nós as peças dessa máquina. Cada um de nós tem um papel,
que se não cumprido, prejudica o funcionamento da sociedade. Se um de nós tem comportamentos
que não contribuem para esse bom funcionamento, por exemplo, ação criminosa, corrupta, de apatia
social, isso prejudicará o bom funcionamento da sociedade.
A ordem social é compreendida através da ideia de coesão social, resultante da ação solidária das partes, a solidariedade social, explicada pelos laços que unem os indivíduos à coletividade. Esses laços
podem ser construídos através das semelhanças entre as consciências individuais, dando origem à solidariedade mecânica, ou pela interdependência entre os indivíduos, que gera solidariedade orgânica.
A solidariedade social só é mantida quando os indivíduos são integrados com sucesso em grupos sociais e regulados por uma diversidade de valores compartilhados. Para Durkheim, instituições sociais
como a religião, a escola e a família, por exemplo, são elementos fundamentais na construção da solidariedade social. Por outro lado, as manifestações de insatisfação de trabalhadores, as revoltas e as taxas
elevadas de criminalidade são exemplos de desvios dos padrões que definem uma vida social saudável,
um processo de interrupção da solidariedade a que ele chamou de anomia (ausência de regras).
Anomia é a ausência ou redução da capacidade da sociedade de regular a conduta dos indivíduos, sendo um problema a ser solucionado, sob a pena de causar risco à coesão social e levar a sociedade ao
caos. O exemplo citado acima, das altas taxas de criminalidade, compromete o bom funcionamento da
sociedade.
Nesta segunda semana de leitura, podemos perceber que há uma relação direta entre o indivíduo e a
sociedade, através do conceito de fato social apresentado por Durkheim. Podemos ver que independente da consciência do indivíduo, ele age em conformidade ao que determinada sociedade espera.
E para que uma sociedade se mantenha em funcionamento é necessário uma coesão social, que é resultante da solidariedade social. Na próxima semana, abriremos um espaço para falar sobre o suicídio,
também na perspectiva de Durkheim e traremos também uma abordagem da área da saúde. Agora,
vamos novamente dedicar um tempo para realizar as atividades.
ATIVIDADES
01 – (UERR 2018) - Para Émile Durkheim, os fatos sociais são o objeto da sociologia por moldar o
comportamento dos indivíduos em sociedade. De acordo com sociólogo francês, os fatos sociais
têm como características:
A) generalidade, exterioridade e solidariedade.
B) coercitividade, positividade e exterioridade.
C) generalidade, coercitividade e exterioridade.
D) naturalidade, coercitividade e generalidade.
E) interioridade, solidariedade e naturalidade.
02 – (CONSULPLAN 2019)
Uma das importantes contribuições de Émile Durkheim foi sua teoria sobre o fato social. Buscando
uma relação entre o diálogo apresentado na tirinha e o conceito de fato social, é correto afirmar que o
diálogo apresentado na tirinha:
A) se relaciona com o fato social porque, apesar da filha querer expressar sua individualidade,
ela acaba agindo como todo mundo e, segundo a definição de Durkheim, fato social seria toda
maneira de agir, pensar e sentir exterior ao indivíduo, dotada de um poder de coerção.
B) não se relaciona com o fato social porque, apesar da filha querer expressar sua individualidade, ela acaba agindo como todo mundo e, segundo a definição de Durkheim, fato social seria
toda maneira de agir, pensar e sentir exterior ao indivíduo, dotada de um poder de coerção.
C) se relaciona com o fato social porque, apesar da filha querer expressar sua individualidade, ela
acaba agindo como todo mundo e, segundo a definição de Durkheim, fato social seria o somatório dos indivíduos vivos que a compõem ou de uma mera justaposição de suas consciências.
D) se relaciona com o fato social porque a filha pretende agir a partir da sua individualidade e,
segundo a definição de Durkheim, fato social seria toda maneira de fazer ou de pensar, reconhecível pela particularidade de ser suscetível de exercer influência coercitiva sobre as consciências particulares.
03 – (UERR - 2018) - “Em Roraima, a morte violenta de jovens entre 15 e 29 anos teve um aumento de
83,3% no período apontado na pesquisa. Ao todo, 42 pessoas dessa faixa etária foram mortas em
2005 no Estado, enquanto que, em 2015, subiu para 77. Já a taxa de homicídios para a faixa etária
entre 15 e 29 anos por 100 mil habitantes passou de 35,4, em 2005, para 51,9, em 2015, um aumento
de 46,5% no período” (FBV, 30/03/18).
De acordo com a sociologia de Émile Durkheim, esse quadro social verificado em Roraima caracteriza
uma situação de:
A) Função social.
B) Anomalia social.
C) Ação social.
D) Anomia.
E) Entropia.
04 – (FCC – 2015) - (...) consistem em maneiras de agir, de pensar e de sentir, exteriores ao indivíduo, e que
são dotadas de um poder de coerção em virtude do qual (...) se impõem a ele”, além de ser “geral na
extensão de uma sociedade dada”.
(As regras do método sociológico. 2. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1999, p. 3; 13)
O conceito de Émile Durkheim (1858-1917) que corresponde ao enunciado acima é:
A) Regras sociais.
B) Patologias sociais.
C) Fatos sociais.
D) Tipos sociais.
E) Estruturas sociais.
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