1º Ano - Ensino Médio - Noturno - Sociologia - A Sociologia e a relação entre o indivíduo e a sociedade.

O CONCEITO DE FATO SOCIAL E A EXPLICAÇÃO DA RELAÇÃO ENTRE INDIVÍDUO E SOCIEDADE 
Helder Augusto Ferreira Rocha 

A busca pelo agente principal dos fenômenos sociais (a sociedade ou o indivíduo) é, na verdade, o movimento da ciência sociológica na procura de seu objeto de estudo. Sendo assim, esse estudo foi estabelecido e sistematizado em um primeiro momento pelo sociólogo francês Émile Durkheim (1858 - 1917). 
Para Durkheim, a principal preocupação da sociologia é o estudo dos fatos sociais, e estes deveriam ser examinados. Ele acreditava que as sociedades têm uma realidade própria, ou seja, a sociedade é mais do que simplesmente as ações e os interesses de seus membros individuais. Ainda segundo Durkheim, os fatos sociais são meios de agir, pensar ou sentir que são externos aos indivíduos e têm sua própria realidade fora das vidas e das percepções individuais. 
Por fatos sociais compreende-se o conjunto de normas e regras coletivas que orientam e condicionam a ação individual. São identificados por três características principais: são exteriores aos indivíduos (existem independentemente de sua vontade ou reflexão), coercitivos (impõe penalidades àqueles que não cumprem suas normas) e gerais (presentes no conjunto de determinada sociedade). 
Os fatos sociais podem forçar a ação humana numa diversidade de formas, indo da punição absoluta (em caso de crime), à rejeição social (quando se tem um comportamento não aceito) ou a simples incompreensão (quando se usa inapropriadamente a língua). 
Para compreender melhor esse conceito, podemos pensar na lei, que são normas, que uma vez em vigor passam a valer independentemente da vontade individual. Todos têm que cumprir, mesmo que alguém não concorde (exterioridade), quem descumpre pode sofrer punição prevista (coercitividade), e ao mesmo tempo serve de orientação a toda uma população (generalidade); 
Dessa forma, pode-se notar diversos fatos sociais em nosso dia-a-dia. A maneira como agimos nos diversos ambientes, o modo como falamos, a forma como nos vestimos, entre outros. Esses comportamentos, ainda que pareçam ou sejam tidos como escolhas individuais, são estabelecidos socialmente.

Sistema educacional – um exemplo de fato social

 

Ordem, função, coesão e anomia: o diagnóstico de Durkheim para os conflitos sociais 

Você já pensou na sociedade como uma grande máquina ou organismo vivo? Já pensou que todos podem estar “ligados”, exercendo um papel que contribui para o funcionamento dessa grande máquina? Pois bem, Durkheim também tratou desse tema, em uma perspectiva sociológica: a questão da ordem e da função. Assim, a sociedade seguiria uma ordem que direciona as partes (pessoas), conforme funções específicas que trabalham para sua manutenção, andamento e aperfeiçoamento. 
Então, haveria uma ordem na disposição das peças para que a máquina realizasse sua função, e esse funcionamento só é ativado quando os elementos que constituem a sociedade estão unidos, coesos. Dessa forma, a questão da ordem só é compreendida com base no conceito de coesão social, onde cada elemento atua de modo que os demais também cumpram seu papel, e todos juntos formem um organismo maior, então dizemos que são solidários uns aos outros e ao todo. Pensemos na seguinte situação. Essa máquina seria a sociedade, e nós as peças dessa máquina. Cada um de nós tem um papel, que se não cumprido, prejudica o funcionamento da sociedade. Se um de nós tem comportamentos que não contribuem para esse bom funcionamento, por exemplo, ação criminosa, corrupta, de apatia social, isso prejudicará o bom funcionamento da sociedade. 
A ordem social é compreendida através da ideia de coesão social, resultante da ação solidária das partes, a solidariedade social, explicada pelos laços que unem os indivíduos à coletividade. Esses laços podem ser construídos através das semelhanças entre as consciências individuais, dando origem à solidariedade mecânica, ou pela interdependência entre os indivíduos, que gera solidariedade orgânica
A solidariedade social só é mantida quando os indivíduos são integrados com sucesso em grupos sociais e regulados por uma diversidade de valores compartilhados. Para Durkheim, instituições sociais como a religião, a escola e a família, por exemplo, são elementos fundamentais na construção da solidariedade social. Por outro lado, as manifestações de insatisfação de trabalhadores, as revoltas e as taxas elevadas de criminalidade são exemplos de desvios dos padrões que definem uma vida social saudável, um processo de interrupção da solidariedade a que ele chamou de anomia (ausência de regras). 
Anomia é a ausência ou redução da capacidade da sociedade de regular a conduta dos indivíduos, sendo um problema a ser solucionado, sob a pena de causar risco à coesão social e levar a sociedade ao caos. O exemplo citado acima, das altas taxas de criminalidade, compromete o bom funcionamento da sociedade. 
Nesta segunda semana de leitura, podemos perceber que há uma relação direta entre o indivíduo e a sociedade, através do conceito de fato social apresentado por Durkheim. Podemos ver que independente da consciência do indivíduo, ele age em conformidade ao que determinada sociedade espera. E para que uma sociedade se mantenha em funcionamento é necessário uma coesão social, que é resultante da solidariedade social. Na próxima semana, abriremos um espaço para falar sobre o suicídio, também na perspectiva de Durkheim e traremos também uma abordagem da área da saúde. Agora, vamos novamente dedicar um tempo para realizar as atividades. 

ATIVIDADES 

01 – (UERR 2018) - Para Émile Durkheim, os fatos sociais são o objeto da sociologia por moldar o comportamento dos indivíduos em sociedade. De acordo com sociólogo francês, os fatos sociais têm como características: 
A) generalidade, exterioridade e solidariedade. 
B) coercitividade, positividade e exterioridade. 
C) generalidade, coercitividade e exterioridade. 
D) naturalidade, coercitividade e generalidade. 
E) interioridade, solidariedade e naturalidade. 

02 – (CONSULPLAN 2019)


Uma das importantes contribuições de Émile Durkheim foi sua teoria sobre o fato social. Buscando uma relação entre o diálogo apresentado na tirinha e o conceito de fato social, é correto afirmar que o diálogo apresentado na tirinha: 
A) se relaciona com o fato social porque, apesar da filha querer expressar sua individualidade, ela acaba agindo como todo mundo e, segundo a definição de Durkheim, fato social seria toda maneira de agir, pensar e sentir exterior ao indivíduo, dotada de um poder de coerção. 
B) não se relaciona com o fato social porque, apesar da filha querer expressar sua individualidade, ela acaba agindo como todo mundo e, segundo a definição de Durkheim, fato social seria toda maneira de agir, pensar e sentir exterior ao indivíduo, dotada de um poder de coerção. 
C) se relaciona com o fato social porque, apesar da filha querer expressar sua individualidade, ela acaba agindo como todo mundo e, segundo a definição de Durkheim, fato social seria o somatório dos indivíduos vivos que a compõem ou de uma mera justaposição de suas consciências. 
D) se relaciona com o fato social porque a filha pretende agir a partir da sua individualidade e, segundo a definição de Durkheim, fato social seria toda maneira de fazer ou de pensar, reconhecível pela particularidade de ser suscetível de exercer influência coercitiva sobre as consciências particulares. 

03 – (UERR - 2018) - “Em Roraima, a morte violenta de jovens entre 15 e 29 anos teve um aumento de 83,3% no período apontado na pesquisa. Ao todo, 42 pessoas dessa faixa etária foram mortas em 2005 no Estado, enquanto que, em 2015, subiu para 77. Já a taxa de homicídios para a faixa etária entre 15 e 29 anos por 100 mil habitantes passou de 35,4, em 2005, para 51,9, em 2015, um aumento de 46,5% no período” (FBV, 30/03/18). 
De acordo com a sociologia de Émile Durkheim, esse quadro social verificado em Roraima caracteriza uma situação de: 
A) Função social. 
B) Anomalia social. 
C) Ação social. 
D) Anomia. 
E) Entropia.

04 – (FCC – 2015) - (...) consistem em maneiras de agir, de pensar e de sentir, exteriores ao indivíduo, e que são dotadas de um poder de coerção em virtude do qual (...) se impõem a ele”, além de ser “geral na extensão de uma sociedade dada”. 
(As regras do método sociológico. 2. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1999, p. 3; 13) 
O conceito de Émile Durkheim (1858-1917) que corresponde ao enunciado acima é: 
A) Regras sociais. 
B) Patologias sociais. 
C) Fatos sociais. 
D) Tipos sociais.
E) Estruturas sociais. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

3º Ano - Ensino Médio - Noturno - Sociologia - Modos de produção, trabalho.

2º Ano - Ensino Médio - Noturno - Química - Materiais: Velocidade das TQ.

1º Ano - Ensino Médio - Noturno - Biologia - Biodiversidade.