2º Ano - Ensino Médio - Noturno - Filosofia - Conhecimento e Poder.
Paulo Freire
“Se a educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela tampouco a sociedade muda.”
Educador brasileiro reconhecido por sua contribuição para a história das ideias pedagógicas no Brasil
e América Latina, especialmente no que diz respeito aos processos de alfabetização e Educação de
Jovens e Adultos, Paulo Freire (1921-1997) defendia uma educação preocupada com os problemas de
nosso tempo e com o desenvolvimento da consciência crítica. Seu método, desenvolvido na década de
1960 como estratégia para a alfabetização de adultos e popularmente conhecido como “Método Paulo
Freire”, possui fundamentação humanista ao vislumbrar na educação um ato criador, a medida em que
proporciona ao indivíduo autonomia, consciência crítica e capacidade de decisão.
O próprio Paulo Freire considerava sua metodologia um método de aprender e não propriamente de ensinar, portanto muito mais próxima a uma Teoria do Conhecimento do que uma metodologia de ensino
propriamente dita. Como tal, os princípios ético-metodológicos de sua teoria eram constituídos com
base no respeito pelo educando e na conquista da autonomia, tendo o dialogicidade como fio condutor
do processo de ensino-aprendizagem.
Em decorrência desses pressupostos, de acordo com o Método Paulo Freire o processo educativo ocorre e está centrado na mediação educador-educando. Ao educador cabe mostrar ao educando que ele
traz consigo uma gama de conhecimentos oriundos de suas experiências e ao educador é incumbida
a tarefa de auxiliar na organização desses conhecimentos, relacionando os saberes trazidos pelo educando com os saberes escolares. Assim, o aluno/educando melhora progressivamente sua autoestima, conseguindo participar mais ativamente do processo de aprendizagem; consequentemente, maior
será a autonomia e maior será também a perspectiva de participação ativa na sociedade.
O trabalho pedagógico baseado nesse método parte de uma investigação temática para verificação
do universo vocabular do aluno e dos modos de vida e costumes da região, com o objetivo de perceber
como o aluno sente sua realidade. A partir deste levantamento é definido um tema gerador geral e demais tematizações a serem trabalhadas através de ilustrações que representem aspectos da realidade
concreta dos alunos a fim de suscitar debates que levem a problematização das situações vividas. Paralelamente a essas etapas são trabalhados pelo professor as dificuldades fonéticas sendo que, desta
forma, o processo de construção e significação de palavras, leitura e escrita ocorrem simultaneamente.
Ao trabalhar a aprendizagem dessa maneira, o método inova ao promover a horizontalidade na relação
educador-educando, a valorização da sua cultura e da sua oralidade. Partindo dos princípios de que o
educando é sujeito da própria aprendizagem e de quando ele chega à escola já possui um conhecimento
de sua língua e de sua cultura, promove uma aprendizagem que ocorre coletivamente e se dá no conflito
entre o conhecimento antigo e o novo conhecimento.
Portanto, na visão de Paulo Freire a educação deve ser capaz de promover a autoconfiança e toda ação
educativa deve ser um ato contínuo de recriação e de resignificação de significados enquanto condição
de possibilidade para uma educação conscientizadora e libertadora, dentro de uma perspectiva contínua de diálogo e reflexão sobre a ação com o objetivo de ampliar a visão de mundo e a participação ativa
do indivíduo em todas as esferas da vida em sociedade.
Fonte: Disponível em: . Acesso em 30 setembro de 2020.
I) Qualidades nas quais você Sobressai.
II) Disciplinas normais do seu quadro de estudos na escola.
III) Nota da disciplina (1 a 5) sendo 5 a mais importante e 1 aquela que apenas complementa o seu
conhecimento, relacionado ao quadro A.
04 – Com base nos resultados da atividade anterior, pesquise quais graduações estão associadas aos
maiores valores das disciplinas apresentadas.

Comentários
Postar um comentário