2º Ano - Ensino Médio - Noturno - Física - Luz, Som e Calor.

TERMÔMETROS 

Os termômetros são medidores térmicos que indicam a temperatura de um corpo. O primeiro termômetro foi inventado por Galileu em 1602, outro modelo que foi utilizado por muito tempo é o termômetro de mercúrio retido em um tubo de vidro e que reage de maneira proporcional à variação de temperatura. 
A sensação térmica produzida pelos sentidos humanos não nos informa exatamente qual temperatura, ou seja, o grau de agitação das moléculas de um corpo. O princípio de funcionamento do termômetro baseia-se no equilíbrio térmico, a vibração de um material se transfere para o outro e é necessário aguardar um intervalo de tempo para que os materiais entrem em equilíbrio e o termômetro esteja na mesma temperatura do corpo que se quer conhecer a temperatura. A energia transferida no processo de equilíbrio térmico é o calor. A maioria dos termômetros medem a temperatura por meio da dilatação ou contração que um material sofre ao entrar em equilíbrio térmico com um corpo que se deseja conhecer a temperatura. Essa dilatação ou contração do material ao ser aquecido ou resfriado é associada à uma escala de valores de temperatura. Três escalas são as mais utilizadas, escala Celsius, Fahrenheit e Kelvin. 

ESCALA CELSIUS 

A escala Celsius, mais usada no Brasil, utiliza os pontos de fusão e ebulição da água como referência para o 0 °C e 100 °C respectivamente. O espaço entre esses dois pontos está dividido em 100 partes iguais, cada parte corresponde a 1 °C (grau Celsius). 

ESCALA FAHRENHEIT 

A escala Fahrenheit, popular nos Estados Unidos também utiliza como referências a temperatura em que a água congela (fusão) em que foi atribuído o valor 32 e a temperatura em que a água ferve (ebulição) foi atribuído o número 212, entre esses dois números a escala foi dividida em 180 partes, cada parte corresponde a 1 °F (grau fahrenheit). 

ESCALA KELVIN 

O Sistema Internacional de unidades de medida adotou a escala Kelvin como a escala termométrica padrão a ser usada para representação de medidas de temperatura. A escala Kelvin, diferentemente das escalas citadas, não utiliza os pontos de fusão e ebulição da água como referências, mas está baseada em termos de energia. O número 0 (zero) foi atribuído como a temperatura mais baixa possível de um corpo, zero absoluto, em que a energia cinética das substâncias é praticamente nula e não haveria vibração das partículas. A escala Kelvin está dividida em partes do mesmo tamanho que a escala Celsius, de modo que o ponto de fusão da água (0° C) corresponde a +273 K e o ponto de ebulição (100 °C) corresponde a 373 K. Não existem valores negativos na escala Kelvin. 

CONVERSÃO DE TEMPERATURA ENTRE AS ESCALAS CELSIUS, FAHRENHEIT E KELVIN 

Considerando os pontos de congelamento e fervura da água em casa escala, temos os valores abaixo: 
• Celsius: 0° C a 100° C 
• Fahrenheit: 32° F a 212° F 
• Kelvin: 273 K a 373 K 
Deste modo, a conversão de valores de temperatura entre a escala Kelvin e a escala Celsius pode ser feita pela seguinte expressão:

Já a conversão de valores de temperatura entre as escalas Celsius e Fahrenheit pode ser feita da seguinte maneira: 


PARA SABER MAIS...



ATIVIDADES

01 – Transformando a temperatura de 25 °C para a escala Fahrenheit e, em seguida, convertendo-a para escala Kelvin, quais as temperaturas registradas nas respectivas escalas? 
A) 25 °C; 50 °F e 150 K. 
B) 25 °C; 88 °F e 136 K. 
C) 25 °C; 77 °F e 298 K. 
D) 25 °C; 36 °F e 194 K. 
E) 25 °C; 32 °F e 273 K. 

02 – Quando uma enfermeira coloca um termômetro clínico de mercúrio sob a língua de um paciente, por exemplo, ela sempre aguarda algum tempo antes de fazer a sua leitura. Esse intervalo de tempo é necessário: 
A) Para que o termômetro entre em equilíbrio térmico com o corpo do paciente. 
B) Para que o mercúrio, que é muito pesado, possa subir pelo tubo capilar. 
C) Para que o mercúrio passe pelo estrangulamento do tubo capilar. 
D) Devido à diferença entre os valores do calor específico do mercúrio e do corpo humano. 
E) Porque o coeficiente de dilatação do vidro é diferente do coeficiente de dilatação do mercúrio. 

03 – Comparando as medidas de temperatura nas escalas Celsius e Fahrenheit, observa-se que, enquanto na primeira escala a temperatura de ebulição da água é de 100 °C, na segunda escala a água passa para o estado gasoso em 212 °F. Já a fusão da água ocorre em 0 °C e a respectiva temperatura na outra escala é 32 °F.
Observe o gráfico e assinale a alternativa com a temperatura que pode ser marcada pelo mesmo número nas duas escalas. 
a) 30 
b) 10 
c) -20 
d) -40


04 – Um termômetro culinário, na cozinha de uma residência na Inglaterra, marca a temperatura de 158 °F. Essa temperatura, na escala Celsius, corresponde a: 
A) - 5 °C 
B) 273 °C 
C) 70 °C 
D) 150 °C 
E) 39 °C 

05 – Considerado o foi visto nas Orientações Pedagógicas, assinale a frase mais correta conceitualmente. 
A) “Estou com calor”. 
B) “Vou medir a febre dele”. 
C) “O dia está quente; estou recebendo muito calor”. 
D) “O dia está frio; estou recebendo muito frio”. 
E) “o álcool está frio, por isso resfria a superfície da pele quando o passamos nas mãos”.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

3º Ano - Ensino Médio - Noturno - Sociologia - Modos de produção, trabalho.

2º Ano - Ensino Médio - Noturno - Química - Materiais: Velocidade das TQ.

1º Ano - Ensino Médio - Noturno - Biologia - Biodiversidade.