2º Ano - Ensino Médio - Noturno - História - A Expansão de Fronteiras: a Guerra como possibilidade permanente.

TEMA: A invasão do Iraque

FIQUE POR DENTRO DOS CONCEITOS ... 
Guerra do Iraque – A Guerra do Iraque, ou Ocupação do Iraque, foi um conflito que começou no dia 20 de Março de 2003 com a invasão do Iraque, por uma coalizão militar multinacional liderada pelos Estados Unidos.

ATIVIDADES

01 – Leia o texto abaixo 

A Invasão do Iraque na nova ordem mundial 

Com o fim da ordem bipolar, onde o mundo estava dividido nos interesses dos EUA e os da União Soviética, o mundo passa para uma nova ordem multipolar. Novos países surgem na disputa por hegemonia. 
Os EUA cria a ideia da guerra preventiva, para garantir seus interesses no mundo, e ataca qualquer país que representasse uma ameaça à segurança e os interesses americanos. Os EUA tinham interesse de impor uma ordem unipolar ao mundo, sob a sua liderança. Após o atentado de 11 de setembro de 2001 os EUA invadem o Afeganistão e depois o Iraque, os norte-americanos pretendiam controlar o Oriente Médio, que ligavam os continentes africano, asiático e europeu, e suas reservas energéticas como o petróleo e o gás natural, além das reservas de água que sempre foram motivos de conflitos regionais. 
A Guerra contra o Iraque custou aos EUA quase um trilhão de dólares e milhares de vítimas fatais entre civis e militares, além de agravar a situação de violência, desigualdade social, conflitos entre etnias, grupos religiosos rivais e a reconstrução da região pós a guerra, esses fatores levaram os Estados Unidos a retirarem suas tropas do Iraque. 
O mundo com a intensificação da globalização e do capital financeiro levou os países a uma fragilidade de controlar o fluxo de capital e, consequentemente, os EUA passaram a ter dificuldade em manter a hegemonia e perderam o controle sobre o capitalismo financeiro, que na nova ordem o sistema não tem a necessidade de estar ligado a uma nacionalidade, o que aprofunda ainda mais os conflitos de várias ordens, como políticas, sociais, econômicas, étnicas, religiosas, já que as desigualdades passaram a ser determinadas por esse novo sistema. 

Responda as questões: 

1) De acordo com o texto, descreva a ideia de guerra preventiva desenvolvida pelos EUA. 

2) O que os Estados Unidos tinha o interesse de impor? 

3) Cite os fatores que levaram aos EUA a retirar a suas tropas do Iraque. 

4) De acordo com o texto, o que acontece com o mundo com a intensificação da globalização e do capital financeiro? 

02 – (ENEM 2008) - Na América do Sul, as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) lutam, há décadas, para impor um regime de inspiração marxista no país. Hoje, são acusadas de envolvimento com o narcotráfico, o qual supostamente financia suas ações, que incluem ataques diversos, assassinatos e sequestros. Na Ásia, a AI Qaeda, criada por Osama bin Laden, defende o fundamentalismo islâmico e vê nos Estados Unidos da América (EUA) e em Israel inimigos poderosos, os quais deve combater sem trégua. A mais conhecida de suas ações terroristas ocorreu em 2001, quando foram atingidos o Pentágono e as torres do World Trade Center. 

A partir das informações acima, conclui-se que: 
A) as ações guerrilheiras e terroristas no mundo contemporâneo usam métodos idênticos para alcançar os mesmos propósitos. 
B) o apoio internacional recebido pelas Farc decorre do desconhecimento, pela maioria das nações, das práticas violentas dessa organização. 
C) os EUA, mesmo sendo a maior potência do planeta, foram surpreendidos com ataques terroristas que atingiram alvos de grande importância simbólica. 
D) as organizações mencionadas identificam-se quanta aos princípios religiosos que defendem. 
E) tanto as Farc quanto a AI Qaeda restringem sua atuação à área geográfica em que se localizam, respectivamente, América do Sul e Ásia. 

03 – (Enem 2015) - Quanto ao “choque de civilizações”, é bom lembrar a carta de uma menina americana de sete anos cujo pai era piloto na Guerra do Afeganistão: ela escreveu que — embora amasse muito seu pai — estava pronta a deixá-lo morrer, a sacrificá-lo por seus pais. Quando o presidente Bush citou suas palavras, elas foram entendidas como manifestação “normal” de patriotismo americano; vamos conduzir uma experiência mental simples e imaginar uma menina árabe maometana pateticamente lendo para as câmeras as mesmas palavras a respeito do pai que lutava pelo Talibã — não é necessário pensar muito sobre qual teria sido a nossa reação. 

A situação imaginária proposta pelo autor explicita o desafio cultural do (a): 
A) prática da diplomacia. 
B) exercício da alteridade. 
C) expansão da democracia. 
D) universalização do progresso. 
E) conquista da autodeterminação.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

2º Ano - Ensino Médio - Noturno - Geografia - Os Cenários da Globalização e Fragmentação.

2º Ano Ensino Médio - Compreensão e produção de texto.

1º Ano Ensino Médio - Noturno - Espelho, espelho meu... como eu me vejo?