2º Ano - Ensino Médio - Noturno - História - Redefinição de Fronteiras: a Questão da Alteridade no Mundo Contemporâneo e Pós Moderno.
TEMA: Contestações políticos-culturais na década de 1960
02 – Na década de 1960, surgiu nos Estados Unidos e Europa um movimento conhecido como contracultura. A respeito deste movimento, assinale a alternativa correta.
FIQUE POR DENTRO DOS CONCEITOS ...
Contracultura – refere-se a um fenômeno cultural antissistema que se desenvolveu primeiro nos Estados Unidos e no Reino Unido, e depois se espalhou por grande parte do mundo ocidental, entre o início
dos anos 1960 e meados dos anos 1970. Representou um movimento de rebeldia e insatisfação que
rompeu com diversos padrões, ao contestar de forma radical comportamentos da cultura dominante.
Possuía um teor social, artístico, filosófico e cultural, e se posicionou contra valores disseminados pela
indústria e o mercado cultural. A cultura desse movimento está relacionada com a cultura marginal, alternativa e underground e recebe esse nome por se posicionar contra a cultura dominante, a cultura erudita.
ATIVIDADES
Movimento de Contracultura no Brasil
Os movimentos de contracultura buscavam a mudança de valores da sociedade, pregavam a paz, a harmonia e a igualdade. No Brasil o surgimento da bossa nova e a consolidação da MPB (Música Popular
Brasileira), a tropicália representaram movimentos associados a contracultura, além do rock’n’roll.
01 – Leia com atenção a letra da Música abaixo:
“Pra não dizer que não falei das flores”
Geraldo Vandré em 1968
Caminhando e cantando e seguindo a canção
Somos todos iguais braços dados ou não
Nas escolas, nas ruas, campos, construções
Caminhando e cantando e seguindo a canção
Vem, vamos embora, que esperar não é saber
Quem sabe faz a hora, não espera acontecer
Pelos campos há fome em grandes plantações
Pelas ruas marchando indecisos cordões
Ainda fazem da flor seu mais forte refrão
E acreditam nas flores vencendo o canhão
Vem, vamos embora, que esperar não é saber
Quem sabe faz a hora, não espera acontecer
Há soldados armados, amados ou não
Quase todos perdidos de armas na mão
Nos quartéis lhes ensinam uma antiga lição
De morrer pela pátria e viver sem razão
Vem, vamos embora, que esperar não é saber
Quem sabe faz a hora, não espera acontecer
Nas escolas, nas ruas, campos, construções
Somos todos soldados, armados ou não
Caminhando e cantando e seguindo a canção
Somos todos iguais braços dados ou não
Os amores na mente, as flores no chão
A certeza na frente, a história na mão
Caminhando e cantando e seguindo a canção
Aprendendo e ensinando uma nova lição
Vem, vamos embora, que esperar não é saber
Quem sabe faz a hora, não espera acontecer
Após a leitura dos conceitos e da canção responda:
1) O que foi o movimento de contracultura?
2) Na sua opinião, qual a principal crítica apresentada na canção?
3) O que buscava o movimento de contracultura?
02 – Na década de 1960, surgiu nos Estados Unidos e Europa um movimento conhecido como contracultura. A respeito deste movimento, assinale a alternativa correta.
A) A Contracultura representou a reação da juventude de classe média contra o estilo de vida
baseado no consumismo e no individualismo.
B) Nos Estados Unidos a contracultura reforçou o estilo de vida americano (america way of life)
para resistir às influências do socialismo cubano.
C) Manifestamente imperialista o movimento de contracultura apoiou a participação dos Estados Unidos na guerra contra o Vietnã.
D) A contracultura ficou restrita aos Estados Unidos por se tratar de um movimento de caráter
nacionalista.
E) Uma das principais características do movimento de contracultura foi a defesa da padronização de comportamentos e da massificação da cultura.
Comentários
Postar um comentário