2º Ano - Ensino Médio - Noturno - História - Redefinição de Fronteiras: a Questão da Alteridade no Mundo Contemporâneo e Pós Moderno.

TEMA: Contestações políticos-culturais na década de 1960

FIQUE POR DENTRO DOS CONCEITOS ... 

Contracultura – refere-se a um fenômeno cultural antissistema que se desenvolveu primeiro nos Estados Unidos e no Reino Unido, e depois se espalhou por grande parte do mundo ocidental, entre o início dos anos 1960 e meados dos anos 1970. Representou um movimento de rebeldia e insatisfação que rompeu com diversos padrões, ao contestar de forma radical comportamentos da cultura dominante. 
Possuía um teor social, artístico, filosófico e cultural, e se posicionou contra valores disseminados pela indústria e o mercado cultural. A cultura desse movimento está relacionada com a cultura marginal, alternativa e underground e recebe esse nome por se posicionar contra a cultura dominante, a cultura erudita.


ATIVIDADES

Movimento de Contracultura no Brasil 
Os movimentos de contracultura buscavam a mudança de valores da sociedade, pregavam a paz, a harmonia e a igualdade. No Brasil o surgimento da bossa nova e a consolidação da MPB (Música Popular Brasileira), a tropicália representaram movimentos associados a contracultura, além do rock’n’roll.

01 – Leia com atenção a letra da Música abaixo: 
“Pra não dizer que não falei das flores” 
Geraldo Vandré em 1968 
Caminhando e cantando e seguindo a canção 
Somos todos iguais braços dados ou não 
Nas escolas, nas ruas, campos, construções 
Caminhando e cantando e seguindo a canção 
Vem, vamos embora, que esperar não é saber 
Quem sabe faz a hora, não espera acontecer 
Pelos campos há fome em grandes plantações 
Pelas ruas marchando indecisos cordões 
Ainda fazem da flor seu mais forte refrão 
E acreditam nas flores vencendo o canhão 
Vem, vamos embora, que esperar não é saber 
Quem sabe faz a hora, não espera acontecer 
Há soldados armados, amados ou não 
Quase todos perdidos de armas na mão 
Nos quartéis lhes ensinam uma antiga lição 
De morrer pela pátria e viver sem razão 
Vem, vamos embora, que esperar não é saber 
Quem sabe faz a hora, não espera acontecer 
Nas escolas, nas ruas, campos, construções 
Somos todos soldados, armados ou não 
Caminhando e cantando e seguindo a canção 
Somos todos iguais braços dados ou não 
Os amores na mente, as flores no chão 
A certeza na frente, a história na mão 
Caminhando e cantando e seguindo a canção 
Aprendendo e ensinando uma nova lição 
Vem, vamos embora, que esperar não é saber 
Quem sabe faz a hora, não espera acontecer 

Após a leitura dos conceitos e da canção responda: 

1) O que foi o movimento de contracultura? 

2) Na sua opinião, qual a principal crítica apresentada na canção?

3) O que buscava o movimento de contracultura?


 02 – Na década de 1960, surgiu nos Estados Unidos e Europa um movimento conhecido como contracultura. A respeito deste movimento, assinale a alternativa correta. 
A) A Contracultura representou a reação da juventude de classe média contra o estilo de vida baseado no consumismo e no individualismo. 
B) Nos Estados Unidos a contracultura reforçou o estilo de vida americano (america way of life) para resistir às influências do socialismo cubano. 
C) Manifestamente imperialista o movimento de contracultura apoiou a participação dos Estados Unidos na guerra contra o Vietnã. 
D) A contracultura ficou restrita aos Estados Unidos por se tratar de um movimento de caráter nacionalista. 
E) Uma das principais características do movimento de contracultura foi a defesa da padronização de comportamentos e da massificação da cultura.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

3º Ano - Ensino Médio - Noturno - Sociologia - Modos de produção, trabalho.

2º Ano - Ensino Médio - Noturno - Química - Materiais: Velocidade das TQ.

1º Ano - Ensino Médio - Noturno - Biologia - Biodiversidade.