2º Ano - Ensino Médio - Noturno - Química - Materiais.

TEMA: Equilíbrio ácido/base

À ideia de ácido está associado o sabor azedo, como acontece com o vinagre e o limão; e, à ideia de base (ou álcali), estão associados um sabor adstringente e uma sensação semelhante à provocada pelo sabão, ao tato. Os chamados ácidos de Arrhenius, por ionização, produzem H+ , e as bases de Arrhenius produzem OH- . O confronto ácido x base é muito importante para compreender o comportamento das substâncias químicas. 
Várias vezes, temos insistido na importância das medições na ciência. Pois bem, neste item vamos falar exatamente como se mensura esse caráter ácido-básico. Esse assunto é de grande importância, não só nos trabalhos científicos como também no cotidiano. Nos clubes, é muito comum a medida do pH da água das piscinas; muitas vezes, é necessário corrigi-lo, com a adição de produtos químicos apropriados. O mesmo acontece com os aquários para criação de peixes. É comum também o controle da acidez do solo, para possibilitar certas culturas agrícolas. E grande, atualmente, é a preocupação com as chamadas chuvas ácidas e suas consequências.
A vida dos animais é condicionada pela maior ou menor acidez ou basicidade do ambiente; certos peixes, por exemplo, toleram águas mais ácidas do que os camarões e as lagostas podem suportar. O sangue humano deve ter um equilíbrio perfeito entre o caráter ácido e o básico, pois, caso contrário, a própria vida corre perigo.

Equilíbrio iônico na água/produto iônico da água 
A água pura se ioniza segundo a equação:




ATIVIDADES

01 – (UFSM-RS) Para sobreviverem, os animais aquáticos apresentam limites de resistência em relação ao pH das águas em que habitam. Por exemplo, o pH de sobrevivência das conchas é 5,5, dos camarões é 5,8, dos caramujos é 7,0 e dos paramécios é 9,0. A seguir, analise e complete a tabela para as soluções.


De acordo com a informação e com os dados obtidos na tabela, pode-se dizer que sobreviverão, nas soluções B e C, respectivamente: 
A) camarões e paramécios. 
B) caramujos e camarões. 
C) conchas e paramécios. 
D) paramécios e caramujos. 
E) paramécios e conchas.

02 – (Faap-SP) O vinagre é uma substância muito utilizada como tempero em saladas. Sabe-se que uma amostra de vinagre apresentou pH igual a 2,0. Isso corresponde a uma solução de ácido acético. Qual a concentração, em mol/L de íons H+ , dessa solução de ácido acético? 
A) 55,50 
B) 0,01 
C) 1,00 
D) 0,10 
E) 10,10 

03 – (UCS-RS) Um jogador de futsal tomou dois copos de água após o primeiro tempo de jogo. Em decorrência disso, 50 mL do seu suco gástrico (com pH = 1) diluíram-se nos 450 mL da água ingerida. O pH do suco gástrico diluído na solução resultante logo após a ingestão da água pelo jogador é: 
a) 2,0 
b) 3,0 
c) 4,0 
d) 5,0 
e) 6,0 

04 – ( ENEM ) A necessidade de água tem tornado cada vez mais importante a reutilização planejada desse recurso. Entretanto, os processos de tratamento de águas para seu reaproveitamento nem sempre as tornam potáveis, o que leva a restrições em sua utilização. Assim, dentre os possíveis empregos para a denominada “água de reuso”, recomenda-se 
A) o uso doméstico, para preparo de alimentos. 
B) o uso em laboratórios, para a produção de fármacos. 
C) o abastecimento de reservatórios e mananciais. 
D) o uso individual, para banho e higiene pessoal. 
E) o uso urbano, para lavagem de ruas e áreas públicas. 

05 – ( ENEM) O suco extraído do repolho roxo pode ser utilizado como indicador do caráter ácido (pH entre 0 e 7) ou básico (pH entre 7 e 14) de diferentes soluções. Misturando-se um pouco de suco de repolho e da solução, a mistura passa a apresentar diferentes cores, segundo sua natureza ácida ou básica, de acordo com a escala abaixo.

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