2º Ano - Ensino Médio - Noturno - Química - Materiais.
TEMA: Equilíbrio ácido/base
À ideia de ácido está associado o sabor azedo, como acontece com o vinagre e o limão; e, à ideia de
base (ou álcali), estão associados um sabor adstringente e uma sensação semelhante à provocada pelo
sabão, ao tato. Os chamados ácidos de Arrhenius, por ionização, produzem H+
, e as bases de Arrhenius
produzem OH-
. O confronto ácido x base é muito importante para compreender o comportamento das
substâncias químicas.
Várias vezes, temos insistido na importância das medições na ciência. Pois bem, neste item vamos falar
exatamente como se mensura esse caráter ácido-básico. Esse assunto é de grande importância, não
só nos trabalhos científicos como também no cotidiano. Nos clubes, é muito comum a medida do pH
da água das piscinas; muitas vezes, é necessário corrigi-lo, com a adição de produtos químicos apropriados. O mesmo acontece com os aquários para criação de peixes. É comum também o controle da
acidez do solo, para possibilitar certas culturas agrícolas. E grande, atualmente, é a preocupação com
as chamadas chuvas ácidas e suas consequências.
A vida dos animais é condicionada pela maior ou menor acidez ou basicidade do ambiente; certos peixes, por exemplo, toleram águas mais ácidas do que os camarões e as lagostas podem suportar. O sangue humano deve ter um equilíbrio perfeito entre o caráter ácido e o básico, pois, caso contrário, a
própria vida corre perigo.
Equilíbrio iônico na água/produto iônico da água
A água pura se ioniza segundo a equação:
ATIVIDADES
01 – (UFSM-RS) Para sobreviverem, os animais aquáticos apresentam limites de resistência em relação
ao pH das águas em que habitam. Por exemplo, o pH de sobrevivência das conchas é 5,5, dos
camarões é 5,8, dos caramujos é 7,0 e dos paramécios é 9,0. A seguir, analise e complete a tabela
para as soluções.
De acordo com a informação e com os dados obtidos na tabela, pode-se dizer que sobreviverão, nas
soluções B e C, respectivamente:
A) camarões e paramécios.
B) caramujos e camarões.
C) conchas e paramécios.
D) paramécios e caramujos.
E) paramécios e conchas.
02 – (Faap-SP) O vinagre é uma substância muito utilizada como tempero em saladas. Sabe-se que uma
amostra de vinagre apresentou pH igual a 2,0. Isso corresponde a uma solução de ácido acético.
Qual a concentração, em mol/L de íons H+
, dessa solução de ácido acético?
A) 55,50
B) 0,01
C) 1,00
D) 0,10
E) 10,10
03 – (UCS-RS) Um jogador de futsal tomou dois copos de água após o primeiro tempo de jogo. Em
decorrência disso, 50 mL do seu suco gástrico (com pH = 1) diluíram-se nos 450 mL da água
ingerida. O pH do suco gástrico diluído na solução resultante logo após a ingestão da água pelo
jogador é:
a) 2,0
b) 3,0
c) 4,0
d) 5,0
e) 6,0
04 – ( ENEM ) A necessidade de água tem tornado cada vez mais importante a reutilização planejada
desse recurso. Entretanto, os processos de tratamento de águas para seu reaproveitamento nem
sempre as tornam potáveis, o que leva a restrições em sua utilização. Assim, dentre os possíveis
empregos para a denominada “água de reuso”, recomenda-se
A) o uso doméstico, para preparo de alimentos.
B) o uso em laboratórios, para a produção de fármacos.
C) o abastecimento de reservatórios e mananciais.
D) o uso individual, para banho e higiene pessoal.
E) o uso urbano, para lavagem de ruas e áreas públicas.
05 – ( ENEM) O suco extraído do repolho roxo pode ser utilizado como indicador do caráter ácido (pH
entre 0 e 7) ou básico (pH entre 7 e 14) de diferentes soluções. Misturando-se um pouco de suco de
repolho e da solução, a mistura passa a apresentar diferentes cores, segundo sua natureza ácida
ou básica, de acordo com a escala abaixo.
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