3º Ano - Ensino Médio - Noturno - Arte - Conhecimento e Expressão em música.

A MÚSICA DE PATUBATÊ 

Não foi só nas artes visuais que a questão ambiental foi abordada. Na música, os artistas do grupo Patubatê, formado pelos percussionistas Fernando Mazoni, Fred Magalhães, Gustavo Lavoura e pelo DJ Leandronik, misturam a música eletrônica com a percussão em instrumentos feitos de sucata. 
Para os músicos do Patubatê, cabines de orelhão, tonéis de ferro, baldes de plástico, molas de caminhão, escapamentos de automóveis, chapas de zinco, panelas ou latas de refrigerante se transformam em instrumentos musicais e, assim, eles produzem uma música voltada ao entretenimento e também à preservação do meio ambiente. 
O patubatê não é o único grupo a utilizar sucata como instrumento musical. Um dos primeiros e mais criativos grupos de gênero surgiu em 1978 no Brasil. O Uakti, como era conhecido o grupo de Belo Horizonte (MG), construiu instrumentos complexos a partir de tubos de PVC, madeira, buzinas de bicicleta, tampos de mesa, latas de alumínio e outros materiais. O efeito sonoro dos instrumentos era impressionante, assim como sua estética. 
Em 1988, nos Estados Unidos, três artistas nova-iorquinos, fundaram o Blue Man Group. Também com forte trabalho de percussão feita com tubo de PVC, antenas e outras sucatas, as performances do grupo aliam, com bom humor, elementos multimídias e muita interatividade. 
Fonte texto: Todas as artes: volume único: arte para o ensino médio/POUGY Eliana, VILELA, André. 1, ed.—São Paulo: Ática, 2016- p:162,163 

Imagem: Blue Man Group


ATIVIDADES

01 – Após a leitura do texto, descreva como são os instrumentos utilizados por esses artistas. 

02 – Na arte contemporânea, a questão ambiental tem sido abordada de diversas formas. Escreva sobre essas abordagens, expondo a sua opinião sobre o assunto. 

03 – Você acredita que a arte pode ser um veículo para abordar essas questões ecológicas e promover a reflexão? Justifique sua resposta.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

2º Ano - Ensino Médio - Noturno - Geografia - Os Cenários da Globalização e Fragmentação.

2º Ano Ensino Médio - Compreensão e produção de texto.

1º Ano Ensino Médio - Noturno - Espelho, espelho meu... como eu me vejo?