3º Ano - Ensino Médio - Noturno - Biologia - Energia.
TEMA: ECOLOGIA
FIQUE POR DENTRO DOS CONCEITOS...
INTRODUÇÃO A ECOLOGIA
A palavra ecologia foi criada em 1869 pelo biólogo alemão Ernest Haeckel, e deriva de duas palavras gregas: oikos, que significa casa e, num sentido mais amplo, ambiente, e logos, que quer dizer ciência ou
estudo. Assim, ecologia significa ciência do ambiente ou, numa definição mais completa, a ciência que
estuda as relações entre os seres vivos e o ambiente em que vivem. Também pode ser definida como a
ciência que estuda os ecossistemas.
A maioria dos organismos pluricelulares é formada por grupos especializados de células – os tecidos –,
que se agrupam em órgãos. Estes estão integrados em unidades mais amplas – os sistemas –, reunidos
no organismo.
Embora a Ecologia também estude como um indivíduo é influenciado pelos fatores ambientais (temperatura, umidade, etc.) e, neste caso, sobreponha-se ao estudo da fisiologia do organismo, a maior parte
dos estudos ecológicos preocupa-se com as relações que ocorrem em níveis de organização que vão
além do organismo: populações, comunidades e ecossistemas.
Para iniciarmos nossos estudos, devemos aprender sobre alguns conceitos:
Organismo: Cada ser vivo é um organismo, seja ele unicelular, como uma ameba, ou pluricelular, como
uma árvore.
População: Conjunto de organismos de uma mesma espécie que habitam a mesma área geográfica e
estabelecem relações entre si.
Comunidade ecológica: também denominada de biota ou biocenose, é constituída de populações que
vivem em um mesmo local e interagem entre si.
Ecossistema: Compreende a(s) comunidade(s) e os componentes não vivos de determinada área geográfica.
Biosfera: Nível de organização mais abrangente, constituído por todos os ecossistemas do planeta.
O conceito de biosfera nos ajuda a perceber que todos os ecossistemas da Terra estão interligados.
Mesmo ecossistemas aparentemente muito distantes estão conectados por diversos fatores, como os
fluxos de energia e de nutrientes transportados pelas correntes oceânicas e pelo ar ou as migrações
dos animais. As baleias jubartes, por exemplo, se alimentam nas águas gélidas da Antártida, mas se
reproduzem e criam seus filhotes em águas mais quentes, como em Abrolhos, Bahia. Dessa forma, as
jubartes conectam esses dois ecossistemas distantes. Alterações na disponibilidade de alimento na
Antártida afetam o número de indivíduos e seu sucesso reprodutivo em Abrolhos.
Chamamos de habitat o lugar (espaço físico) onde vive uma determinada espécie. É caracterizado por componentes bióticos, os seres vivos, e abióticos,por exemplo, as condições de luz, temperatura e umidade.
Cada espécie possui características que lhe permitem viver em seu habitat, e algumas espécies podem
ter distribuições geográficas mais amplas que outras.
Dentro do seu habitat, cada espécie possui um modo de vida que constitui o seu nicho ecológico. O nicho de uma espécie compreende tudo o que a espécie faz dentro do ecossistema, ou seja, o que come,
onde, como e a que momento do dia isso ocorre, como se inter-relaciona com as demais espécies do
ambiente, quando e como se reproduz, etc. Pode-se dizer, também, que o nicho ecológico é o conjunto
de atividades de uma espécie no ecossistema.
Quando dizemos, por exemplo, que os preás são roedores de hábitos noturnos, que vivem durante o dia
em tocas cavadas em depressões úmidas do terreno e saem à noite, geralmente em bandos com cerca
de dez indivíduos, à cata de capim, arroz, trigo, milho e outras plantas que lhes servem de alimento,
procurando esquivar-se de corujas, lobos-guarás, cobras e outros predadores, estamos, ao fazer essa
descrição, relatando parte do nicho ecológico desses animais. É comum falarmos em nicho de alimentação, nicho de reprodução, etc. Conhecendo o nicho ecológico de uma espécie, podemos determinar
sua posição funcional no ecossistema, isto é, a função por ela desempenhada.
A Ecologia também estuda as relações entre os seres vivos e o meio físico. O gás carbônico, a água e os
sais minerais, por exemplo, são transformados pelas plantas em substâncias orgânicas. Microrganismos
que vivem na terra transformam a matéria orgânica das folhas mortas, dos cadáveres e das excretas,
novamente, em substâncias inorgânicas. Desse modo, promovem importante reciclagem da matéria na
natureza. Portanto, há um constante intercâmbio de matéria e energia entre os seres vivos e o ambiente.
Nos ecossistemas, o meio biótico (seres vivos) está dividido em três categorias: produtores, consumidores e decompositores.
Os produtores são seres autótrofos, por exemplo, os fotossintetizantes, que, fixam a energia luminosa, utilizam substâncias inorgânicas simples (água e gás carbônico) e edificam substâncias orgânicas
complexas (glicose, amido). No meio terrestre, os principais produtores são os fanerógamos (vegetais
com flores); no meio aquático marinho, principalmente as algas microscópicas; na água doce, as algas
e os fanerógamos.
Os consumidores são seres heterótrofos, sendo incapazes de produzir primariamente a matéria orgânica (glicose) em seu próprio organismo, por isso procuram obtê-la por meio de outros organismos,
através do predatismo, parasitismo, comensalismo, mutualismo, etc. Os consumidores podem ser divididos em ordens:
Consumidores de 1ª ordem (Consumidores primários): Obtêm alimentos diretamente dos produtores.
Consumidores de 2ª ordem (Consumidores secundários): Obtêm alimentos dos consumidores primários.
Consumidores de 3ª ordem (Consumidores terciários): Obtêm alimentos dos consumidores secundários
e, assim, sucessivamente.
De acordo com seus hábitos alimentares, os consumidores podem ser classificados em outros grupos.
A tabela abaixo mostra as principais classificações dos consumidores de acordo com seus hábitos alimentares:
Os decompositores também são seres heterótrofos que obtêm alimento dos cadáveres e dos restos
orgânicos de animais e plantas. Representados em todos os ecossistemas, principalmente por fungos
e bactérias, estes organismos degradam a matéria orgânica, transformando-a em compostos inorgânicos. Utilizam alguns produtos da degradação como alimento e liberam outros para o meio ambiente,
os quais serão, então, reutilizados pelos produtores. Essa atividade é chamada de decomposição ou
mineralização e é fundamental para a reciclagem da matéria num ecossistema, o que faz dos decompositores as grandes “usinas processadoras de lixo orgânico” do mundo. A ação dos decompositores,
portanto, impede que o planeta fique inteiramente recoberto por uma camada orgânica morta, fato que
inviabilizaria a existência da vida na Terra.
PARA SABER MAIS...
- ECOLOGIA - População e Comunidade.
ATIVIDADES
01 - Analise o texto a seguir:
Guará, também chamado ‘lobo-guará’ é a maior de nossas espécies de canídeos pois atinge 145 cm de
comprimento, cabendo 45 cm à cauda. A cor é parda-avermelhada, mais escura no dorso. O focinho e os
pés são pretos. Vive nos campos e é encontrado da Argentina, passando por todo o sertão, até o norte do
Brasil. É um animal arisco e covarde e suas caçadas se limitam a pequenos mamíferos e aves. Alimenta-se
também de vegetais.
Os conceitos ecológicos, descritos na sequência do texto acima, são, respectivamente:
a) Nicho ecológico e habitat.
b) Habitat e nicho ecológico.
c) População e nicho ecológico.
d) População e comunidade.
e) Habitat e população.
02- (UFPB) – No que diz respeito aos níveis de organização em Biologia, considera-se correta a definição:
a) População biológica é o conjunto de indivíduos de espécies diferentes que vivem em uma certa região geográfica, interagindo direta ou indiretamente.
b) Comunidade biológica é o conjunto de indivíduos da mesma espécie que habitam uma determinada região geográfica.
c) Sistema é o conjunto integrado de tecidos funcionais dos seres vivos multicelulares complexos.
d) Biosfera é o conjunto das populações biológicas existentes na superfície da Terra.
e) Ecossistema é a interação entre o conjunto formado pelos organismos de um determinado
habitat, como uma lagoa ou uma floresta, e pelo ambiente físico (biótopo) desse local.
03 – (FUVEST-Adaptada) Leia o trecho abaixo:
Para compor um tratado sobre passarinhos é preciso por primeiro
que haja um rio com árvores e palmeiras nas margens.
E dentro dos quintais das casas que haja pelo menos goiabeiras.
E que haja por perto brejos e iguarias de brejos.
É preciso que haja insetos para os passarinhos.
Insetos de pau sobretudo que são os mais palatáveis.
A presença de libélulas seria uma boa.
O azul é importante na vida dos passarinhos
porque os passarinhos precisam antes de ser belos ser eternos.
Eternos que nem uma fuga de Bach.
(Manoel de Barros, De passarinhos)
No texto, o conjunto de elementos, descrito de forma poética em relação aos passarinhos, pode ser
associado, sob o ponto de vista biológico, ao conceito de:
a) bioma.
b) nicho ecológico.
c) competição.
d) protocooperação.
e) sucessão ecológica.
04 - O tamanduá-bandeira (Myrmecophaga tridactyla) é encontrado nas florestas tropicais e nos
cerrados, desde a Guatemala até a Argentina. É um animal de hábitos diurnos. Alimenta-se,
principalmente, de cupins, localizados com seu longo focinho e olfato bem desenvolvido. Suas
patas dianteiras possuem fortes garras, que usa para cavar a terra onde estão os cupinzeiros e
formigueiros. Ele introduz no buraco o focinho e a língua pegajosa e comprida, na qual os insetos
ficam presos, podendo, então, ser engolidos.
a) Qual é o habitat do tamanduá-bandeira?
b) Cite alguns trechos do texto que fazem referência ao nicho do tamanduá-bandeira.
c) Parte da anatomia animal é uma adaptação ao seu nicho. Quais adaptações do tamanduá-bandeira são relativas à sua alimentação?
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