3º Ano - Ensino Médio - Noturno - Geografia - As disputas geopolíticas e diferentes fronteiras e a organização da geografia política do mundo atual, estado e organização do território.

TEMA: GUERRA FRIA DURAÇÃO:

Guerra Fria 

A Guerra Fria, que teve seu início em 1945 e durou até 1991, foi uma luta ideológica entre o bloco comunista, liderado pela União Soviética e o bloco capitalista, liderado Estados Unidos, disputando a hegemonia política, econômica e militar no mundo. 
A Guerra Fria nunca gerou um conflito armado direto entre Estados Unidos (EUA) e União Soviética (URSS), por isso recebeu esse nome, mas o conflito de interesses resultou em conflitos armados ao redor do mundo e em uma disputa que ocorreu em diversos níveis como a economia, a diplomacia, a tecnologia etc. 

O que causou o início da Guerra Fria? 

A Guerra Fria foi iniciada logo após a Segunda Guerra Mundial. Ao final desse conflito, EUA e URSS saíram como as duas grandes potências mundiais e essa situação contribuiu para o surgimento de um cenário de polarização e de rivalidade entre americanos e soviéticos. 
Em 1947, o presidente americano Harry Truman, em um discurso no congresso americano, solicita verba para combater o avanço do comunismo na Europa e alegava que era papel do governo americano combater o avanço da influência soviética, intensificando a rivalidade entre as duas potências. 

Políticas econômicas e militares da Guerra Fria 
Ao longo dos anos da Guerra Fria, americanos e soviéticos procuraram garantir sua influência sobre seu bloco e para isso criaram grupos que realizaram a cooperação econômica, política e militar entre seus aliados. 
No âmbito econômico, os Estados Unidos, em 1947, iniciaram a Doutrina Truman, ideologia que englobou as medidas realizadas pelo governo americano para conter o avanço do comunismo na Europa. Uma das etapas dessa doutrina foi o Plano Marshall, o plano de recuperação econômica e estrutural da Europa destruída pela guerra. O objetivo desse plano era aumentar a influência americana na Europa, afinal, os partidos de esquerda cresciam devido ao desemprego e a crise generalizada, e os Estados Unidos temiam perdê-la para a URSS. 
Como resposta ao Plano Marshall a União Soviética criou, em 1949, o Comecon, um plano que visava a integração econômica das nações do soviéticas e o impedimento de seus aliados de se interessarem ao favorecimento proposto pelo então inimigo político. 
Já no âmbito político-militar, a Guerra Fria foi também responsável pela formação, de duas alianças, sendo elas: 
• Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN): criada em 1949, era composta por: Estados Unidos, Canadá, Reino Unido, França, Bélgica, Países Baixos, Luxemburgo, Dinamarca, Noruega, Finlândia, Portugal e Itália, Alemanha Ocidental, Grécia e Turquia. 
• Pacto de Varsóvia: criado em 1955, era composto pela: União Soviética, Polônia, Cuba, Alemanha Oriental, China, Coreia do Norte, Iugoslávia, Tchecoslováquia, Albânia, Romênia. 
Os dois acordos políticos-militares tinham como objetivo manter alianças, para que estes pudessem se proteger, em casos de ataque. 

As disputas e as características da Guerra Fria 
Polarização: por meio de dois blocos, um sob influência americana e outro sob influência soviética, foi a grande marca da Guerra Fria. Com isso, americanos e soviéticos mantinham aliados estratégicos. Porém, houveram tentativas de alguns países de realizarem uma política externa independente, sem que fosse necessário aliarem-se a algum dos dois países. 
Corrida armamentista: a disputa entre as duas nações e a procura por mostrar-se como força hegemônica motivaram ambos a investirem pesadamente no desenvolvimento de armas de destruição em massa, as bombas nucleares e termonucleares. 
Corrida Espacial: Muito dinheiro, tempo e estudo foram investidos pela URSS e pelos EUA para saber quem dominaria a órbita terrestre e o espaço. Os soviéticos saíram na frente, em 1957, com os satélites Sputnik, mas os americanos os alcançaram e fizeram o primeiro homem caminhar em solo lunar, em 1969. A corrida espacial não incluía somente o objetivo de levar pessoas ao espaço. Também fazia parte do projeto desenvolver armas de longo alcance, como mísseis intercontinentais e escudos espaciais. Interferência estrangeira: Os dois países realizaram, ao longo dos anos de Guerra Fria, uma série de interferências em nações estrangeiras como forma de garantir seus interesses. O Brasil, por exemplo, foi alvo disso quando os americanos apoiaram o golpe militar de 1964.

Envolvimentos Indiretos 
Guerra da Coreia: Esse foi o primeiro grande conflito depois da Segunda Guerra Mundial, e aconteceu entre 1950 e 1953. Esse conflito foi resultado da divisão da Península da Coreia, feita por americanos e soviéticos, em 1945. O norte, governado por comunistas e o sul, governado por um governo capitalista. A tensão desenvolvida entre os dois lados, entre 1945 e 1950, levou os norte-coreanos a invadirem a Coreia do Sul. O objetivo era reunificar a Coreia sob um governo comunista. Os soviéticos participaram do conflito às escondidas e os americanos entraram no conflito já em 1950. O conflito foi encerrado sem vencedores e a península permanece dividida até hoje. 
Guerra do Vietnã: Este conflito aconteceu entre 1959 e 1975 e foi um dos momentos mais tensos dos EUA na Guerra Fria. Nessa guerra, Vietnã do Norte e Vietnã do Sul travaram um conflito aos mesmos moldes do que havia acontecido na Coreia. Os americanos, em socorro aos sul-vietnamitas, invadiram o país e passaram a lutar contra o Vietnã do Norte. A Guerra do Vietnã foi cara para a economia americana e custou milhares de vidas ao seu exército, que se retirou do país, em 1973, derrotado. Em 1976, o país foi unificado sob domínio do governo do Vietnã do Norte. 
Crise dos Mísseis em Cuba: Esse foi o momento de maior tensão em toda a Guerra Fria. Cuba, que havia passado por uma revolução nacionalista, em 1959, e um tempo depois aliou-se com os soviéticos, por causa dos embargos americanos, permitiu que os soviéticos instalassem uma base de mísseis em seu território e deu início à crise diplomática. Com isso, o governo americano ameaçou os soviéticos de guerra, caso os mísseis soviéticos não fossem retirados. Duas semanas depois, os soviéticos retiraram os mísseis de Cuba e, em troca, os americanos retiraram mísseis da Turquia. 
Guerra do Afeganistão: Os soviéticos invadiram o Afeganistão, em 1979, em apoio do governo comunista daquele país contra os rebeldes fundamentalistas islâmicos que atuavam, sobretudo, no interior afegão. Ao longo de dez anos de conflito, os soviéticos lutaram em vão contra as forças rebeldes. Exauridos economicamente, os soviéticos retiraram-se do Afeganistão, em 1989. 
O Muro de Berlim: A Alemanha foi um local de extrema importância durante a Guerra Fria porque ali a polarização manifestou-se de forma intensa. O país foi dividido em zonas de influência, no fim da 2ª Guerra, e elas resultaram no surgimento de duas Alemanhas: a Alemanha Ocidental, aliada dos EUA, e a Alemanha Oriental, aliada da URSS. Essa divisão também foi refletida em Berlim que, a partir de 1961, foi dividida por um muro construído pelo governo da Alemanha Oriental, em parceria com a União Soviética. Os comunistas queriam colocar fim à evasão de população da Alemanha Oriental para Berlim Ocidental. O Muro de Berlim permaneceu de pé por 28 anos e foi o símbolo da polarização causada pela Guerra Fria. 

O Fim da Guerra Fria 
A partir da década de 1970, a economia da União Soviética começou a entrar em crise. A crise foi resultado da falta de ações do governo soviético para dinamizar a economia do país, que já demonstrava estar em atraso tecnológico e econômico em relação às grandes potências mundiais, e os indicadores sociais do país começaram a cair, como a fome, que assombrava a população soviética. 
A disparada no valor do petróleo criou um clima de falsa prosperidade, que impediu que reformas na economia soviética acontecessem. O envolvimento do país na Guerra do Afeganistão e o acidente nuclear que aconteceu em Chernobyl, em 1986, contribuíram para o fim da URSS, pois impuseram pesados gastos a um país com uma economia já fragilizada. 
O último presidente soviético, Mikhail Gorbachev, começou a realizar algumas reformas como: a Perestroika, que tinha como objetivo realizar mudanças estruturais na economia e sociedade e a Glasnost que, por sua vez, caracterizava o processo de abertura política e de transparência aos mecanismos de decisão política. Ambas buscavam a abertura do país para o Ocidente, sobretudo na economia, e essas levaram ao desmantelamento da União Soviética. Quando Gorbachev renunciou, em 25 de dezembro de 1991, a URSS foi dissolvida e isso marcou o fim da Guerra Fria. 
A queda do Muro de Berlim foi o marco visível que simbolizou o fim dos regimes socialistas no Leste europeu. Após sua derrubada, os regimes socialistas foram caindo um a um e, em outubro de 1990, as duas Alemanhas foram finalmente unificadas.



ATIVIDADES

01 – Guerra Fria foi o nome dado a um conflito após a Segunda Guerra Mundial (1945), envolvendo dois países que adotavam sistemas político-econômicos opostos. Quais foram os dois países protagonistas da Guerra Fria e qual era sua ideologia? 

02 – Para garantir sua influência sobre seus blocos, americanos e soviéticos, criaram planos e alianças. Descreva sobre os planos econômicos e políticos-militares criados pelos dois blocos, durante a Guerra Fria. 

03 – Considerando o contexto mundial na década de 1960 e a corrida espacial, podemos considerar: 
I) A conquista da Lua e os consequentes avanços tecnológicos frutos dessa realização só podem ser compreendidos no contexto da Guerra Fria, período em que duas superpotências (EUA e URSS) lutavam pela hegemonia política e militar do mundo. 
II) Na verdade, a URSS não representou uma ameaça à hegemonia norte-americana durante a corrida espacial, uma vez que, nesse período, os soviéticos desenvolveram, em parceria com os EUA, as estações espaciais para pesquisa científica na órbita da Terra. 
III) Decididos a superar os soviéticos, os EUA criaram a NASA - Agência Espacial Norte-Americana – e cumpriram o desafio proposto pelo então presidente John F. Kennedy, de levar um astronauta até a Lua e trazê-lo de volta, em segurança. 
IV) Com o fim da Guerra Fria, os EUA e a URSS perderam interesse pela corrida espacial e passaram a priorizar a luta contra o terrorismo, principalmente após a invasão do Iraque e do Afeganistão e os ataques terroristas de 11 de setembro de 2001. 
V) A corrida espacial teve início com o lançamento do Sputnik - primeiro satélite artificial da Terra – pela URSS que, anos depois, mandou para o espaço o cosmonauta Yuri Gagárin, pioneiro das missões tripuladas. 

a) I e II estão corretas. 
b) II e IV estão corretas. 
c) II, III e V estão corretas. 
d) I, III e V estão corretas. 

04 – Nas décadas finais do século XX, a União Soviética passou por uma série de transformações que levaram ao fim do socialismo. Quais foram essas mudanças que marcaram o fim da Guerra Fria? 

05 – Em 3 outubro de 1990, a República Federal da Alemanha e a República Democrática Alemã se tornaram um só país, celebrando a queda do Muro de Berlim e o fim do poder soviético sobre a República Democrática Alemã. 
Sobre esse acontecimento, é incorreto afirmar: 
a) O fim da República Democrática Alemã foi resultado da influência norte-americana, que financiou os movimentos de oposição naquele país, logrando com isso enfraquecer a União Soviética. 
b) O Muro de Berlim foi um dos principais símbolos da Guerra Fria, iniciada tão logo a Alemanha foi derrotada na Segunda Guerra Mundial. 
c) A reintegração das duas Alemanhas teve um alto custo econômico, que gerou inflação e recessão, pois um dos desafios trazidos pela reunificação foi o de estender a toda a população o nível de vida usufruído pelos cidadãos da República Federal da Alemanha. 
d) O Muro de Berlim foi construído para impedir que os cidadãos da República Democrática Alemã migrassem, em caráter definitivo, para o chamado Bloco Ocidental. 

06 – A Guerra Fria nunca gerou um conflito armado direto entre Estados Unidos (EUA) e União Soviética (URSS), porém, resultou em conflitos armados ao redor do mundo e em uma disputa que ocorreu em diversos. Explique como os conflitos abaixo influenciaram na Guerra Fria. 
a) Guerra da Coreia:
b) Guerra do Vietnã: 
c) Crise dos Mísseis em Cuba: 
d) Guerra do Afeganistão:

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

2º Ano - Ensino Médio - Noturno - Geografia - Os Cenários da Globalização e Fragmentação.

2º Ano Ensino Médio - Compreensão e produção de texto.

1º Ano Ensino Médio - Noturno - Espelho, espelho meu... como eu me vejo?