3º Ano - Ensino Médio - Noturno - História - A Expansão de Fronteiras e o Mundo do Trabalho.

TEMA: Primeira Revolução Industrial

FIQUE POR DENTRO DOS CONCEITOS ... 
Revolução - Mudança abrupta no poder político ou na organização estrutural de uma sociedade, que ocorre em um período, relativamente, curto de tempo. 
Indústria – atividade econômica que surgiu na Inglaterra, no fim do século XVIII.


ATIVIDADES

Atividade – Leia o texto abaixo 

REVOLUÇÃO INDUSTRIAL 

A industrialização garantiu as nações a capacidade de produção internacional, acelerou no mundo o processo de expansão do capitalismo para todas as nações. As fronteiras do antigo Estado Nacional estão em questionamento e surgem novas organizações do trabalho social. 
A Inglaterra avança o capitalismo comercial mercantil e chega no capitalismo industrial acumulando grande capital que financiou transformações e inovações técnicas, como a criação de máquinas e implantação de fábricas. Esse acumulo de capital foi proveniente do tráfico de escravos, colonialismo, expansão comercial e os cercamentos, que expulsa o camponês das suas terras e eles migram para as cidades para trabalhar como mão de obra barata na manufatura, e com a Revolução Industrial na maquinofatura, e as terras garantem a produção de lã para a indústria têxtil inglesa. 
Os cercamentos começam no século XVI e vai até o século XVIII e acompanham o período de transformação do capitalismo comercial mercantil para o capitalismo industrial inglês. 
É importante ressaltar que a partir da industrialização o deslocamento da população do campo para a cidade intensifica. No Brasil onde o Estado não investia diretamente na população desfavorecida, vamos ter uma grande concentração de moradias precárias, sem infraestrutura, conhecida como as favelizações das metrópoles. Atualmente, no Brasil, 85% da população vive no meio urbano, já no mundo mais da metade da população. 
O desenvolvimento das máquinas substitui o trabalho manual, aprofunda a divisão do trabalho e a produção em série. 
O homem perde o controle sobre o tempo, o ritmo é ditado pela máquina, o relógio determina o tempo que antes era determinado pelos fenômenos naturais. 
Os trabalhadores se organizam para lutar por melhores condições de trabalho, inicialmente com a quebra de máquinas, com o fenômeno que ficou conhecido por ludismos. Depois, organizaram-se para defender seus direitos criando os sindicatos que lideravam piquetes e greves. 
A Revolução Industrial impulsionou a circulação de povos, mercadorias, a produção e a transformação nas relações culturais e de trabalho. 

Agora que você já aprendeu sobre a Revolução Industrial, responda as perguntas: 

01 – (ENEM 2010) Os cercamentos do século XVIII podem ser considerados como sínteses das transformações que levaram à consolidação do capitalismo na Inglaterra. Em primeiro lugar, porque sua especialização exigiu uma articulação fundamental com o mercado. Como se concentravam na atividade de produção de lã, a realização da renda dependeu dos mercados, de novas tecnologias de beneficiamento do produto e do emprego de novos tipos de ovelhas. Em segundo lugar, concentrou-se na inter-relação do campo com a cidade e, num primeiro momento, também se vinculou à liberação de mão de obra. 
RODRIGUES, A. E. M. Revoluções burguesas. In: REIS FILHO, D. A. et al (Orgs.) O Século XX, v. I. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2000 (adaptado). 

Outra consequência dos cercamentos que teria contribuído para a Revolução Industrial na Inglaterra foi o: 
f) aumento do consumo interno. 
g) congelamento do salário mínimo.
h) fortalecimento dos sindicatos proletários. 
i) enfraquecimento da burguesia industrial. 
j) desmembramento das propriedades improdutivas. 

02 – O que a industrialização garantiu as nações? 

03 – Como a Inglaterra chegou ao acúmulo de capital? 

04 – (Enem 2015) - Dominar a luz implica tanto um avanço tecnológico quanto uma certa liberação dos ritmos cíclicos da natureza, com a passagem das estações e as alternâncias de dia e noite. Com a iluminação noturna, a escuridão vai cedendo lugar à claridade, e a percepção temporal começa a se pautar pela marcação do relógio. Se a luz invade a noite, perde sentido a separação tradicional entre trabalho e descanso — todas as partes do dia podem ser aproveitadas produtivamente. 
SILVA FILHO, A. L. M. Fortaleza: imagens da cidade. Fortaleza: Museu do Ceará; Secult-CE, 2001 (adaptado). 

Em relação ao mundo do trabalho, a transformação apontada no texto teve como consequência a: 
a) melhoria da qualidade da produção industrial. 
b) redução da oferta de emprego nas zonas rurais. 
c) permissão ao trabalhador para controlar seus próprios horários. 
d) diminuição das exigências de esforço no trabalho com máquinas. 
e) ampliação do período disponível para a jornada de trabalho. 

05 – Com a industrialização o que ocorre com a população? 

06 – Como os trabalhadores se organizaram para defender seus direito?

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

3º Ano - Ensino Médio - Noturno - Sociologia - Modos de produção, trabalho.

2º Ano - Ensino Médio - Noturno - Química - Materiais: Velocidade das TQ.

1º Ano - Ensino Médio - Noturno - Biologia - Biodiversidade.