3º Ano - Ensino Médio - Noturno - Matemática - Números, contagem e análise de dados.

Combinações



02 – (Banco do Simave) Cada situação abaixo envolve agrupamentos que podem ou não ser distinguíveis pela ordem de seus elementos. Classifique com S o agrupamento que se altera ao modificar a ordem de seus elementos e, em caso contrário, com N. 
I. Formar números inteiros positivos de quatro algarismos distintos. 
II. Escolher duas calças entre 12 calças de cores diferentes. 
A classificação correta é 
A) I: S e II: N. 
B) I: S e II: S. 
C) I: N e II: N. 
D) I: N e II: S. 

03 – (Banco do Simave) Considere os três problemas seguintes. 
• Problema I: Com os 10 trabalhadores de uma fábrica, quantas comissões de 4 pessoas podem ser formadas? 
• Problema II: Usando-se 8 pessoas, quantas filas com 5 pessoas podem ser formadas? 
• Problema III: Quantos números com 3 algarismos distintos podem ser formados com os algarismos de 1 a 9? 

Em quais desses problemas os agrupamentos considerados são distinguíveis pela ordem de seus elementos? 
a) Nos problemas I e II, apenas. 
b) Nos problemas I e III, apenas. 
c) Nos problemas II e III, apenas. 
d) Em todos esses três problemas.


05 – (Banco do Simave) Um clube dispõe de 12 jogadores para formar um time de vôlei que é composto por 6 jogadores. Sabe-se que esses atletas jogam em qualquer posição. O número de diferentes times de vôlei que podem ser formados com esses 12 atletas é 
a) 665 280. 
b) 110 880. 
c) 924. 
d) 720. 

06 – (Banco do Simave) Considere os três problemas seguintes. 
• Problema I: Com os 20 alunos de uma turma, de quantas maneiras se pode escolher uma comissão de formatura com 4 pessoas, composta por um presidente, um vice-presidente, um tesoureiro e um secretário? 
• Problema II: De quantas maneiras se podem sortear 3 prêmios iguais entre 100 pessoas? 
• Problema III: De quantos modos Pedro pode arrumar 10 livros distintos, lado a lado, em uma estante? 

Em quais desses problemas os agrupamentos considerados são distinguíveis pela ordem de seus elementos? 
a) Nos problemas I e II, apenas. 
b) Nos problemas I e III, apenas. 
c) Nos problemas II e III, apenas. 
d) Em todos esses três problemas.











08 – (Banco do Simave) Num grupo de 10 alunos há somente 3 homens. O número de comissões de cinco alunos que podemos formar com 2 homens e 3 mulheres é 
a) 35. 
b) 60. 
c) 105. 
d) 120. 

09 – (ENEM) O diretor de uma escola convidou os 280 alunos de terceiro ano a participar de uma brincadeira. Suponha que existem 5 objetos e 6 personagens numa casa de 9 cômodos; um dos personagens esconde um dos objetos em um dos cômodos da casa. 
O objetivo da brincadeira é adivinhar qual objeto foi escondido, por qual personagem, e em qual cômodo da casa. Todos os alunos decidiram participar. A cada vez um aluno é sorteado e dá a sua resposta, dizendo qual foi o objeto escondido, por qual personagem e em qual cômodo da casa. As respostas devem ser sempre distintas das anteriores, e um mesmo aluno não pode ser sorteado mais de uma vez. Se a resposta do aluno estiver correta, ele é declarado vencedor e a brincadeira é encerrada. 
O diretor sabe que algum aluno acertará a resposta porque há 
a) 10 alunos a mais do que possíveis respostas distintas. 
b) 20 alunos a mais do que possíveis respostas distintas. 
c) 119 alunos a mais do que possíveis respostas distintas. 
d) 260 alunos a mais do que possíveis respostas distintas. 
e) 270 alunos a mais do que possíveis respostas distintas.



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