3º Ano - Ensino Médio - Noturno - Português - Literatura brasileira e outras manifestações culturais.

ATIVIDADES

Leia o texto abaixo:


Responda

01 – (Unesp/SP) João Cabral de Melo Neto pretendeu criar uma linguagem para seus poemas que se afastasse um pouco da linguagem usual, por meio de pequenos desvios. Para isso, empregou, às vezes, palavras fora das classes morfológicas a que pertencem. 

a) Transcreva os fragmentos em que isso acontece. 

b) Identifique a classe original das palavras e a classe em que João Cabral as utilizou em seu poema. 

Leia o texto abaixo:


Responda

02 – (UFPE/PE - adaptada) As frases acima são de autoria de Guimarães Rosa. Sobre esse autor, podemos afirmar que: 
(Marque verdadeiro ou falso para as afirmativas abaixo). 

( ) fez parte da geração de 45, cujo diferencial foi a expansão do regionalismo, um regionalismo universal e cósmico. 
( ) em suas narrativas, retrata o sertão das Gerais, e a gente que lá vive: matutos, vaqueiros, crianças, velhos, feiticeiros e loucos, sem priorizar questões regionais. 
( ) como se vê nas frases acima, a sua linguagem incorpora o falar coloquial dos sertanejos, com o uso de aforismos. 
( ) não conseguiu atingir o objetivo de renovação da linguagem literária, tendo sua obra um caráter passadista e pouco inovador. 
( ) no conjunto de sua obra, destacam-se “Sagarana”, seu livro de estréia, “Corpo de Baile”, “Tutaméia” e um único romance, considerado sua obra-prima, “Grande Sertão: Veredas”. 

03 – Ao conhecer um pouco da biografia desses dois importantes autores da Geração de 45 e ler trechos de suas obras, quais são suas percepções sobre esse período literário? Você gostou dos textos que leu? Justifique sua resposta.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

2º Ano - Ensino Médio - Noturno - Geografia - Os Cenários da Globalização e Fragmentação.

2º Ano Ensino Médio - Compreensão e produção de texto.

1º Ano Ensino Médio - Noturno - Espelho, espelho meu... como eu me vejo?