3º Ano - Ensino Médio - Noturno - Português - Literatura brasileira e outras manifestações culturais.

ATIVIDADES

QUER SABER MAIS SOBRE OS ESCRITORES DA GERAÇÃO 45?  



Responda

01 – Para o eu lírico quais são as semelhanças entre catar feijão e escrever? 

02 – A existência de uma pedra no feijão é um risco que deve ser evitado. E a de uma pedra no texto, é positiva ou negativa? Justifique sua resposta. 

03 – O verbo “catar” utilizado no poema poderia ser substituído por outras palavras? Quais? 

04 – De acordo com o texto, o ato de escrever poemas é fácil? Justifique sua resposta. 

5. O poema de João Cabral de Melo Neto compara o ato de catar feijão com a produção de um poema. Nesse texto, qual é a função da linguagem que o autor predominantemente utiliza? 
a) Metáfora 
b) Comparação 
c) Poética 
d) Metalinguagem 
e) Ironia 

06 – (UERJ 2015) - A comparação escolhida por João Cabral de Melo Neto para caracterizar o ato de escrever: 
a) recupera para a literatura as concepções de poesia que orientavam a literatura de folhetos do Nordeste, ou “cordel”. 
b) inverte certa concepção erudita da poesia, que a vê como atividade elevada, sublime, separada do cotidiano banal. 
c) inscreve a poética do autor no Regionalismo literário, por vincular a representação literária a práticas locais bem determinadas. 
d) reata com a tradição parnasiana, que concebia a arte poética como ofício de artesão ou artífice. 
e) contrapõe-se ao elitismo do Modernismo paulista, que repudiava o primitivismo e as culturas rústicas.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

3º Ano - Ensino Médio - Noturno - Sociologia - Modos de produção, trabalho.

2º Ano - Ensino Médio - Noturno - Química - Materiais: Velocidade das TQ.

1º Ano - Ensino Médio - Noturno - Biologia - Biodiversidade.