3º Ano - Ensino Médio - Noturno - Química - Reações de Eliminações Múltiplas.

TEMA: Eliminações Múltiplas

PESQUISA: 77% DOS BRASILEIROS TÊM O HÁBITO DA AUTOMEDICAÇÃO 

Quanto têm dúvidas, apenas 6% dos brasileiros consultam os farmacêuticos. Uma pesquisa realizada pelo Conselho Federal de Farmácia (CFF), por meio do Instituto Datafolha, constatou que a automedicação é um hábito comum a 77% dos brasileiros que fizeram uso de medicamentos nos últimos seis meses. Quase metade (47%) se automedica pelo menos uma vez por mês, e um quarto (25%) o faz todo dia ou pelo menos uma vez por semana.
O estudo detectou ainda uma modalidade diferente de automedicação, a partir de medicamentos prescritos. Nesse caso, a pessoa passou pelo profissional da saúde, tem um diagnóstico, recebeu uma receita, mas não usa o medicamento conforme orientado, alterando a dose receitada. Esse comportamento foi relatado pela maioria dos entrevistados (57%), especialmente homens (60%) e jovens de 16 a 24 anos (69%). O principal motivo alegado foi a sensação de que “o medicamento fez mal” ou “a doença já estava controlada”. Para 17%, o motivo que justificou a atitude foi o custo do medicamento: “ele é muito caro”. 

Automedicação é maior entre mulheres. 

Ainda em relação ao uso de medicamentos sem prescrição, a frequência da automedicação é maior entre o público feminino. Mais da metade das entrevistadas (53%) informou utilizar medicamento por conta própria, pelo menos uma vez ao mês. A pesquisa quantitativa foi realizada com a população brasileira a partir de 16 anos de idade e que utilizou medicamentos nos últimos seis meses. A coleta de dados foi feita pelo Datafolha, entre os dias 13 e 20 de março de 2019. Com uma amostra de 2.311 pessoas, o estudo teve abrangência nacional, incluindo capitais/regiões metropolitanas e cidades do interior, de diferentes portes, em todas as regiões do Brasil. O nível de confiança da pesquisa é de 95%. 

Conceitos Básicos 
Quando a reação de eliminação ocorre duas vezes na mesma molécula, há a formação de duas ligações duplas ou uma ligação tripla, portanto uma reação de eliminação. 


ATIVIDADES 

01 – Retorne ao texto e responda o que se pede: 
a) Construa um parágrafo justificando sua opinião a respeito da automedicação. 

b) Você ou alguém próximo a você já tomou algum medicamento por conta própria? Se sim, porque fez isto? 

c) Como são armazenados os medicamentos em sua residência? São de fácil acesso? 

02 - Copie no caderno e complete as seguintes equações, dando os nomes dos produtos orgânicos formados:


03 – Quais são os prováveis produtos das eliminações múltiplas? 

04 – (Cesgranrio) As equações adiante representam, respectivamente, reações de:


a) adição, substituição, eliminação. 
b) eliminação, substituição, polimerização. 
c) eliminação, adição, polimerização. 
d) substituição, adição, polimerização. 
e) substituição, eliminação, oxidação. 

CONSIDERAÇÕES FINAIS 
Esta semana aprendemos sobre as reações de eliminações múltiplas. Se a reação de eliminação ocorrer duas vezes na mesma molécula, teremos a formação de uma ligação tripla ou de duas ligações duplas. Vimos também que quando os grupos estiverem afastados um do outro na cadeia carbônica, teremos a formação de um composto cíclico.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

3º Ano - Ensino Médio - Noturno - Sociologia - Modos de produção, trabalho.

2º Ano - Ensino Médio - Noturno - Química - Materiais: Velocidade das TQ.

1º Ano - Ensino Médio - Noturno - Biologia - Biodiversidade.