3º Ano - Ensino Médio - Noturno - Sociologia - Modos de produção, trabalho.

O TRABALHO 
Rafael Devilson dos Santos Junior 

Podemos definir trabalho como sendo toda a atividade desenvolvida, pelos seres humanos. seja ela física ou mental, da qual resultam bens e serviços. Quando pesquisamos a etimologia da palavra trabalho, descobrimos que está relacionada ao tripalium, instrumento composto de três estacas, utilizado inicialmente na agricultura e, com o passar do tempo, foi empregado para fins de tortura. Isso porque, ao longo da História, o trabalho esteve relacionado com esforço físico e cansaço.


MODOS DE PRODUÇÃO 

Neste momento, falaremos sobre os modos de produção e você conseguirá perceber sua relação com o trabalho, uma vez que ambos estão relacionados. Definimos como modo de produção a maneira pela qual a sociedade produz seus bens e serviços, seja ele manufaturado, artesanal ou industrial, como os utiliza e os distribui. O modo de produção de uma sociedade é formado por suas forças produtivas que são os elementos necessários para produzir, por exemplo, as terras, ferramentas e conhecimentos técnicos e pelas relações de produção existentes na sociedade, que são a forma que o homem se organiza socialmente para produzir, como a dividindo de tarefas e funções. 
Segundo Karl Marx, os modos de produção foram sendo moldados conforme a sociedade da época. Na antiguidade, o modelo era o modo de produção primitivo, baseado nos modos de vida do período que hoje conhecemos como pré-história, e seu objetivo era a sobrevivência do grupo, não existia propriedade privada e as tarefas eram divididas entre todos, ou seja, não existia dominantes e nem dominados. A relação entre os integrantes dos agrupamentos humanos era de cooperação mútua. Em relação ao trabalho, cada pessoa tinha “função”, atividade que executava de modo a ajudar seu grupo. Não existia uma remuneração. Esse foi o modelo de produção mais duradouro e de maior alcance geográfico. 
Outro modelo de produção citado pela teoria de Karl Marx e que ocorreu principalmente na América, Ásia e África foi o modelo asiático, nesse modo de produção a população fabricava os bens e o Estado se apossava de uma parte através dos tributos. Desse modo acabam surgindo diferentes classes sociais e um grupo pequeno com poder político e econômico tem a supremacia. Em relação ao trabalho, as pessoas deveriam cultivar as terras, como forma de pagamento ao governo por seu uso. Era uma espécie de trabalho compulsório.
No modo de produção escravista passou a existir a divisão de classes: uma parte dominante, que era minoria, dona das terras e dos instrumentos de trabalho, sendo também dona das pessoas escravizadas, que eram maioria e acabaram sendo a parte dominada deste modelo de produção. Um exemplo desse modo de produção pode ser verificado no processo de colonização do continente americano, no qual pessoas foram trazidas da África contra sua própria vontade e forçadas a trabalhar sem receber nenhuma contraprestação, apenas alimento. 
Outro modelo sustentado pela produção camponesa e ficou conhecido como modo de produção feudal ou simplesmente feudalismo. Neste período, a divisão de classe se deu principalmente entre os senhores feudais e os servos ou camponeses. Os senhores feudais, donos das terras e dos meios de produção, cediam suas terras aos servos que produziam e repassavam uma parte da produção ao senhor feudal. Na maioria dos casos, os camponeses trabalhavam em regime de servidão e se submetiam às exigências de um senhor feudal. 
Outro modo de produção é o capitalismo, caracterizado pela transformação do trabalho em mercadoria através do processo de assalariamento da força de trabalho. O capitalismo, diferentemente do socialismo, é baseado na propriedade privada dos meios de produção pela burguesia em substituição à propriedade feudal. O capitalismo é movido por lucros. O trabalho, neste modo de produção, é caracterizado por ser remunerado: o trabalhador vende sua mão de obra aos donos dos modos de produção. 
O capitalismo compreende quatro etapas: 
Pré-capitalismo: o modo de produção feudal ainda predomina, mas já se desenvolvem relações capitalistas. 
Capitalismo comercial: a maior parte dos lucros concentra-se nas mãos dos comerciantes, que constituem a camada hegemônica da sociedade; o trabalho assalariado torna-se mais comum. 
Capitalismo industrial: com a Revolução Industrial, o capital passa a ser investido basicamente na indústria, que se torna a atividade econômica mais importante; o trabalho assalariado firma-se definitivamente. 
Capitalismo financeiro: os bancos e outras instituições financeiras passam a controlar as demais atividades econômicas através de financiamentos da agricultura, da indústria, da pecuária, e do comércio. 
Tendo como base as teorias de Karl Marx e Friedrich Engels, o modo de produção socialista tinha o intuito de contrapor o modelo capitalista. A base econômica deste modo é a propriedade social dos meios de produção, ou seja, não existiam empresas privadas e os meios de produção eram públicos ou coletivos. O objetivo era a satisfação completa das necessidades materiais e culturais da população como saúde, emprego, habitação e educação. Nesse caso, as pessoas sairiam da condição de exploradas para trabalhar em prol da coletividade. Seu trabalho deixaria de ser remunerado. 
Aqui, finalizamos nossa primeira semana de estudos, na próxima semana iremos aprofundar no capitalismo e conhecer um pouco mais as teorias dos sociólogos clássicos Karl Marx, Max Weber e Émile Durkheim.

ATIVIDADES 

01 – (UFMA) O modo de produção que se caracteriza pela relação entre trabalho assalariado e capital é definido como modo de produção: 
a) asiático. 
b) camponês. 
c) mercantilista; 
d) capitalista. 
e) socialista. 

02 – Sobre o sistema capitalista, analise as alternativas abaixo, destacando a alternativa correta: 
a) A propriedade pertence ao Estado. 
b) Só existe um partido-monopartidarismo. 
c) Só existe uma classe social, na qual todos ganham em média os mesmos salários. 
d) Fechado para a participação política, ou seja, ninguém possui o direito a votar. 
e) Visa ao lucro e a propriedade é privada, pertence a uma pessoa ou grupo de pessoas.

03 – Sobre o modo de produção escravista, indique quais das afirmações abaixo estão corretas. 
I) No modo de produção escravista, o senhor tem a propriedade tanto dos meios de produção, quanto do próprio escravo e a produção por ele criada. 
II) Filósofos como Platão e Aristóteles condenavam veementemente a escravidão como algo indigno da condição humana. 
III) Embora inicialmente os gregos usassem como mão-de-obra predominante a escravidão, à medida que criaram uma sociedade democrática, essa instituição foi completamente abolida. 
IV) O trabalho escravo estimulava a atividade produtiva e o progresso tecnológico, contribuindo para o constante desenvolvimento da economia. 

a) I e II. 
b) II e III.
c) III e IV.
d) Apenas a I. 
e) Apenas a III.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

2º Ano - Ensino Médio - Noturno - Química - Materiais: Velocidade das TQ.

1º Ano - Ensino Médio - Noturno - Biologia - Biodiversidade.